Descobrindo minhas mãos ..
No terceiro mês derrepente enquanto a crianca bate ou pega o objeto suas mãos atravessam seu campo de visão e se tornam mais interessantes que o próprio objeto. O bebê começa a explorar a própria mão, encontra seus dedos juntando e afastando os mesmos.
Ocorre o início da descoberta da mão humana e seu potencial como ferramenta e fonte de informação sobre o o mundo!
Do terceiro ao quinto mês o movimento das mãos do bebê se torna proposital: ele tem habilidade de intencionalmente alcançar e explorar o brinquedo. O bebê nesta idade já tem o propósito, a intenção de colocar suas mãos em torno do objeto para ganhar informações cerebrais sobre o mesmo. Desenvolve-se um ciclo de envio de mensagens das mãos para o cérebro e do cérebro para a mãos.
Quando, desde de o início, incentivamos a criança a alcançar os brinquedos sozinha, ja estamos mostrando para ela que ela “pode” e é “capaz", desenvolvendo a independência e a possibilidade de explorar o objeto o tempo que for necessário para ela. Se a mesma sempre receber o objeto de um adulto ela corre o risco de o mesmo ser retirado de suas mãos antes de assimilar todas as informações necessárias daquele momento.
Importante:
1) A forma com que apresentamos o objeto para os nossos bebês tem implicações sobre o desenvolvimento de sua vontade e independência.
2) A criança não poderá aprender tudo que pode sobre um objeto se ele não puder segurá-lo o quanto for necessário.
Aos 3 meses o bebê está no período ideal para ser exposto a móbiles ao seu alcance para que ele mesmo possa bater, tocar e segurar. Montessori recomenda pendurar em uma fita ou um elástico um simples móbile para o bebê explorar Ex. um arco de madeira ou guizos.
Quando penduramos móbiles ao alcance do bebê em um elástico, ele estenderá o braço para pegar, trará para boca e ao soltar o objeto voltará para posição do começo, reiniciando a busca novamente. Além de poder brincar independente tem a possibilidade de exercer diversas tentativas e erros no manuseio do móbile. As vezes a criança alcançará o mesmo as vezes não tendo uma continua experiência de percepção de profundidade.
Neste processo ela começa gradualmente percebe que bater e tocar no objeto causa efeito diferentes como mover, girar, etc.. A criança por si só é a fonte do movimento e não um adulto ganhando assim a noção de auto-percepção e auto-capacidade.
Giovi com 3 meses.. suas tentativas iniciais em segurar os guizos..
Neste processo ela começa gradualmente percebe que bater e tocar no objeto causa efeito diferentes como mover, girar, etc.. A criança por si só é a fonte do movimento e não um adulto ganhando assim a noção de auto-percepção e auto-capacidade.
Giovi com 3 meses.. suas tentativas iniciais em segurar os guizos..
Fonte: Livro montessori from the start: The child at Home, from the birth to age three de Lillard, Paula Polk; Jessen, Lynn Lilard
Oi Lizandra que bom ver que esta no grupo Montessori, esperei ver um álbum seu lá de atividades, mas não achei nada :(
ResponderExcluirLá estou como Famiglia R.
Bjs
Elaine