Intodução de Story of the World Volume 1
O que é arqueologia?
Seguindo o raciocínio de o que é história, o texto faz a criança refletir em como podemos buscar informações sobre povos e acontecimentos que vieram a mais de dois mil anos atrás quando ainda não existia papel e nem escrita. Através de objetos abandonados podemos saber muito sobre a vida, costumes, alimentação, vestimentas, tipo de moradia ou tecnologia das pessoas. E os arqueólogos escavam, investigam e formulam hipóteses sobre povos antigos através de objetos encontrados embaixo da terra.
Josué fez um resumo interessante: os Arqueólogos procuram por "pistas" deixadas pelos povos antigos.
Quais os tipos de objetos podem ser encontrados em escavações? Louças, ferramentas e até brinquedos. Quais as pistas teremos? Se a louça é de cerâmica...Ah este povo já fazia arte com barro. Se encontram uma foice...Estas pessoas já colhiam, ou plantavam. Se encontram uma carroça e bois miniaturas...Ah este povo já utilizava carroça para transporte através de animais.
A escavação
Assim fizemos em conjunto com os amigos uma das atividades sugeridas, a simulação de uma escavação arqueológica com os seguintes materiais:
- lugar para enterrar os objetos;
- ferramentas para escavar;
- pequenas escovas;
- sacos plásticos, papel e canetas;
Objetos deveriam responder as seguintes questões: O que estas pessoas comiam? que tipo de casas viviam? Elas escreviam ou liam? Que tipo de transporte utilizavam?
Demarcamos nosso campo de escavação em seis quadrantes e em cada um sem as crianças verem enterramos os objetos a serem encontrados.
Nossas ferramentas de escavação, limpeza das peças e observação.
Cada quadrante desenhado para anotarmos a posição em que cada objeto ia sendo encontrado.
Luvas para escavação
Limpeza e análise dos objetos...
Objetos encontrados e comentários das crianças sobre possíveis pistas da civilização:
Fomos fazendo perguntas para eles sobre os objetos para que elas observassem, pensassem e chegassem a algumas conclusões.
- celular estragado; Isso quer dizer que estas pessoas não precisavam "gritar"para falar com quem está longe.. as pessoas já podiam falar com quem mora muito distante.
- embalagem de fio dental; na embalagem leram fio dental 50 metros. Estas pessoas já limpavam os dentes e utilizavam metro como medida. (acréscimo das mães)
- embalagem de chicletes; as pessoas comiam morangos ( havia desenhos de morango na embalagem)
- caneta; Quer dizer que já escreviam e não precisavam de penas para escrever.
- pedra de cimento; As casas não eram mais de bambu e folhas já faziam com cimento
- uma colher emborrachada; Comiam com a colher e possivelmente comiam sopas.
As crianças ficaram muito entusiasmadas durante toda a escavação, depois que terminamos, continuaram a escavar em outros lugares da praça para ver se encontravam outras pistas, e acabaram encontrando pedras grandes, galhos...
Para você saber mais sobre nosso livro texto e continuar acompanhando nossas experiências com História, curta a página
e entre no link http://tempoemcasa.blogspot.com.br/p/aprendendo-historia.html
Vídeos que assistimos sobre arqueologia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.