quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Capítulo 4: Teaching from the rest!


Resumo Teaching from the rest!

Currículo é algo que não podemos simplesmente comprar!


Capítulo 4
Como simplificar o currículo


         


       Currículo não é algo que simplesmente compramos. Mas algo que ensinamos, representamos, amamos. Currículo é a forma e o conteúdo das experiências de aprendizagens de nossos filhos.

       Se começarmos a pensar em “ escola” em termos de encontrar ideias e aprender certas habilidades ao invés de apenas terminarmos um livro em particular ou finalizar um certo material experimentaríamos uma liberdade em aprender muito maior do que ficarmos confinados a um conteúdo publicado.

    Claro que precisamos usar materiais publicados para alcançarmos nossos objetivos mas esses materiais serão nossos servos e não nossos guias.

       Os materiais publicados que compramos nos ajudam a cultivar sabedoria e virtude em nossos filhos. Estes se forem bem escolhidos nos auxiliarão a ensinar nossos filhos a amar o que é amável.

      Entretanto a forma que interagimos com nossos filhos enquanto usamos esses materiais importam muito mais do que se vamos ou não conseguir finaliza-los.

    Ao invés de focarmos em todo o conteúdo do livro que precisamos ensinar durante o ano nos ajudaria muito mais decidirmos o que não vamos estudar do material ou apenas o que vamos aprofundar do mesmo.

      Afinal se estivermos com olhos tão fixados na linha de chegada vamos perder inteiramente a experiência... o que realmente teremos ganhado com nosso trabalho?


   O que valeria mais: saber que seu filho leu quatro livros de Shakespeare ou descobrir que ele amou ler Henry V de tal forma que quer ler novamente? Saber que ele marcou uma grande lista de livros que leu ou que ele se aprofundou em histórias cuidadosamente escolhidas que nutrem a mente e o coração ?


    Realmente importa se seu filho terminou todos os problemas do livro de matemática até o final de novembro? Ou seria muito mais feliz ver que ele encontrou habilidade e propriedade para usar com facilidade os recursos que aprendeu?
Como você ensina tem a mesma importância do que o que você ensina!

        O que o “ passar” de conteúdo ou lições dizem pro seu aluno?

       Quando o seu aluno tem uma experiência de aprendizagem de “mergulho” “aprofundamento”, “ imersão “, conversando sobre novas e grandes idéias e pensamentos que leu ou escutou, se “ perdendo” na beleza na verdade de um livro clássico ( quando aprender se torna muito mais uma liturgia de amor do que um enfado diário) desta maneira ele vai perceber seu real potencial como estudante.

       As melhores aprendizagens ocorrem quando a criança própria encontra uma ideia por si mesma!

     Nós somos responsáveis por apresentar o “banquete” mas não predizer quando o “ encontro” a aprendizagem realmente vai ocorrer!

     A aprendizagem infelizmente não é quantificável como pensamos que é.

  Precisamos lidar com essa dura verdade: a maior parte da aprendizagem não pode ser provada, medida ou facilmente demonstrada!


    Esse tipo de “ encontro” ou insight que forma o coração, a mente e a alma ocorre quando as crianças entram em contato com grandes livros e aprendem a fazer eles mesmos grandes questionamentos. Suas mentes são treinadas a pensar logicamente e bem.

   Esses insights podem acontecer em um teste de matemática, em uma pesquisa, em uma tarde de leitura e recitação de poesias, em uma caminhada na mata, na observação da chuva da janela, em uma leitura em família....e por aí vai...


  Ficamos tão distraídas passando conteúdos... “tenho que passar mais 3 capítulos de matemática até dezembro” pra não ficar atrasada “... temos que sempre avaliar nossa passagem de conteúdos em face da criança ... o problema ocorre quando valorizamos mais nosso planejamento de tempo do que o tempo da criança que Deus nos deu pra ensinar!

     Quando ou não você termina seu currículo em novembro, passa todas as lições do livro na realidade não importa, principalmente se meramente “terminar o material” diminui o amor de seu filho pelo aprender!

     Passar de conteúdo não importa se você está sacrificando o amor pelo que é verdadeiro, bom e belo.

   A qualidade de estudo importa muito mais do que simplesmente quantidade de conteúdo!




        Cuidar com o carregamento da bagagem 


      Se um hiker (pessoa que praticando esporte de caminhada longa na natureza) quer aproveitar bem a sua jornada  e chegar ao seu destino sem estar somente com a sensação de peso nas costas, falta de fôlego e forças ele simplesmente não pode carregar peso extra.

