segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Móbile montessori para recém nascido

Móbile Montessori Munari



     Sempre me interessei nas pesquisas sobre o desenvolvimento da visão do bebê. Sabe-se que nos primeiros meses o bebê não vê nitidamente por isso o contraste atrai seu olhar, principalmente o da cor preta com a cor branca. A percepção das formas dos desenhos também tem uma organização no desenvolvimento, primeiro percebem as formas mais retas para depois as mais arredondadas.

   O móbile Munari foi desenvolvido pelo arquiteto italiano Bruno Munari, e é um dos primeiros móbiles a serem oferecidos ao bebê na linha de estimulação montessoriana, da segunda a oitava semana de vida. Ajuda a desenvolver o foco visual e o tempo de atenção do recém nascido. Algumas mães referem que os bebês chegam a ficar de 20 a 30 minutos atentos ao móbile que contrasta o preto e o branco e as formas retas com as arredondadas.

Resolvi me arriscar e fiz o móbile de presente para minha sobrinha recém nascida...a querida Izabel!

No mobile original se utiliza uma esfera de plástico , como não achei uma resolvi adaptar essa esfera em forma de bala. Utilizei linha de costura preta para pendurar as imagens que foram realçadas com papel preto e encapadas com contact.



Utilizei este tutorial, aumentei a imagem para recortar as figuras no tamanho adequado:

Quando ficou pronto coloquei em um saquinho caprichado com um mini manual para o presente ficar mais chique...

 
E aqui a pequena treinando sua visão no seu momento de atividade sensorial...muito fofa!!!



Achei uma boa idéia para as gestantes confeccionarem ou para presentearmos um recém nascido querido.

domingo, 28 de outubro de 2012

Buenos Aires para Crianças

Três lugares imperdíveis em Buenos Aires com filhos



Há alguns anos visitei uns amigos e vi as fotos de um zoológico na Argentina muito bonito...e  sonhei pensando que quando tivesse filhos gostaria de levá-los lá. Mês passado tivemos a oportunidade de irmos para Buenos Aires em família...e aquele pensamento se tornou realidade...um presente de Deus pra nós!!!
E neste tempo de estudos sobre animais aqui, nada melhor que visitar um zoo bem bacana!

Visitamos o Temaiken...




Um zoo com uma estrutura maravilhosa, com árvores e plantas lindas, lagos imitando rios e mini cachoeiras, você pode entrar em alguns ambientes e, dependendo da sorte, ver alguns animais bem de perto como canguru, lhama, hipopótamo, araras e morcegos gigantes... alguns pássaros exóticos e outros ficam soltos pelo parque como pavão e cisne. Cada animal preso tem seu ambiente bem desenvolvido.

                                                      



                                                      aquários lindos com tubarões e arraias...
aquários com peixes pequenos, agua viva e piranhas




Praça sensorial


tem uma praça bem bacana ...chamada parque sensorial...lá as crianças passam por algumas experiências sensoriais que os animais passam..





aqui entramos em um túnel e subimos para ver o caminho dos ratos esquilos

Você pode ficar nesta praça com seu filho enquanto aguarda o horário do cinema 360 graus (primeira vez do Jojo em um cinema) o filme é lindo...sobre a criação do universo enfatizando é claro a criação dos animais..

Decidi postar sobre a viagem porque foi muito rica a experiência do Josué ( mesmo com febre de 39 por 4 dias seguidos) ele se divertiu e aprendeu muito, e também porque muitos pais não conhecem o que Buenos Aires tem pra oferecer as crianças. 

Para não sobrecarregar a postagem com tantas fotos, os outros dois lugares vão ficar de surpresa para outros posts... aguardem!

para saber mais ..

http://www.temaiken.com.ar

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Transferindo gelos...


Transferindo com pegador de salada!


Há um tempo  ofereço para o Jojo atividades de pinçar objetos mas ainda não havia obtido muito sucesso as vezes ele pinçava alguns mas não queria continuar até o fim...


