quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Descascando ...

Falando em aves...uma atividade da vida diária deixou Jojo muito concentrado e ocupado!


É interessante completar o ciclo colocando a cascas em algum potinho para jogar no lixo.
Ele se realizou na tarefa...principalmente tendo como prêmio um ovinho delícia...

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Quinto dia: Pintando Pássaro com cotonetes!

Criaçao quarto dia...pássaros do céus!

Achei uma forma interessante de ajudar o Josué a usar a tinta de de uma forma diferente. Com cotonetes e tintas em tubinhos de shampoo ...brindes de hotel...





 .....foi uma ótima maneira de utilizar a tinta para trabalhar motricidade fina...e também coordenação mão/ olho :muito necessária  na hora de pegar mais tinta no tubinho!





                       Jojo teve que se concentrar também para não colocar o cotonete vermelho no tubo verde e vice- versa.







 com o tempo podemos realizar a atividade com mais cores ( mais tubos).  Josué gosta de fazer as coisas de forma rápida..levou 10 minutos para realizar esta pintura, mas neste tempo ficou compenetradíssimo em seu objetivo.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Quinto dia: Cesta sensorial Palha e Pássaros!

Continuando com o tema da Criação do mundo...


"e disse Deus: Voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.. Criou Deus todos os animais Marinhos ...e todas as aves segundo as suas espécies e viu que isso era bom! Gên.1:21-23 E abençoou dizendo: Multiplicai-vos!


Quis também ensinar o Josué sobre

domingo, 2 de setembro de 2012

Brinquedo velho?

Josué ganhou uma "bola do Paraguai" que logo parou de funcionar. Estava quase me desfazendo do brinquedo até que um dia ele começou a desmonta-lo.

 Acabou se tornando uma ótima atividade de raciocínio e motricidade fina, que consegue deixa-lo concentrado por um bom tempo.

Gostou muito de retirar e colocar tampinhas ...







                     .... tentar fazer sequência de cores...





                          ..."contar nos dedos"...
                                     empilhar...



                     fazer filas e mais filas...

 
 
... e me surpreender com um agrupamento de cores e quantidades.
 






   Um brinquedo velho, quase colocado no lixo, pode fazer um grande sucesso!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Quinto dia: "P de peixes"

quinto dia: Peixes do mar!


Ainda estamos aperfeiçoando o movimento de colagem, aproveitei para repetir uma atividade com a letra P ...na semana do quinto dia da Criação: Peixes do mar!!!

Espaguetes de piscina e costura

Achamos no verão estes espaguetes de piscina com furo no meio...eles são bem fáceis de cortar com a faca. Foi ótimos para iniciar a atividade de "costura"... colocando uma cordinha no meio dos pedaços do espaguete... treinando motricidade fina e coordenação mão/olho

Agora Josué já consegue com maior facilidade e por isso coloca todas.  No início desistia no terceiro.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tema céus e mar: Conchas na massa!


Segundo dia da criação...



Tenho oferecido alguns utensílios da cozinha para Josué usar com massinha...o material é bem mais firme.. usar um rolo é bacana pois a criança precisa utilizar as duas mãos juntas no trabalho... neste caso precisei de anti-derrapante embaixo da bandeja .




terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quinto dia...Paulino, o Polvo

Quinto dia a criação: criaturas do mar...

...Com nosso plástico bolha seco...resolvi fazer uma criatura do oceano...jojo colou os olhinhos e nos divertimos com a história do POLVO PAULINO e sua letra preferida...a letra P!



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tinta com bolhas!!!





Tinha guardado plástico bolha para alguma atividade...eis que chegou a hora!!! usamos apenas duas cores para observar o efeito da mistura...



Claro que Jojo não perdeu a oportunidade para estourar muitas bolhas agora coloridas!!





            

 Todos os comentários serão muito bem vindos.... caso você realize alguma destas atividades com seus filhos, alunos ou pacientes não deixe de relatar sua experiência no espaço dos comentários também!!!


domingo, 26 de agosto de 2012

Águas e mar: Servindo "água do mar"

Terceiro dia da criação: Separação das águas... e da terra!


Atividades de servir...derramando líquidos de um recipiente para o outro ajudam a criança em sua concentração, coordenação mão/olho, motricidade ampla e fina...


Misturei um pouco de tinta têmpera azul na água para ficar mais interessante...jojo mesmo perguntou...Mãe... azul igual o mar?  fiquei feliz com a associação dele, mesmo que eu não tinha pensado nisso...

