terça-feira, 6 de junho de 2017

França na idade média! Desenhando um império.

Reino dos Francos! 

Início da França e a nomeação de Paris




     Após a queda do império Romano várias tribos de bárbaros vieram morar nas regiãos ex romanas. Em uma dessas regiões chamada Gáulia, três tribos bárbaras se assentaram os Burgundians, os Alemanis e os Francos.
    Após um tempo convivendo com romanos os bárbaros começaram a ficar civilizados adquirindo os costumes romanos e se tronando cristãos, com isso começaram a formar seus reinos.


    
reino Franco em verde
    O franco Clóvis, neto de merovius, ex general franco que liderou e uniu as tribos para lutarem contra os Huns, decidiu liderar o povo e unir os reinos para formar um império forte. Clóvis Acabou formando e liderando o império franco com a união destes três reinos que habitavam a Gaulia, hoje chamamos esta parte do mundo de França por causa do nome Franco.

Clóvis se converteu ao cristianismo e tomou 3 medidas para manter seu reino unido:

pintura do rei Clovis sendo batizado

1) Decidiu que todos no reino deveriam ser cristãos;fez com que todos se batizassem;

2) Definiu que a capital do império seria a cidade de Lutetia Parisiorium, antiga fortaleza romana nas montanhas a margem do rio Siena, a qual ele deu o nome de Paris;

3) Criou um código de Leis para todos seguirem, leis que acabavam beneficiando os descendentes francos do império.

Atividade prática após estudo do mapa e narrativas: desenhar o seu império.


Com esta parte da história escolhemos a atividade proposta pela autora de as crianças desenharem seus próprios reinos ou impérios, escolhendo o nome, nome da capital, desenhando as áreas das montanhas, aldeias, cidades, vegetação etc..

Rendeu um bom tempo de empenho e concentração, ficaram muito engajados. Aprenderam um pouco mais sobre como fazer legenda em mapas e a sobre a sua importância.







Vimos um filme que resume bem o início do império Franco:



Um comentário:

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.