     Você tem carregado sua mochila no início de cada ano com tudo o que você acha que precisa e quer pra sua jornada? Ou você  restringe o máximo? Garanto a você que mais ou menos em março ... o que não é essencial vai pesar muito e você vai sentir que quer desistir.


   Como mães homeschoolers podemos complicar as coisas até porque currículo não é algo que somente compramos. É muito mais do que lições planejadas ou materiais que compramos on line. Currículo é um conjunto de encontros que formam a alma e moldam o intelecto.

    Pilha de livros, longas caminhadas ao ar livre, horas de leitura, poesia, passeios de bike, soletração de palavras, visitas a pomares, problemas de álgebra, visitas a bibliotecas, muitos jogos de mesa, contação de história, fonemas, trabalhos manuais, escrita, vulcões de bicabornato, mapwork, desenhos, música, jardinagem, página de gramática, memorização, refeição com as avós, acampamentos e muitas conversas ao sol.

      Viva sua vida, realize se em ideias, lembre-se, pense e converse muito!

      Este é o currículo que não se pode comprar e alimenta o coração e a mente da criança! Este currículo é cheio e completo e ao mesmo tempo é simples.

     Sua simplicidade consiste em saber que estamos escolhendo a melhores partes, os principais ingredientes que terão um maior impacto na vida de nossos alunos.

   Mas como saber o que escolher? Como simplificar quando existem tantas coisas boas pra escolher e o mundo parece enorme e glorioso cheio de maravilhas e beleza? Como estar certo que nossa mochila não está sobrecarregado quando começamos nossa trilha?

     Clareando a sua visão

     Como simplificar como reduzir nossa carga na partida?

     Primeiro tenha uma visão clara de seus objetivos, do propósito do seu homeschool, da sua família para saber o que você tem que deixar e o que tem que tirar da lista.

     Idéias que podem nos auxiliar em escolher:

    Em vinte anos quais as palavras e sentenças eu quero ouvir dos meus filhos ao descreverem seu tempo de homeschool na infância? 

     Responder a essa pergunta vai a ajudar a saber o que importa para você.

    Tem muitas coisas que não podemos controlar na paternidade e no homeschool, mas uma coisa podemos fazer: moldar o ambiente.

    Uma das coisas que quero ouvir dos meus quando descreverem seu homeschool é que sua infância de estudo em casa foi aconchegante, cheio de conversas e imerso na verdade, beleza e bondade.

    Posso não ter o controle sobre as qualidades de caráter dos meus filhos quando adultos, ou se vão se firmar ou não nas verdades nas quais gastei minha vida incutindo neles. Mas uma coisa posso assegurar: que minha casa é um lugar de conversas, cheio de histórias e linda experiências.

      Decidi usar uma espécie de filtro para decidir qual conteúdo, lição ou livro manter ou remover da lista.

     Se algo na lista não promove entusiasmo, calor humano, uma boa conversa, ou a contemplação do bom, verdadeiro e belo esse item precisa sair do planejamento.


      Cinco formas de simplificar o currículo:

      E imensamente ajudador lidar com poucos conteúdos, integrar o máximo possível e limitar o máximo os recursos publicados... materiais impressos em didáticos.

  1. Faça menos

     A melhor forma de simplificar o currículo e fazer poucas “ matérias” não precisamos fazer ciências, história, geografia, matemática, português, inglês, artes, composição, música e poesia o ano todo. Se vc está tentando fazer tudo isso ao mesmo tempo você não está fazendo da melhor forma.
Como ensinado por Dr Christopher Perrin em Latim: multum non multa ( muito mas não muitos) verdadeira qualidade é alcançada pela profundidade! Nossos filhos terão ampla educação quando se aprofundarem em poucos assuntos selecionados.

       O que a maioria dos “ currículos” oferece hoje é um pouco de tudo é muito de nada, então nossos filhos recebem vários assuntos com pouquíssima profundidade. 

  1. Integre

     Quando estou lendo um clássico em voz alta, lentamente, aproveitando o vocabulário as informações geográficas e históricas, contemplando as ideias e discutindo com as crianças estamos fazendo história, geografia, português e até filosofia. A integração de conteúdos é uma estratégia poderosa. Nossa vida é por natureza integrada então nosso dia de ensino deve refletir isso também.

