quinta-feira, 29 de junho de 2017

Conhecendo os Vikings!

Vikings invadem a França! ( capítulos 13 e 14 Middle Ages stow 2)


Grandes Reis da França 



Carlos Martelo ( Charles Hammer) que conquistou o trono da França após muito tempo de luta e determinação por isso tinha esse apelido de "martelo". Rei muito importante que impediu o avanço muçulmano na Europa (pois os mucumanos já haviam conquistado a Espanha aqui), vencendo a batalha contra seu exército na cidade de Tours.

Carlos Magno ( Charles Magne):  Na idade média muitas pessoas o consideravam o maior rei de todos os tempos e de todo o mundo. Magne significa "o grande". Restaurou o cristianimo na França, reconstruiu estradas e construções romanas, venceu batalhas aumentando o império. Foi chamado de imperador Romano, pois seu império era parecido com o império romano antigo.

Vencia batalhas e obrigava os prisioneiros a se batizarem "tornarem-se cristãos".



Charles o Gran



Vikings


No império de Charles magne os vikings, guerreiros ferozes começaram a invadir a frança ocasionalmente.Após a morte de charles magno sue império foi dividiu entre seus 3 netos e enfraqueceu então os vikings começaram a invadir cada vezes mais

Os Vikings eram homens do norte, da península escandinávia, reinos da Noruega, Dinamarca e Sueçia. Seus barcos eram longos, estreitos e planos para navegarem em lugares rasos. Com seus barcos invadiram e descobriram muitas regiões.

Normandia na França
O rei da França para resolver o problema dos ataques deu uma porção de terra para os Vikings habitarem essas terras ficaram conhecidas como Normandia ( North man land) e os vikings começaram a conhecer a cultura francesa e até a ser tornarem cristãos ficando conhecidos como Normandos.

Descobertas vickings

Os Vikings também descobriram e colonizaram a Islândia e a Groelândia com a família de Ericson. Mais tarde também descobriram a América do Norte pela ilha da Vinhas ( Vineland) antes que Cristóvão colombo.


invasões vikings na Idade Média

groelandia, Islandia, América do Norte

Atividade prática:

Construímos um barco viking de papelão:










Na Aula em grupo falamos sobre a forma que acontecia o funeral vicking... onde o viking morto era colocado no seu barco com seus pertences e o barco era queimado navegando em pleno mar.


Claro que não queimamos o barco mas as crianças desenharam o viking e seus objetos como escudo e machado e colocaram no barco e o mesmo foi pra piscina,
















Vídeos interessantes




Um comentário:

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.