Aqui a tradução de um pequeno livro da vida de Bach que você pode imprimir pra ler em casa, com sugestões de músicas para ouvir e analisar. A tradução segue com perguntas para o trabalho de narrativa.
Clique na imagem abaixo para entrar na página certa dentro do blog.
Livro clássico recomendado e agora com uma versão traduzida, também está sendo distribuído em inglês gratuitamente pela kindle com versão audible gratuita também! Você baixa o livro e o audiobook gratuitamente.
texto avançado em inglês. clique nos links e baixe para seu kindle reader, celular, tablet ou computador.
No nosso caso muitas histórias precisam ser filtradas pelo conteúdo.
Trocando "conferências viawhats" com uma mãe colega co-op de Pelotas descobri um método de grafia tremendo! Comentei com ela que este merecia um post pois é de utilidade pública!
Como o método é de domínio público, mais fácil ainda compartilhar os links por aqui, se você gostar também tem um app disponível para aprender direitinho o ritmo dos traçados.
Josué achou bandeiras para serem recortadas e acabei me empolgando para organizar uma "estante das nações"! Após estudarmos a história grega dos jogos olímpicos...
Recortamos as bandeiras e desenhei em isopor o esboço dos continentes.. temos treinado em papel este esboço mas Jojo não quis desenhar no isopor acabei desenhando...era esse o objetivo, e fica de idéia pra vcs aqui.
Dividir a folha em quadrantes e deixar a criança copiar os continentes...como no exemplo abaixo que fizemos em capa de plástico com caneta para quadro branco.
Pelo volume de obras é interessante estudar separadas as esculturas das pinturas barrocas em nosso caso fiz isso também porque queria uma atividade de grupo específica: as crianças criarem suas esculturas.
"A esculturabarroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini. Em Portugal, António Ferreira e Machado de Castro foram os escultores de maior relevo. No Brasil tornou-se célebre o Aleijadinho."
Para diversas atividades no estudo de história e artes utilizei a receita de massa de sal, é uma massa simples e barata que endurece ao ser colocada no forno...
No mês passado aprendemos a ouvir melhor duas das mais importantes obras do compositor George Friediric Handel. Uma delas foi A música das águas. Música composta por Handel para o rei George I da Inglaterra e sua festa sobre barcos no rio Tâmis em Londres.
Após alguns capítulos conhecendo povos idólatras, de uma forma única a autora leva a criança a entender o chamado do Verdadeiro Deus e o início de seu povo na terra! Emocionante!
"o estudo de ciências nesta fase não tem objetivo completar o conteúdo até o fim do ano e sim despertar a curiosidade da criança, sua capacidade de observação, leitura, escrita e concentração."Suzan W. B.
Observando as principais características das pinturas Barrocas!
postado por Caroline Usevicius Gomes
Estamos estudando em grupo o período
barroco, os compositores e também os artistas, pintores e escultores da época.
Iniciamos o trabalho mostrando para as crianças as
principais obras dos principais pintores barrocos, e a partir da visualização
dessas obras, fui citando para as crianças as características desse período.
Observando as principais características das pinturas Barrocas!
postado por Caroline Usevicius Gomes
Estamos estudando em grupo o período
barroco, os compositores e também os artistas, pintores e escultores da época.
Iniciamos o trabalho mostrando para as crianças as
principais obras dos principais pintores barrocos, e a partir da visualização
dessas obras, fui citando para as crianças as características desse período.
Ensinando a contagem da multiplicação através da música!
Acredito que a maioria das mães teve ou vai ter que ajudar seu filho a memorizar a "tabuada". Esta atividade não tem como ser feita só na escola, pois a criança precisa treinar bastante.
Você concorda em memorizar a tabuada? Memorizar esta sequência de números é realmente necessário?
Praticas de costura bordado.... enfiar a agulha em um lado, puxar pelo outro, enfiar por baixo e puxar novamente.
Em uma moldura velha costurei um pedaço de tecido Juta, e ali eles vão criando seus desenhos de lã...os dois puderam treinar sua motricidade fina....o quadro fica em um cantinho da sala, faziam cada semana um pouco....e ainda não terminaram..:0
Após um mês apreciando esta majestosa composição de Antônio Vivaldi só tenho uma coisa a dizer: é uma das melhores músicas para uma criança apreciar e despertar sua escuta clássica.
Algumas amigas acabam de comprar os livros story of the world na amazom brasileira, estão oferecendo um bom desconto no check out da compra.
Entregam em 4 semanas sem taxas....
Estes livros têm sido maravilhosos para nosso estudo de História, um super material!
Por enquanto só existem na língua inglesa, mas uma boa solução é a formação de grupos onde uma mãe possa ajudar a outra na tradução e realizar um estudo em conjunto com os filhos.
Clique nos links abaixo para verificar os preços...