  1. 3 Entenda a limitação dos materiais publicados

       Os materiais publicados que usamos como livros de matemática, português, ciências que muitas vezes chamamos de currículo... existem para nos ajudar a ensinar. Eles existem para nos servirem e não para nos governarem.

         Lembre-se que o quanto você progrediu em um livro não é tão importante quanto o que acontece na mente e no coração do seu estudante. Na verdade se um aluno crescer no amor a uma arte, ele vai querer continuar a aprender a mesma no seu tempo livre.

         Nós sabemos disso mas insistimos freneticamente em acabar os livros como se acabar livros significa que a criança aprendeu alguma coisa. A verdade é que eles aprendem alguma coisa mas não tudo o que queríamos que tivessem aprendido. Estamos ensinando pessoas e não livros!

4. Separe tempo para reavaliar o planejamento


       Planeje data para rever seu planejamento do ano. Tenho costume de reavaliar o progresso do que planejei a cada seis semanas. A cada seis semanas tiramos uma semana de folga. E nessa semana avalio cada criança suas dificuldades e seu progresso nos materiais que estou utilizando. Os materiais estão sendo desafiadores, estão suprindo as necessidades, estão ajudando a perceber a verdade, a lembrar, a pensar ou a falar. Posso perceber que não estou evoluindo tanto em ciências ou história como gostaria então priorizo essa matéria por um tempo.

5. Lembre do principal


Assim que nos permitimos descobrir que currículo não é algo que apenas compramos. Podemos abraçar a ideia principal o verdadeiro alvo da educação: ordenar a afeição da criança e ensina-la a amar o que é amável.
             O principal é colocar ideias verdadeiras, boas e belas em frente dos nossos filhos e deixá-los aproveitar o banquete.
Ficarmos ao lado deles para ensina-los a  aprofundarem-se no banquete. Compartilhamos uma grande refeição de ideias e nos deixamos ser transformados ao entrarmos em contato com as mesmas.

          Temos que nos inspirar em Filipenses 4:8,9 

      “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”E o Deus da paz estará contigo.

      Avalie o material que você utiliza antes de você colocar em seu plano. Ele passa no teste de Filipenses 4:8? Vai ajudar a cultivar na criança o amor pelo que é bom, verdadeiro e belo?

      Quando pergunto para mães que foram mães homeschoolers há mais de 20 anos o que elas mudariam se pudessem voltar no tempo. Elas nunca falam de materiais que usaram o não ou habilidades a serem trabalhadas como escrita, matemática ... sempre reforçam em focar nos relacionamentos, preservar a curiosidade e a descoberta, aumentar a percepção da verdade e viver cada dia com a maior diligência possível.

           As habilidades fundamentais da humanidade são memorizar, pensar e falar. O material que escolhemos proporciona essas 3 habilidades?

            Não precisamos compartimentar nosso ensino em materiais supérfluos mas precisamos encontrar verdade, beleza e bondade em cada turno. Precisamos nos deparar com boas ideias com ordem, lógica e verdade.

            Precisamos focar no que é mais importante para podermos olhar pra trás e perceber que fizemos o que fomos chamadas pra fazer.

Algumas dicas práticas:

  • mantenha-se no simples;
  • Leia para seus filhos todos os dias, mesmos para os mais velhos!
  • Promova a escrita todos os dias, algo simples, uma carta, um e-mail, uma lista de supermercado...
  • Faça um pouco de matemática todos os dias; melhor ser constante no pouco e evitar árduas lições.
           Então viva sua vida! E faça isso na frente deles! Plante um jardim, cuide da sua casa, aprenda a tricotar, cozinhar, ouça áudiobooks,   Visite novos lugares, faça visitas a fábricas, parques, cante, assista teatro, vá a museus, faça música, faça caminhadas, cuide de pets, construa coisas, assista filmes, ouça histórias dos mais velhos e avós, celebre estações e datas, decorre sua casa para Natal, visite bibliotecas, crie tradições familiares, vá a feira leia poesias e escolha algumas para decorar.

        Lembre-se de que as crianças aprenderão bem o que tiverem visto em nós, pois certamente irão imitar!

       O mais importante coloque relacionamentos em primeiro lugar. O Senhor nos deu um mundo belo, verdadeiro e bonito para aproveitarmos! Não se distraia 36 semanas cegamente em materiais e assim acabe perdendo a glória do que Ele já nos deu pra provar!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Resumo Capítulo 3

Teaching from the rest!

