Manipulando objetos e aprendendo conceitos lógico matemáticos!
Antes dos 3 anos fazíamos apenas contagens dos objetos que víamos no dia a dia por exemplo contagem de partes do corpo: quantas orelhas? quantos olhos? quantos dedos?.Contagem de pessoas na família, no carro, na casa, na mesa. Contagem de bolinhas de massinha, palitos, conchas, legos, pedras etc.. o que estivéssemos brincando> Neste período também começamos reconhecimento de números no dia a dia como no elevador, vela do bolo alguns livros de histórias etc..
Gosto muito da explicação de Suzan B. sobre o uso do dia a dia para perceber a matemática e neste post resumi e comentei o capítulo sobre matématica e escrita dos quatro aos cinco anos.
Mas ao completar 3 anos começamos com uma pequena prática semanal de contagem de diversas maneiras que têm ajudado na formação do conceito de quantidade, número, e até mesmo adição e subtração simples.
Todos os dias fazendo uma atividade simples mas com objetos concretos, usando os manipulativos que temos em casa e introduzindo o vocabulário matemático.
Quero ir colocando aqui algumas fotos de maneiras que estamos trabalhando isso no decorrer deste ano, concentrando tudo no mesmo post.
1)Apenas contando e contando com pinça e colher!
2) Associando números a quantidade de uma maneira horizontal facilita a percepção do tamanho do número e a de 1 para o número seguinte: qual número é o mais comprido? qual número é o mais curto?
3) Associando os números a quantidade de uma forma vertical:
4) Pareando os iguais: falando das características gráficas dos números. o nove tem uma cabeça, o cinco é barrigudo, o dois parece um pato, o três tem três pontas.
5) Relacionando números a quantidade : noção de adição e subtração.
Qual cachorro vai comer mais comida? Qual vai comer menos? não colocar nada e associar com o zero, colocar a mesma coisa para introduzir o igual... E se eu diminuir? E se eu aumentar? E se eu der mais? E se eu tirar 1 sobra quanti? e se eu tirar tudo sobra quanto?
6) Relacionando números a quantidade de uma forma pareada: essa é uma maneira de posicionar os objetos colocando da esquerda pra direita e de cima para baixo de dois em dois, assim fica fácil de perceber a diferença de um número par e um número ímpar.
Quais os números que formam par?Quais os números em que sobra um pedra sozinha?
sobra uma pedra |
todas as pedras formam par |
7) Fazendo e contando bolinhas de massinha : relacionando a números a quantidade e "tamanho" , após fazer as bolinhas segundo a quantidade juntar as bolinhas de cada número para ver qual fica maior.
Após juntarmos as bolinhas foi fácil perceber que o número com mais bolinhas é o maior. Qual é bola maior? qual é a bola menor?
8) Associando números a quantidade em forma de torres com lego. Vamos montando cada degrau contando cada bloco colocado. Facilita a percepção da diferença de um ou dois entre os números.associando o número a altura dos bonecos, qual boneco ficou mais alto? qual boneco ficou mais baixo?
boneco subindo e descendo a escada |
Todos os dias uma atividade simples mas com objetos concretos, os manipulativos que temos em casa, introduzindo o vocabulário matemático..
9) Começamos agora aos 3 e meio a usar escala cuisenaire e tem sido ótimo para descobrir de forma bem concreta a relação entre os números para formar outros números.
a) Relacionando a quantidade com números com a ajuda da escala, rapidamente associam a cor com o número ficando bem fácil para a criança visualizar. Ficamos fazendo por vários dias esta brincadeira de contar cada cor e colocar no número correspondente. Esta escala que tenho é só um conjunto introdutório que se encaixa um no outro mas já estou encomendando minha escala de madeira.
B)Quando esta relação acima já estava bem estabelecida começamos a "brincar"assim:
como fazemos para deixar o 1 igual ao 2? colocando mais 1! então 1 mais 1 é dois!
Como fazemos pra deixar o 2 igual ao 3? colocando mais 1 no 2! então 2 mais 1 é 3!
e assim fazemos com todos até o nove:
c) Brincando de fazer torres do mesmo tamanho usando peças ( números) diferentes. Noção de que podemos usar diferentes números para formar outro
d) Brincando com dados e a escala: a medida que tiramos os números no dado vamos formando nossa torre quando as peças estão acabando precisamos substituí-la. Por exemplo acabou a peça amarela que é o cinco então pego duas vermelhas ( de dois) mais uma de 1 branca ( de um) para formar o cinco: dois mais dois mais um é cinco.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirWow! Parabéns! Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirAmei tudo nesse blog, está de parabéns! Mas, cadê o link pra eu assinar o feed?
ResponderExcluirMuito bom! Quero fazer com meu filho. Ele tem 7 meses e estou me preparando. Sinto que homeschooling é um desafio não só de educar, mas de enfrentar a opinião dos outros também!
ResponderExcluirVerdade! Tens que estar segura da tua decisão .. então a opinião dos outros não vai te influenciar ! Deus abençoe este tempo de decisão e que ele de certeza pra vcs!
ResponderExcluirMUITO BOM ....PARABÉNS
ResponderExcluir