Para acompanhar nosso estudo de história e saber como usamos este material clique:
Em outro post fiz um resumo comentado dos0 aos 3 anos e neste fiz um resumo sobre os quatro e cinco anos de idade. Achei difícil fazer uma síntese do capítulo pois tem muita informação importante. Fiz o que pude e também tentei acrescentar dicas de livros em português. Coloquei meus comentários e acréscimos em fonte azul.
Gosto muito de estudar inglês e quero que muito que meus filhos gostem também. Adotamos vários métodos de ensino ao mesmo tempo, cantar muito, ver filmes, conversar no dia a dia... Neste post quero colocar algumas observações sobre a leitura de livros infantis em inglês.
1. Seu inglês não precisa ser perfeito para você ler livros em inglês para seus filhos. Ler e conversar com seu filho em outra a língua vai aperfeiçoar a sua capacidade nesta língua. No video consigo reparar meus muitos furos de conjugação e outros... não seja tão crítico consigo mesmo apenas lembre que o vocabulário da criança está se expandindo ouvindo repetidamente as mesmas palavras. Giovi já havia decorado muitas partes pois ela ouve esse livro desde antes de completar 1 ano de idade.
Aos dois anos continuamos fazendo muita mistura de tintas, geralmente escolho 3 para que perceba o efeito das misturas. Uso só as tampas para conter tintas de potes maiores ou vou juntando potinhos de tintas menores para ir misturando a vontade... Esta pintura em especial fizemos em um quadrinho no dia em que completou dois anos, nosso segundo quadro de aniversário.
Continuando o Egito lemos sobre a importância da escrita na pedra usada pelos Egípcios por muito tempo. Pela durabilidade da pedra o povo Egípcio é o povo que mais deixou detalhes de sua história antiga registrada. Aprendemos também sobre a evolução com o uso do Papiro... primeiro papel fabricado com "juncos"do Nilo.
Em papel vegetal ( nosso papiro) Josué copiou os hieróglifos das letras do nome de cada um dos amigos...
Um dos alvos este ano é estar um pouquinho mais perto da música clássica. Trabalhar com objetivos pequenos e fáceis de serem alcançados é um segredo contra a frustação desnecessária. Meu objetivo é somente escutar um movimento de algum concerto 2 vezes por semana com os pequenos, durante alguma brincadeira, pintura, desenho etc...
O alvo é que eles peguem um pouquinho o gosto pelo som clássico, conhecendo novas melodias e ritmos diferentes do que estão acostumados a ouvir.
Começaremos a ouvir compositores cronológicamente, iniciando pelo período Barroco. Como também estamos trabalhando a narrativa de diferentes assuntos, decidi fazer um caderno ( notebooking) especial com narrativa resumida e construída pelo Josué sobre a vida de cada compositor. Faremos as narrativas somente dos compositores que conseguirmos ouvir alguma música.
Formularei um texto curto de 3 parágrafos sobre a vida do autor, e este texto é que vou ler para ser realizada a narração posteriormente.
Para quê e como funciona a narrativa?
O trabalho com narrativa é um treinamento da expressão oral que favorece a organização do pensamento e expressão oral para a futura expressão escrita, a redação. Este trabalho pode ser realizado com crianças que ainda não possuem fluência na escrita, além de estimular a expressão oral dos pensamentos, estimula memória de curto prazo e atenção.
Leio uma história curta e peço para o Josué recontar o que ouviu, então ele vai me ditando e vou escrevendo sua narração. Nesta narrativa ele deve fazer um resumo do texto que li.
No segundo ano, ele me ditará o que lembra, eu escrevo o texto e depois ditarei para ele o que escrevi para ele re-escrever, trabalhando assim também a ortografia.
Este termo inglês notebooking se refere ao trabalho de escrita sobre um tema escolhido em folhas que vão sendo reunidas em uma pasta arquivo. Acho muito interessante realizar alguns notebooks, eles deixam as narrativas bem organizadas e interessantes para criança reler quando quiser. O mesmo estamos fazendo para os estudos de História.
Veja e faça um exercício prático de narrativa com seu filho clicando no link de Vivaldi!
Com todo carinho criei folhas para o notebooking com a foto dos compositores Barrocos da música, que são os primeiros compositores a surgirem de 1600-1750.
Para quem quiser acompanhar nosso estudo, o notebooking do período barroco e figuras para colagem em linha do tempo vão ficar a disposição dos leitores que se inscreverem abaixo. Aos poucos vou postando a narrativa, as músicas e a análise das músicas do compositor que formos estudando aqui em casa.
O download deste arquivo é para ser utilizado na casa de cada leitor, não é permitido a venda ou cópia para outros blogs. O blog ou site que achar interessante o trabalho pode usar o link deste post como referência e eu ficarei muito agradecida. Temos que honrar o trabalho uns dos outros!
Este ano começamos a formar uma rotina de estudos mais consistente a final Josué está no "primeiro ano".... temos muitas vitórias mas também muitas dificuldades!!!