Resumo do capítulo 3
CD


Traga sua cesta

       Em muitos dias durante o ano nos sentimos tão sobrecarregadas que as vezes fica cansativo até levantar da cama. Então crer nas palavras de Jesus sobre o jugo suave e o fardo leve fica muito difícil.


          Muitas vezes nos sentimos como os discípulos com uma multidão para alimentar tendo apenas nas mãos uma cesta de cinco pães e dois peixinhos. Só vemos o impossível.

            Em uma simples segunda feira quando olhamos tudo o que temos pela frente parece que realmente precisamos de uma milagre com proporções bíblicas.

           Comparado ao que precisamos fazer realmente temos pouco! Apenas cinco pães e dois peixes... com uma multidão pra alimentar.

       A boa notícia é que aparentemente isto é tudo o que Ele precisa!😍

            Ficamos exaustas porque esquecemos de Sua graça.

        Se você está precisando alimentar uma multidão com uma pequena cesta então traga sua cesta. Jesus só nos pede isso!

         Trazemos a nossa cesta ( qualquer talento ou habilidade que temos) e buscamos a Deus com tudo o que temos. E Ele opera o milagre!

     A pequena cesta parece desnecessária mas é uma parte indispensável do milagre.

        Lembrem-se da sua verdadeira tarefa. Render tudo. Traga seus cinco pães e dois peixes mesmo que pareçam insuficientes. Você é insuficiente mas a graça de Deus não. Seu jugo é suave, seu fardo é leve.

       Tudo começa com oração

       Nossa tentativa de ensinar em descanso não terá resultado se a oração não for o alicerce. Temos que começar orando. 

     A oração nos faz trocar o “fazer” pelo “estar” e o “se tornar”. Estar em sua presença e se tornar mais como ele!

     A oração nos faz lembrar que Ele é o que Ele diz que é. E que nada mais importa a não ser agradá-lo.

     Começar orando nos faz enxergar tudo o que ocorre no dia com outros olhos.

      Não precisamos nos preocupar com nosso tempo de oração ou se não nos concentramos o suficiente. Apenas precisamos chegar aos pés da cruz colocar de lado nossa vontade  e nos entregar totalmente a Sua vontade.

    Nosso tempo de oração não precisa ser longo ou sempre do mesmo jeito. Pode acontecer enquanto tomamos banho, nos vestimos, preparamos café, trocamos fralda etc... Podemos colocar pequenas aspirações  pro Senhor nesses momentos: Senhor confio em ti, Senhor me socorre, Senhor tu és meu tudo!

      O segredo é que a oração ocorra todos os dias!

   

    Quando no início do dia pedimos pro Senhor para completar seu propósito, conseguiremos entender que cada frustração que ocorrer será uma resposta de oração.


A oração é a base para podermos estar em descanso.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

L Resumo do Livro: Teaching from the rest. Sarah Mackenzie

Teaching from rest!! Ensinando em descanso !










Sara Mackenzie 

Resumos:

Capítulos 1 e 2




Resumo capítulo 1

Bolo embaixo do sofá 

Aceitação e Rendição: raizes do descanso

       O descanso vem com a aceitação. O primeiro ítem para uma rotina em descanso é aceitar com alegria todas as interferências que podem acontecer durante o dia. Entender que todas as ocorrências diárias desde uma birra, um bolo esmagado pelo cachorro embaixo do sofá ou um suco derramado estão debaixo do controle de Deus, nos faz viver em serenidade e gratidão.

    A rotina em descanso requer aceitação e rendição. Sempre haverá mais coisas que poderíamos fazer, nunca completaremos nossas tarefas por inteiro. Pode ser frustrante pensar que nosso trabalho em educar nossos filhos nunca estará terminado, na verdade temos que saber que será um trabalho contínuo em todas as suas fases.

      Muitas e muitas vezes entrei em luta quando os planos do dia foram interrompidos... Mas interrupções fazem parte da nossa vida real.. não conseguiremos descansar no cuidado de Deus enquanto não compreendermos que Ele verdadeiramente cuida de Tudo. Todas as interrupções vem de suas mãos e ele as usa para estar certo de que estamos dependendo profundamente Dele!

    Descansar neste sentido parece mais fácil, mas na verdade é um estado que requer um amadurecimento, necessita de diligência, atenção e trabalho duro.

     A paz inabalável não vem de atingirmos uma quantidade de conteúdo em determinado tempo e também não vem quando desistimos de uma meta. A paz vem do reconhecimento de que nossa maior tarefa é acordar cada dia e receber nossa ordem de Deus.


