sexta-feira, 2 de junho de 2017

Matemática aos 3 anos!


Manipulando objetos e aprendendo conceitos lógico matemáticos!


   
     Antes dos 3 anos fazíamos apenas contagens dos objetos que víamos no dia a dia por exemplo contagem de partes do corpo: quantas orelhas? quantos olhos? quantos dedos?.Contagem de pessoas na família, no carro, na casa, na mesa. Contagem de bolinhas de massinha, palitos, conchas, legos, pedras etc.. o que estivéssemos brincando> Neste período também começamos reconhecimento de números no dia a dia como no elevador, vela do bolo alguns livros de histórias etc..



Gosto muito da explicação de Suzan B. sobre o uso do dia a dia para perceber a matemática e neste post resumi e comentei o capítulo sobre matématica e escrita dos quatro aos cinco anos.

   
 Mas ao completar 3 anos começamos com uma pequena prática semanal de contagem de diversas maneiras que têm ajudado na formação do conceito de quantidade, número, e até mesmo adição e subtração simples.

 

Todos os dias fazendo uma atividade simples mas com objetos concretos, usando os manipulativos que temos em casa e introduzindo o vocabulário matemático.



Quero ir colocando aqui algumas fotos de maneiras que estamos trabalhando isso no decorrer deste ano, concentrando tudo no mesmo post.



1)Apenas contando e contando com pinça e colher!








2) Associando números a quantidade de uma maneira horizontal facilita a percepção do tamanho do número e a de 1 para o número seguinte: qual número é o mais comprido? qual número é o mais curto?




3) Associando os números a quantidade de uma forma vertical:




4) Pareando os iguais: falando das características gráficas dos números. o nove tem uma cabeça, o cinco é barrigudo, o dois parece um pato, o três tem três pontas.



5) Relacionando números a quantidade :  noção de adição e subtração.

Qual cachorro vai comer mais comida? Qual vai comer menos? não colocar nada e associar com o zero, colocar a mesma coisa para introduzir o igual... E se eu diminuir? E se eu aumentar? E se eu der mais? E se eu tirar 1 sobra quanti? e se eu tirar tudo sobra quanto?



   6) Relacionando números a quantidade de uma forma pareada: essa é uma maneira de posicionar os objetos colocando da esquerda pra direita e de cima para baixo de dois em dois, assim fica fácil de perceber a diferença de um número par e um número ímpar.
Quais os números que formam par?
Quais os números em que sobra um pedra sozinha?


sobra uma pedra

todas as pedras formam par









7) Fazendo e contando bolinhas de massinha : relacionando a números a quantidade e "tamanho" , após fazer as bolinhas segundo a quantidade juntar as bolinhas de cada número para ver qual fica maior.

Qual número tem mais bolinhas? qual número tem menos bolinhas?


 Após juntarmos as bolinhas foi fácil perceber que o número com mais bolinhas é o maior. Qual é bola maior? qual é a bola menor?


8) Associando  números a quantidade em forma de torres com lego. Vamos montando cada degrau contando cada bloco colocado. Facilita a percepção da diferença de um ou dois entre os números.associando o número a altura dos bonecos, qual boneco ficou mais alto? qual boneco ficou mais baixo?

boneco subindo e descendo a escada

 

Todos os dias uma atividade simples mas com objetos concretos, os manipulativos que temos em casa, introduzindo o vocabulário matemático..


9) Começamos agora aos 3 e meio a usar escala cuisenaire e tem sido ótimo para descobrir de forma bem concreta a relação entre os números para formar outros números.

a) Relacionando a quantidade com números com a ajuda da escala, rapidamente associam a cor com o número ficando bem fácil para a criança visualizar. Ficamos fazendo por vários dias esta brincadeira de contar cada cor e colocar no número correspondente. Esta escala que tenho é só um conjunto introdutório que se encaixa um no outro mas já estou encomendando minha escala de madeira.




B)Quando esta relação acima já estava bem estabelecida começamos a "brincar"assim:
como fazemos para deixar o 1 igual ao 2? colocando mais 1! então 1 mais 1 é dois!
Como fazemos pra deixar o 2 igual ao 3? colocando mais 1 no 2! então 2 mais 1 é 3!
e assim fazemos com todos até o nove:




c) Brincando de fazer torres do mesmo tamanho usando peças ( números) diferentes. Noção de que podemos usar diferentes números para formar outro









d) Brincando com dados e a escala: a medida que tiramos os números no dado vamos formando nossa torre quando as peças estão acabando precisamos substituí-la. Por exemplo acabou a peça amarela que é o cinco então pego duas vermelhas ( de dois) mais uma de 1 branca ( de um) para formar o cinco: dois mais dois mais um é cinco.



2 comentários:

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.