Muitas as vezes aqui no blog parece tudo tão lindo e maravilhoso ...mas quero aprender a escrever da realidade diária com mais detalhes! Em muitos dias estou animada mas em outros me sinto cansada e frustada.
Percebo e admito que não posso e não conseguirei fazer tudo o que gostaria de crafts, pinturas, costuras, desenhos e experimentos com as crianças. Cada dia que passa tenho entendido que tenho que manter o foco no que é mais importante, para que eu me sinta tranquila e feliz com o ensino em casa.
Mais um rio a ser estudado, o Rio Nilo. rio mais longo da Africa. A autora mostra como o povo aprendeu a utilizar o rio e suas características para seu benefício.
As cheias do Nilo ocorriam uma vez por ano e um período de seca já era esperado pelos moradores. Os fazendeiros aprenderam a fazer canais para aproveitar as águas das cheias e plantar nos bancos do rio.
O Egito era dividido em duas tribos, alto Egito perto das montanhas e o baixo Egito no Delta do Nilo. Cada tribo com seu rei, um de coroa branca e outro de coroa vermelha. Após muitas batalhas o Egito foi unificado, o alto Egito dominou o baixo Egito, com rei Narmer que duplicou sua coroa ficando branca e vermelha. Logo o rei ficou conhecido como Faraó.
Narrativa ditada feita pelo Josué.
Mapa estudado...
Nossa maquete do Nilo... semeamos sementes de afazem na beira do rio feito com papel alumínio.
Neste capítulo a autora conta uma história fictícia de uma menina nômade e sua aventura em encontrar comida e ajudar sua mãe. assim a criança vai gostando do capítulo e conhecendo mais sobre o povo.
Os nômades mudavam-se constantemente em busca de alimento. Viviam das plantas e frutas que encontravam no lugar que estavam e das caças de animais,assim que a provisão terminasse eles tinham que se mudar novamente.
Nômades se tornam fazendeiros na Fértil crescente:
Grupos de nômades encontraram uma terra fértil que ficava entre os rios Tigre e Eufrates, ali havia abundância de água. Neste lugar alguns aprenderam que se plantassem sementes na terra poderiam cultivar sua própria alimentação e que criar animais era bem mais fácil que caça-los.
Aula individual: leitura do texto, narrativa,note booking e estudo dos mapas.
Depois de ouvir o capítulo em português, vou traduzindo na hora e contando a história, Josué realiza a narrativa do que lembra e vai ditando para que eu escreva na pagina de notebooking correspondente. Vou escrevendo em letra de forma minúscula para ele poder ler depois.
Seguindo o raciocínio de o que é história, o texto faz a criança refletir em como podemos buscar informações sobre povos e acontecimentos que vieram a mais de dois mil anos atrás quando ainda não existia papel e nem escrita. Através de objetos abandonados podemos saber muito sobre a vida, costumes, alimentação, vestimentas, tipo de moradia ou tecnologia das pessoas. E os arqueólogos escavam, investigam e formulam hipóteses sobre povos antigos através de objetos encontrados embaixo da terra.
Josué fez um resumo interessante: os Arqueólogos procuram por "pistas" deixadas pelos povos antigos.
Nesta introdução do livro o texto lido faz a criança pensar como podemos investigar sobre os fatos ocorridos há muito tempo atrás. A autora nos leva a perguntar a criança se ela sabe como ela era quando bebê, o que comeu no seu primeiro aniversário, claro que a resposta será não. Como descobrir sobre estes fatos então?
Como saber sobre a vida de nossos tataravós? Ou como saber sobre a vida de povos que viveram a muito tempo atrás. O texto leva a criança a entender que através da investigação de cartas, jornais, ou documentos antigos sobre determinado acontecimento ou pessoa se faz História. E que as pessoas que investigam desta forma são chamados Historiadores.
Uma das atividades sugeridas foi a confecção de uma linha do tempo com alguns detalhes da vida da criança em cada ano.
Fiz bem simples em folhas A4 com Gramatura maior, 1 ano mais ou menos por folha e fui colando com durex as pontas para ser fechada e aberta como uma gaita. assim fica bem mais fácil de guardar.
Encontrei uns vídeos interessantes, mesmo sendo em inglês da pra visualizar bem cada forma...vc pode ir traduzindo pro seu filho ou usa-los também como uma atividade extra de inglês + geografia...
Neste verão já que um dos tópicos de assunto era esse, pensei nada melhor que areia e água em um lugar em movimento para brincar com os novos conceitos. Nada melhor que a beira de uma praia calma, ou de uma imensa lagoa brasileira chamada Lagoa dos Patos.
Após algumas introduções dos conceitos, istmo, estreito, golfo, cabo. baía, peninsula, ilha, lago. Esperei um dia com pouco vento e não tao quente para sugerir a atividade de fazer estas formações na beira da praia.
e lá vamos nós...
meus pequenos e alguns amiguinhos pegamos nossas pás e baldes e começamos...eu ia direcionando, dando as idéias e nomeando as formas que iam aparecendo...