Foco na diligência e não no rigor.

    Temos um desejo de dar para as crianças o melhor ensino rigorosamente acadêmico. Como fazer isso e manter o descanso interior?

     Aprendi que não devemos almejar uma educação rigorosa. ( Rigor do latim rigoris significa forma rude dura e firme). Se realmente queremos levar as afeições da criança a amar o que é amável, integrar-se a uma boa conversação e cultivar a alma para que esteja pronta a enfrentar os desafios da vida temos que focar na diligência.

     Diligência do latim significa valorizar, estimar, elogiar, amar, apreciar, se deleitar em...

    Através da diligência em descanso trabalhamos nas coisas certas, de uma forma certa e no tempo certo conforme o Senhor nos concede sabedoria.

     Somos diligentes nas coisas que amamos mas podemos aprender a ser diligentes no que não amamos por que Deus nos capacita. Quando somos diligentes até as tarefas mais ordinárias podem ser oferecidas a Deus como ofertas de amor e sacrifício.

Encontrando a paz

    Quando focamos na diligência e não no rigor nosso sucesso não é medido por acabarmos as lições. Quando enfrentamos os desafios do dia com as duas mãos e confiamos que estamos exatamente onde Ele quer que estejamos experimentamos a paz inabalável.

A paz não está amarrada ao meu sucesso mas a minha fidelidade!

Série escolar e currículos serão os guias?

     Estaremos negligenciando e descuidando de nossos filhos se nos deixarmos guiar por séries escolares ou checklists de currículos prontos e não atentarmos para o fato de que são seres únicos criados pelo Senhor com um propósito específico.

Descanso é o meio termo entre ansiedade e negligência

      O descanso é a virtude entre a negligência e ansiedade. Um currículo que não deixa tempo para a alma respirar vai sufocar o estudo da mesma maneira a ausência de propósito e de ensino intencional.

   Se estamos fazendo um grande desserviço enchendo a criança de livros e planos sem considerar sua individualidade, estamos fazendo o mesmo desserviço ignorando sua formação ou deixando as crianças se formarem por elas mesmas.

     Nós pais é que ajudamos a construir a ponte entre o que a criança é e o homem que Deus quer que ela se torne.

    Segundo Plutarco a educação não é o enchimento de um balde, mas o acender de uma fogueira... o fogo precisa de esforço para ser aceso e mantido.

     Descanso entretanto não é a ausência de trabalho ou a falha em considerar um plano. Mas sim trabalho e lazer apropriadamente ordenados.

    A maior parte de  nossa ansiedade na educação domiciliar poderia ser evitada pelo simples fato de sabermos a quem queremos agradar. O que priorizamos ou o que deixamos de fazer no dia depende de quando fazemos tudo para agradar a Deus, a nos mesmos ou a outros.

Na verdade a quem quero impressionar?


Capítulo 2

Porque nossa rotina diária é solo sagrado

   Mesmo que como mães educadoras queiramos ter o alvo de criarmos aprendizes bem sucedidos nossa tarefa real não é essa. Deus nos chama na verdade para sermos fiéis.

   Geralmente julgava meu sucesso ou fracasso pelas aquisições que as crianças alcançaram no fim do ano, por quanto elas estão gostando de estudar, gostando de buscar conhecimento ou o quanto gostam de ler livros de qualidade em tempo livre.

   Mas alcançar ou não estes requisitos não é uma medida eficaz para saber se meu trabalho foi bem feito .

   Deus não me chama pra alcançar resultados. Ele me chama para ser fiel e confiar Nele para que Ele traga os resultados, que podem ser bem diferentes dos que espero.

    Sucesso aos olhos de Deus pode ser bem diferente do sucesso que nós estamos buscando.

     Ser fiel é fazer o trabalho que Ele nos manda fazer todo dia. Se as coisas vão sair do jeito que eu quero que saiam ( que as crianças tenham uma forte fé, corações compassivos, amor em aprender...) não está dentro do que posso controlar.

    Ele não me chamou para ser bem sucedida aos olhos humanos e sim me chamou para fazer fielmente meu trabalho.

   Somos muito rápidas para nos sentirmos bem sucedidas ou fracassadas. Se as crianças vão bem em uma revisão nos sentimos satisfeitas mas se são péssimas escritoras sentimos que falhamos.

   Não somos chamadas para  produzirmos prodígios ou a alcançarmos reconhecimentos desta terra. Ele nos chama para vivermos em excelência, viver em simples obediência e fé.