A bagunça ainda é grande...primeiro ele gosta de colocar a mão dentro da água dar uma lambuzada...deixo ele explorar ( claro que fico perto)...  ofereço a esponja para secar a bandeja  ...

e agora...vamos encher o outro copo?


Tempo da atividade 10 a 15 minutos...

A  intenção é que vá aumentando este tempo de concentração...a tendência é que com a prática e a aquisição da habilidade motora o interesse aumente.

Esta atividade pode ser iniciada com crianças de 15 meses...claro adaptando o tamanho dos copos...e utilizando água mesmo para não haver perigo de ingerir...









                                        ....isso é o que sobrou de líquido no copo!!!!


                      

Livros à vista!!!


Nesta semana como o assunto tem sido peixes e fundo do mar...juntei todos os livros que Jojo tem sobre este assunto e coloquei em uma cesta...deixando a disposição no "cantinho"... Até me impressionei não sabia que ja tinha tanto sobre peixes, aos poucos já da pra ir organizando e montando nossa mini biblioteca dividida por temas!




Foi bom deixar os livros a disposição para ele folhar ou pedir que contassemos o livro de seu interesse, mas dentro do que estamos "estudando". Assim podemos ir acrescentando palavras novas dentro do contexto de uma história.
 
 
 
 Um deles tinha quebra cabeça...para iniciar com este tipo de atividade você vai mostrando o lugar onde a peça se encaixa para a criança encaixar...logo logo a criança mesmo já vai encontrando e gostando de montar sozinha..
 
 
 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Quarto dia:Criaturas do oceano!

Quarto dia da criação

"Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas..."Gênesis 1:21.

Já que não tínhamos as miniaturas de muitos animais marinhos...precisamos cria-los...nada melhor que muita massinha colorida e "olhos esbugalhados" como fala o mister maker...






Neste dia tínhamos a visita da prima Aninha e aproveitamos para fazer uma atividade em grupo.

... entrei na brincadeira dei início ao polvo fazendo a cabeça...pedi para que eles fizessem os braços...e fiz o cavalo marinho.Estendendo o vocabulário marinho falamos em Lula,estrela do mar, arraia, caranguejo, tubarão,enguias...

Aninha gostou de fazer seres compridos e Jojo gostou de fazer os peixes pequenininhos. A maior alegria foi a de colocar os olhos...gostaram muito!!

Aproveitando materiais antigos..

Reciclando um jogo de madeira antigo que tinha aproveitei para colar em plaquinhas de madeira adesivos com letras e números....deixo em uma caixinha sempre por perto das atividades para mostrar quando vejo oportunidade.


 
 
Nesta fase de introdução de letras, mostro a letra e faço o seu som para acharmos uma palavra , figura ou objeto que comece com o mesmo. Exemplo.. estávamos com os peixes e animais da água...aproveitei para mostrar o J e perguntar qual animal começa com " JJJJJJ"...se ele não acertar falo a primeira sílaba...Ja... isso mesmo JJJJJacaré ( estendo o som para enfatiza-lo)...colocamos o animal abaixo da letra correspondente.
 
 

 
Foi bom também para classificar e separar os animais pelas tão faladas espécies."cada um segundo a sua espécie"
 
 
Poderiam também ter utilizado os números para colocar a quantidade de peixes correspondente.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Criaçao: fundo do mar

quinto dia:
essa caixa é a preferida...

sensory tub



conteúdo:

-massinha de letras tingidas de azul,
-pompons coloridos,( vocabulário: macios, fofinhos, coloridos)
-várias conchas...tesouros do verão passado( vocabulário: duras, ásperas, lisas, pequenas, pontudas, tortas, arredondada),
-pequenos vidros e colher,
-peixes de plástico miniatura...

trouxe a caixa montada e deixei os peixes para jojo colocar livremente..
sensory tub





...utilizo os vidros para que precise utilizar a colher caso queira enche-los...percebo que jojo ainda não gosta muito de utilizar a colher...prefere usar as mãos...mas Ele já está descobrindo que para potes menores com a colher é mais fácil...prefiro usar vidros também  pois os mesmos fazem um barulho diferente ao colocarmos algo dentro.


Nos vidros montamos juntos "mini aquários" que ele pode "espiar" depois e descobrir o que  há dentro...





Deixei a caixa montada por uma semana, guardada, fica mais fácil para ele repetir a atividade mais vezes.