segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Primeiras navegações portuguesas: Bússola e Astrolábio.

 

Espanha, Portugal e as primeiras Navegações (STOW2 cap28)


Muito emocionada por estar chegando perto do descobrimento do Brasil e também ansiosa, em certo sentido, para encaixar Brasil nos livros Story of the World.




       Na idade média a Espanha passou por várias modificações primeiramente foi tomada pelos muçulmanos e depois reconquistadas pelos reinos cristãos do Norte. Esses reinos Cristãos se juntaram e formaram 3 reinos principais: Reino de Castilhos, Aragon e Portugal.


        Princesa Isabel de Castilhos e príncipe Ferdinando de Aragon se casam em secreto e acabam juntando estes reinos que se tornam a Espanha. A Espanha posteriormente conquista Granada, reino ainda pertencente ao Islamismo. A Espanha conquista então seu território atual. Expulsando os muçulmano e Judeus pois priorizou o cristianismo como religião. O reino de Portugal manteve-se independente.


Henrique e os primeiros navegadores portugueses



     Henrique filho do rei Henrique IV de Portugal, começa a construir a a primeira escola de navegação em Sagres. 



       O Objetivo dos Portugueses era basicamente conseguir Ouro e sal na Africa e pimenta na India. Este foi o motivo de investirem na navegação. Descobriram como fazer barcos mais leves e velozes.... as famosas caravelas. Começaram a utilizar a bússola, o astrolábio para localizarem o navio no mar e nós em corda para calcularem a velocidade do navio.

Me empolgo muito com este tema de navegação...

Um vídeo sobre os Portugueses e a navegação...já aborda um pouco adiante na história mas as cenas são ótimas.


Um desenho contando bem a história de Dom Henrique e as primeiras navegações para Africa.




Como se localizar na imensidão do oceano onde não existem rodovias , nem placas nem pontos de referências... simples usando as estrelas e o sol para calcular a latitude...


Como atividade prática construímos uma bússola artesanal e um astrolábio.

Bússola:


Material: uma agulha magnetizada ( agulha normal que se passa em um imã), um imã, um pote com água e uma rolha fatiada.

Modo: Após magnetizar a agulha, enfia-se a agulha na fatia de rolha e solta no pote com água. Percebe-se bem discretamente a agulha virando para o norte, usamos uma bússola como controle, mas o vento na água acaba mexendo muito na rolha então é muito difícil a precisão.



Astrolábio:



O astrolábio era utilizado através da localização de algumas estrelas importantes, como a estrela Polar no hemisfério norte. Com o astrolábio a latitude de determinada estrea era possível de ser calculada naquela posição.

Aqui um vídeo de um verdadeiro astrolábio utilizado no século 15.


Nosso astrolábio é bem mais simples:

Material:Impressão de uma régua compasso em graus, um canudo, durex, linha, e para fuso para peso.
Modo: Colar a impressão no canudo, amarrar uma ponta da linha na impressÃo e a outra ponta no peso. 


impressão




Descobrindo um continente misterioso... Africa!


            Através da primeira escola de navegação começaram as primeiras descobertas sobre os mares da África que era chamado o mar da escuridão pois era totalmente desconhecido e cheio de lendas de monstros e precipícios.... e a  Africa até então era  um "Dark Continente".


primeiras navegações portuguesas






O portugueses começaram a buscar na Africa alguns alimentos, ouro, sal e escravos que os próprios africanos ofereciam em troca de mercadorias.





O capítulo 29 ( Story of the World 2) nos fala um pouco mais de como era a Africa na Idade Média, ou melhor do que se sabia da África nesta época.


Os exploradores começaram a ter coragem de enfrentar um novo mar,...o mar do sul, com as novas tecnologias da navegação.  E também começaram a ter coragem de atravessar o deserto do Saara e descobriram que havia boa terra no sul da Africa e muitos tesouros.








Os reinos da Africa! Ouro e Sal! ( capítulo 29 STOW2)


Na idade média 3 reinos do Oeste da Africa ficaram conhecidos:


O reino de Gana... conhecido por cobrar taxas para os mercadores de sal e ouro que atravessavam o reino. Após este reino se levantou o reino de Mali de religião Islâmica e após Mali o reino de Songhay. Reinos em que a corte esbanjava ouro em suas roupas e móveis.



O ouro e o sal eram a fonte de rendas, explorações e ataques de outros países.


As minas de sal ficavam no meio do Saara ao norte de Gana, como é o trabalho em uma mina de sal, o que é uma mina de sal?


As minas de ouro ficavam ao sul de Gana como é trabalhar em uma mina de ouro? O que é uma mina de ouro?






Um comentário:

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.