quarta-feira, 2 de março de 2016

Poema de páscoa,observação e desenho da natureza!

...inspiração Charlotte Mason.. preparando para páscoa!


 Uma maneira de enriquecer e aumentar nas crianças a capacidade de estudo e amor pela natureza é através a observação, desenho e narrativa.  Praticantes do método de Charlote Mason sugerem uma passeio por semana com as crianças para observar a natureza, neste passeio pode ser levado um caderno-diário ( "journal, "notebooking"), neste eles estão livres para desenhar determinada espécie de planta ou animal que observaram, anotar uma curiosidade ou descrever um fato.

Ainda não começei o nosso diário mas fizemos uma atividade simples, também sugerida pela link, de desenho e observação da natureza.

Estudamos um poema em inglês sobre as cores e procuramos encontrar algo da natureza com aquela cor para desenhar.



 Nas férias fizemos uma cor por dia, desenhando algo específico que encontramos natureza ao redor da casa e decorando a frase com aquela cor.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

22 meses brincando...

1 ano e 10 meses.....


Conhecendo animais...

 Nesta atividade conforme a figura precisa procurar a miniatura correspondente. O interessante é trabalhar a  linguagem, nomeando e falando sobre os bichos, a organização mental e espacial.

Colocar as figuras da esquerda para direita, depois de terminado separar e organizar figuras e miniaturas para guardar na bandeja.














sábado, 2 de janeiro de 2016

PDF free para Viagem longa com os pequenos!



Atividades para viagem!!!

    Neste fim de ano resolvemos fazer viagem longa de carro para as férias...aproximadamente 6 horas de estrada, dois adultos, Jojo de 5 e Giovi de 2 anos. Muita conversa, alguns filmes, alguns atritos e algumas atividades da mamãe para minimizar as horas de atrito.

    Organizei as atividades em uma lata para colocar no chão do carro atrás do banco do motorista onde eu poderia acessar rápido .

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Learning tower!


Usando nossa learning tower ou torre de aprendizagem!

     
    Desde de que começou a caminhar o maior foco de curiosidade e interesse estava na cozinha...era eu me aproximar da pia ela pedia colo... difícil quase impossível cozinhar com uma criança no colo....percebo que isso acontece em em uma boa parte das casas! Qual seria a melhor solução...portão na cozinha, babá, filme na TV?  Investimos bem e compramos nossa learning tower! melhor que qualquer outro brinquedo para uma criança de dois anos!





sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O que fizemos com 1 ano e 8 meses?



Livros... Giovi acompanha o mano na gosto por livros... e de forma espontânea:senta pra olhar, faz que está lendo coloca o nome nas letras e vai emitindo sons, nomea ...escolhe os favoritos.. cada dia percebo mais a importância de ter livros a disposição no ambiente da casa: livros em prateleiras baixas no quarto, sala e até banheiro.




terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ambiente e Arte com natureza!


Pintando a natureza!


      Gosto de decorar a casa com um pouco da natureza, principalmente por morarmos em apartamento... as vezes Josué se inspira e resolve pintar ou criar algo com a decoração... fico feliz em inspirar a criatividade dele com o próprio ambiente.
     O ambiente da criança é uma das suas principais fontes de aprendizagem! O ambiente ensina por si mesmo! Cuidar do ambiente da casa em função da aprendizagem faz parte da abordagem Reggio Emila e do método Montessori.

Eis algumas fotos da nossa decoração deste ano:

Algumas boiaderas de lagoa...


Conchas em vidros e elementos da natureza ...amo quando sol bate nos vidros surge um efeito e outras peças podem ser percebidas.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Alfabetizando seu filho em inglês!

    Aprendendo a ler em inglês:



     Desde os 3 anos anos de Josué começamos a ler em voz alta para ele livros em inglês de histórias curtas, e a bíblia em inglês para crianças. Abaixo no post estão alguns que temos e que lemos repetidamente. Mas começei a sentir falta de uma seqüência de textos mais  curtos e ordenados os quais pudessem formar  e revisar o vocabulário adquirido.