 Um dia improvisamos a atividade com água e gelos em formas de números...e fez a diferença!


 
 



Ativamos a concentração, a coordenação motora fina e o movimento de pinça tão importante para a escrita.

         Fazer a atividade com número foi bem bacana pois foi possível brincar de "pescar" o número pedido, fortalecendo a relação com os símbolos numéricos. Com os gelos números laranja a concentração foi total, e a atividade foi repetida até eles derreterem... Também foi jóia para o aprendizado ele poder perceber e observar o "derretimento divertido" colorindo toda a água utilizada.

Ao invés dos gelos você também pode utilizar letras ou números de EVA .








Já havia tentado com conchas, pompons e pinça de plático o que não atraiu  meu pequeno mas derrepente para o seu dá certo.!



sábado, 20 de outubro de 2012

Alimentos de feltro...


Separando...classificando os alimentos e os animais!


Já que estamos trabalhando com os animais...aproveitei meus retalhos de feltro para fazer alimentos para eles.

... ficaram bem primários com relação a costura...mas serviu bem. O feltro realmente é um tecido muito bom para inventar e criar , é macio, fácil de cortar, não desfia, não precisa fazer bainha e o melhor de tudo "gruda" um no outro.





 ... carne vermelha...vegetais, legumes, sementes, frutas ( brócolis e alface, cenouras e sementes)...


 Josué pôde começar a " classificar" os alimentos pelo tipo, bem como separar os animais pelo tipo de alimentos que comem..

Iniciei deixando uma brincadeira mais livre na qual vamos conversando sobre o que cada animal gosta de comer.
















Incentivar a criança a separar ou classificar estimula a organização do pensamento, a linguagem compreensiva  e o raciocínio lógico matemático.





Se você sabe e quer dedicar um tempinho a mais, pode se aventurar a fazer esses aqui com o feltro.... quem sabe um dia eu chego lá...rsss




                                                              muito fofos não? amei...

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Brincando com vassoura!


Varrendo a casa...


             Não sabia que uma vassoura iria fazer tanto sucesso por aqui. Josué já gostava muito de pegar a vassoura grande e sair correndo pela casa, mas não dava pra deixar a brincadeira se estender por muito tempo.

           Agora ele tá realizado com a dele e qualquer sujeirada ele vem correndo ajudar a varrer ou tirar brinquedos de baixo dos móveis. Também  escolhemos roupeiro do quarto para pendurar a vassoura e o rodo assim fica de fácil acesso,  jojo amou poder ele mesmo tirar-los ou pendurá-los ali quando precisa.



Claro que não podia faltar uma atividade bem divertida com nosso novo "brinquedo"...






Além da diversão...pois brincamos de correr atrás das pompons, detalhe ele com a vassoura e eu com o rodo, ativamos a concentração, coordenação movimento mão/olho, percepção de espaço/corpo....

Concluí que poderia ter investido em uma vassourinha há algum tempo!

domingo, 14 de outubro de 2012

Animais domésticos :Caixa sensorial...fazenda!

Caixa sensorial : um brinquedo simples e atrativo!

Animais Domésticos:

    Tem o objetivo de desenvolver a percepção e exploração sensório motora da criança, mas também pode estimular a linguagem quando for montada com um tema atrativo e com significado.


            Pode ser realizada com crianças a partir de 1 ano e meio, claro com muita supervisão, e escolhendo objetos seguros. Sempre tive medo de deixar Jojo brincar com grãos crus , pois poderia colocar na boca, se engasgar etc..mas me arrependo e hoje compensamos o atrasado.


 Dependendo do tema que queira trabalhar pode variar, o tipo de grãos, tipo pedras coloridas...folhas,flores, sementes grandes e pequenas, massas, algodão etc..

Nesta escolhi o tema fazenda para inserir os "animais domésticos" que Deus criou no sexto dia.  Conteúdo principal: milho, palha, massa tingida com corante não tóxico, bichos e alimentos miniatura.

