Reino dos Francos!
Início da França e a nomeação de Paris
Após a queda do império Romano várias tribos de bárbaros vieram morar nas regiãos ex romanas. Em uma dessas regiões chamada Gáulia, três tribos bárbaras se assentaram os Burgundians, os Alemanis e os Francos.
Após um tempo convivendo com romanos os bárbaros começaram a ficar civilizados adquirindo os costumes romanos e se tronando cristãos, com isso começaram a formar seus reinos.
reino Franco em verde |
O franco Clóvis, neto de merovius, ex general franco que liderou e uniu as tribos para lutarem contra os Huns, decidiu liderar o povo e unir os reinos para formar um império forte. Clóvis Acabou formando e liderando o império franco com a união destes três reinos que habitavam a Gaulia, hoje chamamos esta parte do mundo de França por causa do nome Franco.
pintura do rei Clovis sendo batizado |
1) Decidiu que todos no reino deveriam ser cristãos;fez com que todos se batizassem;
2) Definiu que a capital do império seria a cidade de Lutetia Parisiorium, antiga fortaleza romana nas montanhas a margem do rio Siena, a qual ele deu o nome de Paris;
3) Criou um código de Leis para todos seguirem, leis que acabavam beneficiando os descendentes francos do império.
Atividade prática após estudo do mapa e narrativas: desenhar o seu império.
Com esta parte da história escolhemos a atividade proposta pela autora de as crianças desenharem seus próprios reinos ou impérios, escolhendo o nome, nome da capital, desenhando as áreas das montanhas, aldeias, cidades, vegetação etc..
Rendeu um bom tempo de empenho e concentração, ficaram muito engajados. Aprenderam um pouco mais sobre como fazer legenda em mapas e a sobre a sua importância.
Vimos um filme que resume bem o início do império Franco:
Nossa! A Clotilde mudou a história através de sua fé. Que legal.
ResponderExcluir