Fazendo Boomerangs e estudando a história da Austrália e da Nova Zelândia:
Austrália
Enquanto alguns impérios já reinavam no mundo na China a Dinastia Tang, na índia os Guptas, no Japão os Yamatos, na Arábia os Islâmicos e o Bizantino na Ásia menor. Na Austrália o povo ainda era nômade.
Ninguém sabe de onde e quando estas tribos clâs de nômades chegaram na Austrália as lendas contam que elas estavam lá desde a origem da terra por isso foram chamados de tribos Aborígenes ( desde a origem).
Lemos sobre uma pequena história para conhecermos os costumes dos aborígenes como eram seus costumes,alimentos, sua pesca e sua caça. Um dos seus costumes era pintar o corpo com barro para caçar, para que o animal não sentisse o cheiro de humanos.
O Japão é formado por 4 grandes ilhas e muitas outras pequenas ilhas. Esta região assim como a china também era governada por vários clãs até que foi unificado pela dinastia Yamato. A Dinastia mais antiga que se conhece. E os yamatos ainda estão no trono do país hoje.
Os Yamatos contavam lendas para provar que merecem governar o Japão. Estas histórias contam anunciam que os yamatos eram deuses descendetes da Amaterasu, deusa do sol.
Uma das lendas conta que os espíritos do céu criaram a ilha do Japão e seus filhos Amaterasu ( deusa do ceú) e Suzano (deus do mar) começaram uma guerra na qual Suzano perdeu e teve que ir pra terra. Na terra Suzano lutou contra uma serpente de 8 cabeças salvando uma moça com a qual casou e tiveram 8 filhos. Seu filho governou o Japão de forma errada então Amaterasu enviou seu neto Honingi pra trazer a paz. E descendentes de Oningi que casou e teve vários filhos, sÃo os Yamatos.
Por isso encontramos muitas histórias de Suzano e os outros deuses no folclore japonês.
A Korea
Os Yamatos usaram muitas idéias da China e da Korea para governar o Japão. A Korea é uma península ao leste da china e foi governada pelos chineses até lutar contra os mesmos e formar 3 reinos. Com isso os Koreanos aprenderam a escrita chinesa e todos os costumes dos invasores.
Um dos reinos da Korea quis aliar-se com o Japão e mandou alguns presentes como jóias, seda e livros. Os Japoneses se encantaram com a escrita chinesa. O imperador japonês pediu um tutor Koreano para ensinar a escrita chinesa pro seu filho, assim todo Japão acabou conhecendo e aprendendo a escrita religião e costumes dos chineses através da Korea.
Experimentamos na prática um pouco da culinária japonesa e seus "chopsticks"aprendendo a comer com pauzinhos...
Fizemos uma receita de sopa japoneza com macarrão de arroz e legumes, carne de porco e shoyo.
O projeto tem o objetivo de tornar a ciência concreta. Proporcionar uma experiência em que as crianças possam fazer ou observar algo baseado em questionamentos.
Acabamos de estudar o sobre o crescimento do Islamismo e sobre como o mesmo se tornou um império que se espalhou por toda a Arábia até a india, norte da africa e partes do império Bizantino.
Este ano em especial é o ano que minha mais nova está com 3 anos, quis fazer algo direcionado para ela, e o mais velho acompanhou com toda alegria...
Cada dia fomos trabalhando a sequência de vida de Jesus que antecedeu a páscoa, nesta sequência podemos perceber como os fatos que antecedem a páscoa prepararam e apontarm para cruz e ressurreição!
A idéia foi utilizar uma caixa de madeira para apresentar cada dia uma "surpresa "uma miniatura relacionada a história que iríamos conversar no dia.