segunda-feira, 31 de julho de 2017

A Inglaterra medieval! castelo de papelão, espada, escudo, e Robin Hood!



Entramos no mundo dos cavaleiros e castelos...reis, lordes e camponeses...

                       Capítulos 15,16,17,18 e 19 de Story of the world Volume2 Middle ages.

     O que aconteceu com Inglaterra depois da invasão dos anglo -saxões? Os vickings continuaram suas invasões começando no norte da Inglaterra e foram descendo até que no sul encontraram um líder escolhido pelos nobres: Alfredo O Grande! Nosso primeiro estudo sobre os Vickings aqui.http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/06/conhecendo-os-vikings.html

Alfredo- O Grande


     Alfredo o grande foi o primeiro rei da Inglaterra que conseguiu defender o sul dos vickings. Mas após sua morte os vickings acabaram conquistando e dominaram por 300 anos. Os vickings acabaram se misturando com o povo anglo-saxão e começaram a ser chamados de Ingleses.

Willian- O Conquistador


    Após o reinado de Eduardo  os Ingleses ficaram sem sucessor e os nobres se reuniram para colocar um nobre chamado Haroldo. Então surge um Normando Willian que julga ter direito ao trono por ser casado com a sobrinha do rei Eduardo. Willian Após a batalha de Hasyings contra Haroldo e seu exército acaba conquistando a inglaterra. Os Normandos então invadem a Inglaterra sobre o comando de Willian o Conquistador.


fizemos um craft de um castelo medieval bem simples com  4 rolos de papel e 4 pedaços de papelão...








Chegada do Feudalismo:


    Com a invasão dos Normandos muitas coisas mudaram na Inglaterra, a língua que se misturou com o frances após já ter se misturado com as língua escandinávia dos vickings, as construções e principalmente o sistema econômico com a chegada da Feudalismo.

   Com o feudalismo o Rei se tornou dono de todas as terras, os cavaleiros se tornaram Lordes e trabalhavam para ganhar terras do rei e os camponeses trabalhavam para ganhar terras dos Lordes. Assim a tirania também facilmente tomou seu lugar quando os reis exploravam os Lordes e os Lordes acabavam explorando os camponeses e servos.



 A idéia de fazer uma maquete também é interessante, mas fizemos apenas um esboço em desenho...


As Cruzadas:


      O império islâmico continuava sendo o maior império da época e dominava sobre o oriente médio e sobre a cidade de Jerusalém. Os Islâmicos começaram a proibir a peregrinação de Cristãos para a Terra Santa com isso o papa recrutou todos os cavaleiros dos reinos Cristãos da Europa para reconquistarem Israel.
     Os Cristãos ganharam a primeira cruzada contra os muçulmanos ocupando Jerusalém por quase 100 anos.
     O exército muçulmano liderado por Saladin retomou Jerusalém e mesmo após os Cristão tentarem reconquista-la com muitas outras cruzadas nunca conseguiram.


Os Cavaleiros:


      Para se tornar cavaleiros os meninos desde os sete anos iam treinar em casas especiais; aos 14 anos se tornavam servos escudeiros de cavaleiros e aos 20 eram consagrados cavaleiros. Aprendiam o código da cavalaria.

      Os melhores cavaleiros se tornavam Lordes ( Senhor de terras) e moravam nos castelos de pedra, como pagamento por protegerem o rei nas batalhas, participavam de torneios, as Justas!
Ricardo coração de leão e Robin Hood

Livro de leitura extra: Ivanhoé, Editora Abril cultural, Livro que conta a História de um cavaleiro saxão Ivanhoé que ficou sem suas terras. Mostra bem a diversidade do povo da Inglaterra, a rixa entre os normandos e os saxões, e a rivalidade dos torneiros e justa entre os cavaleiros.

Pintando um escudo símbolo das cruzadas... os cavaleiros templários...







Ricardo Coração de leão e Robin Hood


     O Rei Ricardo Coração de leão foi lutar nas cruzadas e seu irmão príncipe João reinou em seu lugar, neste tempo com o Feudalismo muita tirania ocorria na Inglaterra e o povo era miserável pois sofria nas mãos dos Lordes.

Rumores e lendas contavam sobre um homem misterioso que roubava o dinheiro dos Lordes pego dos pobres e devolvia. Alguns chamavam ele de Robin Hood.

Lemos neste semestre O livro Robin Hood da editora Abril Ciranda Cultural, livro adaptado por Monteiro Lobato e tem seu foco na formação do Bando de robin e sua ajuda as pessoas injustiçadas pelo príncipe João e o Xerife de Nothingan.



Assistimos a peça Hobin Hood em cartaz no DC navegantes... meio comédia... bom para ouvri a trilha sonoro e conhecer um pouco de figurino medieval ao vivo.





Lemos o livro Robin Hood da Abril cultural adaptada por Monteiro Lobato, uma versão bem leve e divertida da lenda. Gostamos muito desta leitura em voz alta.



e um pequeno torneiro de arco e flecha "a caráter"....



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.