     Ele está no controle dos resultados.

    A atividade de escrita está nos planos de hoje? Faça isso bem. Aquela lição da matemática que é difícil pra ele? Sente ao lado dele estudem juntos um problema de cada vez, calmamente e cuidadosamente. Sorria bastante. Envolva a criança com amor.

    Porque se ele for um excelente escritor ou proficiente matemático não é problema pra você se preocupar. Seu trabalho é incentivar a tarefa do dia e amar a criança através da tarefa.

     Um pouco cada dia com dedicação, paciência e amor. Cada um destes pequenos momentos são partes de algo lindo que estamos construindo  para Deus.

    Em um dia comum temos uma lista de matérias agendadas para as crianças. Mas nosso motivo é  maior que matemática. Muito maior que história. É a construção da mente e do coração dos nossos filhos. Ensinar é um trabalho santo, construir o intelecto, ensinar a criança realmente a pensar não acontece pela força humana mas pela graça de Deus!

     Ouvi a história de um artesão que trabalhou muitos anos para esculpir um lindo pássaro em uma parte de madeira de uma catedral que seria coberta. Quando alguém perguntou porque ele estava se dedicando tanto em algo que ninguém iria ver ele respondeu: Porque Deus vê! Deus vê nosso pássaro esculpido também.

     Sim você que trabalha incansavelmente dia após dia em lição de história, matemática, pilhas de roupas e pia da cozinha. Estes pequenos momentos constroem uma catedral para a glória de Deus!

     Será que nos damos conta que em cada dia rotineiro estamos pisando em solo santo construindo uma gloriosa catedral mais gloriosa do que podemos imaginar?

    Nenhuma tarefa é trivial nenhuma lição é pequena. Educar nossos filhos é uma oferta de amor que nós fazemos pra Deus que tão graciosamente se ofereceu por nós primeiro.


    Pense em um jardineiro fiel. Ele é contratado para plantar sementes, cultivar o solo cuidar das plantas e ajudá-las a florescer. Mas ele não é responsável pelo milagre da frutificação, precisa apenas ajudar as plantas a crescerem. Somente com a cooperação da graça de Deus e da lei da natureza a semente se torna uma planta que dá fruto!

     As sementes que o Senhor nos deu podem produzir grandes frutos no Seu Reino!

    Os resultados dependem de Deus, mas requerem algo de nós: dependência Dele, fidelidade no pouco e permanência no descanso e na confiança! Cultive seu jardim!😍



sexta-feira, 6 de abril de 2018

sábado, 23 de dezembro de 2017

Novo Planeje,Ensine e registre!


Novo planner totalmente permanente!



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slidesplanner permanente from lizlimadamiani@gmail.com on Vimeo.


Consegui terminar o novo planner!


    No passado após algumas pesquisas pude adaptar e criar um planner que pudesse ser utilizado como calendário de planejamento e registro para a formação de uma arquivo orgnizado com todo o trabalho do ano: https://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/01/rotina-em-educacao-domiciliar-planeje.html 


    Neste novo planner a idéia é a mesma mas uma das novidades é que este novo planner é que ele é totalmente permanente com possibilidade de uso por vários anos...

    A idéia do ano passado era apenas refazer o calendário adpatado para o novo ano, mas depois refazendo o mesmo vi que poderia ajustar todos os lay outs e aprimorar com novas idéias...então foi o que fiz. Também me associei a hotmart para facilitar e modernizar o pagamento.

    Aqueles que adquiram o planner o ano passado e conseguiram aproveitar o mesmo e querem comprar o novo por apenas taxa de adminitração, deverão compartilhar e comentar no link do facebook sobre como foi a sua experiência, após isto é só mandar um email para lizlimadamiani@gmail.com com o link do seu comentário que iremos enviar gratuitamente.


o novo planner contém:

 - calendário mensal permanente;
 - 5 formas de programação e registro semanal;
- Novo modelo de registro semanal com registro de hábitos e avaliação da semana
 -Ficha de leitura; - Planejamento e registro de leitura anual;
- Planejamento de estudo anual
 - Registro de projeto científico; - Registro de passeio de campo; - Folhas para narrativa, copia, ditado ou criação de textos;
- Folhas de narrativas com lay out temático para história;
- mini aula informativa com dicas de organização para o uso do planejamento permanente
aula planejamento permanente from lizlimadamiani@gmail.com on Vimeo.