sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aproveitando materiais antigos..

Reciclando um jogo de madeira antigo que tinha aproveitei para colar em plaquinhas de madeira adesivos com letras e números....deixo em uma caixinha sempre por perto das atividades para mostrar quando vejo oportunidade.


 
 
Nesta fase de introdução de letras, mostro a letra e faço o seu som para acharmos uma palavra , figura ou objeto que comece com o mesmo. Exemplo.. estávamos com os peixes e animais da água...aproveitei para mostrar o J e perguntar qual animal começa com " JJJJJJ"...se ele não acertar falo a primeira sílaba...Ja... isso mesmo JJJJJacaré ( estendo o som para enfatiza-lo)...colocamos o animal abaixo da letra correspondente.
 
 

 
Foi bom também para classificar e separar os animais pelas tão faladas espécies."cada um segundo a sua espécie"
 
 
Poderiam também ter utilizado os números para colocar a quantidade de peixes correspondente.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Criaçao: fundo do mar

quinto dia:
essa caixa é a preferida...

sensory tub



conteúdo:

-massinha de letras tingidas de azul,
-pompons coloridos,( vocabulário: macios, fofinhos, coloridos)
-várias conchas...tesouros do verão passado( vocabulário: duras, ásperas, lisas, pequenas, pontudas, tortas, arredondada),
-pequenos vidros e colher,
-peixes de plástico miniatura...

trouxe a caixa montada e deixei os peixes para jojo colocar livremente..
sensory tub





...utilizo os vidros para que precise utilizar a colher caso queira enche-los...percebo que jojo ainda não gosta muito de utilizar a colher...prefere usar as mãos...mas Ele já está descobrindo que para potes menores com a colher é mais fácil...prefiro usar vidros também  pois os mesmos fazem um barulho diferente ao colocarmos algo dentro.


Nos vidros montamos juntos "mini aquários" que ele pode "espiar" depois e descobrir o que  há dentro...





Deixei a caixa montada por uma semana, guardada, fica mais fácil para ele repetir a atividade mais vezes.

Quinto dia da criação

Apó desenvolvermos os primeiros dias da criação com mais detalhes e atividades...fiz uma surpresa para o Josué..."coloquei as aves do céu e os peixes do mar" a noite para que pela manhã ele descobrisse a novidade...

Foi bem legal..após espiar seu Feijão deu de cara com várias aves e peixes no quadro de feltro que passou duas semanas apenas com árvores, frutas, etc






Li os verscículos:

E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
Gênesis 1:20-23


Ele se divertiu muito com esses pássaros e peixes...colocou os mesmos várias vezes...pássaros de asas grandes e pequenas...pássaros de asas grandes voam mais alto...e os de asas pequenas voam mais baixo... acrescentamos em seu vocabulário nomes de pássaros: corvo, beija flor, pardal, canário... foi novo também posicionar peixes no fundo e  peixes na beira do mar...



.

sobre este material de feltro você pode ler mais neste post.

Terceiro dia: Sementes de Feijão...

Terceiro dia da criação:

No terceiro dia Deus separou uma grande parte da agua e a transformou em uma parte seca. Foi aí que Ele criou na parte seca as florestas, as árvores e a grama.


Papai teve a idéia de plantar feijão, Jojo ajudou a "esconder os feijões embaixo do algodão e ficamos uns 4 dias esperando as sementes brotarem".

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Organizando material...Colagem e letras

Desde o início do ano temos brincado com letras...fazendo colagens no formato da letra relacionado com o som inicial da palavra..tem sido um jeito divertido de introduzir o alfabeto.





Deixo a colagem um tempo exposta e depois tenho guardado em uma pasta direcionada só para isso .Josué as vezes pede para olhar e consegue retomar o conteúdo...o manuseio fica mais fácil.

Quarto dia da criação:Sol e Lua

Quarto dia da criação....

Sol  e Lua....conversamos sobre a forma crescente da Lua e circular do sol, Josué gostou quando falamos de tamanhos, maior, menor ("solzão e o solzinho")...Fiz uma pista visual para ele colocar por cima, em ordem sempre começando da esquerda para direita...introduzindo uma direção futura da escrita.




... o 'sssss' de sol e o 'l' da lua... introdução de vocabulário: dourado e prateado... deixei uma semana exposto...para lembramos destes sons..






Jojo gostou de amassar o papel alumínio antes de colar...


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Terceiro dia....Atividade da vó...

Falando das flores da Criação...a vó Lídia  se inspirou veio com uma atividade sensorial pronta para o Josué.. um pré anuncio da primavera que chega em um mês...


                                       flores na água!!!




com os animais por perto....eles não ficaram fora dessa!!!


                                            Essa da vó foi uma surpresa pra nós! gostei muito...

To precisando ir pra casa da vó...

Neste mês jojo veio com uma nova: mãe eu preciso ir para casa da vó...eu preciso! porque será?

Quer estimulação sensorial/ prática melhor?

Me lembra muito a minha infância na chacará da minha vó ...gosto de dividir essa experiência com ele...

                                                Explorando com galhos e correndo campo a fora ...

                                                     
                                        

                                           Isso não é areia não...    é  muita casca de arroz...e não deu coçeira!




                                                   
                           Catando natureza...   Achamos essa raiz...que acabamos trazendo pra casa...




 







...indo atrás de galinhas e procurando ovos no galinheiro

















.                                               ...andando sobre um tronco enorme
             



........aprendendo a recolher a isca na pescaria.





Deu pra sair da rotina.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Quarto dia:Escolhendo a Lua



Já havíamos pintado o sol,então escolhemos a menor bola de isopor para fazer a Lua!!! fizemos em dias diferentes...




Josué pôde comparar os tamanhos e pensar um pouco...



                                            E  desta vez, foi muito interessante pintar os braços...




Deus fez o Sol para governar o dia e a Lua para a noite....

Josué tem bastante interesse em saber se já é dia ou se já é noite, ultimamente tem gostado de perguntar isso quando acorda pela manhã. Gosto de abrir a janela para ele analisar o dia: o sol ou a claridade, e  a noite: ver a escuridão e a Lua.

   Difícil é explicar o entardecer...ainda não consegue aceitar que está ficando noite... ou é quase noite...

Arte para o dia dos pais...

Na casa da vó aproveitamos o dia quente e o sol para fazer uma pintura ao ar livre, usando um rolo de plástico e  seus carrinhos...Josué ficou muito concentrado com este rolo. E acho que achou bem diferente usar os carrinhos no meio da tinta.








A melhor parte ainda foi..... explorar a tinta com as mãos...





Usamos o papel pintado para fazer os cartões do dia dos pais: papai e vovô gostaram da arte!









Realizar a limpeza dos materiais também é uma atividade prática muito boa...passamos os materiais na água e usamos a esponja para lavar os carros e a mesinha!!!!