Virou um "faz de conta" bem divertido quando adicionamos alguns tratores e personagens na brincadeira.




                                          ....Bisa Ana pilotando o trator...levando pasto para as vacas...


                                                        ...porcos no lamaçal...


.                                                         .... laçando o cavalo


.... rendeu uma manhã divertida em casa, poi o dia estava ventoso e Jojo resfriado.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Terceiro dia: Letras e sementes


quarto dia da criação.... sementes...

Nesta fase o importante é que a criança seja direcionada a prestar atenção nos sons de cada palavra, aprofundando sua "consciência fonológica"...a associação destes sons com a letra correspondente vai surgindo aos poucos.

Josué está gostando muito de usar a cola...e aproveitamos o assunto atual para praticar isso.




o SSSSS de semente...






mmmm...de milho...


ffffffff...de feijão...




também ativamos a motricidade fina e a coordenação motora...

...ah e não fizemos tudo no mesmo dia!

Sexto dia: A criação dos animais

No sexto dia...

Disse também Deus: produza a terra seres viventes conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez!!!
Gênesis 1:24


Continuando com o nosso estudo da criação chegamos a uma parte muito esperada...a criação dos animais. Quem nos acompanha percebe o quanto Josué gosta de brincar com miniaturas de bichos. E ele ficou muito empolgado com os de feltro.





sábado, 6 de outubro de 2012

Invista nos livros!!!


Os livros e a fala...


 
Quanto mais cedo você começar a ler para se filho melhor!

 
Jojo 5 meses
Quando você compartilha livros com seu filho esta ajudando:

 

No desenvolvimento do seu tempo de atenção, na maior associação das palavras com seu significado ou figura mostrada, no desenvolvimento da percepção auditiva dos sons de cada palavra, na formação de uma seqüência inicio/meio e fim, na formação da narrativa, no aumento do vocabulário compreensivo, no incentivo para aquisição da escrita e da leitura e muito mais.

 

Aos oito meses o livro entrou na rotina do Josué de uma forma mais freqüente, pois todos os dias depois de mamar e tomar o banho da noite sentava com ele para ler. Lia o mesmo livro por um certo período para ele se familiarizar bem com os sons e a seqüência. Foi uma experiência bacana, pois logo ele começou a demonstrar que já conseguia antecipar alguns fatos do livro, e compreender algumas palavras...Esse momento também o ajudava a diminuir o ritmo do dia preparando ele para o soninho.

Até hoje tem que ter história antes de dormir,o que facilita muito pois  em muitos dias é o único motivo animador para ir pra cama...

 

Introduzir o livro na rotina nos ajuda a não esquecermos de lermos para os pequenos todos os dias!!!


                                                         Os preferidos da noite!
                                                             

Dicas para aproveitar o momento:

 

-          na primeira vez de um livro mostre o livro para o seu filho e apenas observe sua reação, tente ver o que mais lhe chama atenção e comente sobre  as imagens !!!

-          imite sons e reações de seu filho ao livro acrescentando palavras novas;

-          ao ler dê muita vida as palavras: mude o tom de voz, fale cochichando, fale grosso , fale fino, gesticule, dramatize...

-          repita muitas vezes e aos poucos vá variando na interpretação;

-          faça seus próprios livros, com fotografias ou imagens..

-          invente suas histórias..

  

 

Não tem problema apenas falar a respeito das gravuras.

Não tem problema mudar as palavras do texto.

Não tem problema colocar o nome do seu filho na estória.

Também não tem problema olhar a última página primeiro  - 

E é claro que não tem problema ver o livro favorito dele muitas e muitas vezes.


Aproveite junto esse momento!!!


ah...meu marido descobriu um programa de incentivo a leitura do banco Itaú... é só se inscrever no site e receber em casa 3 livros da coleção deste ano...já me inscrevi!!!

http://www.itau.com.br/itaucrianca/