siga nosso intagram para atividades de educação clássica!
O ensino informal em atividades da vida diária!
É bem perceptível na criança de dois anos em diante a vontade de imitar os adultos ao seu redor e participar da vida comum. O que elas mais amam fazer nesta fase? escovar os dentes, pentear o cabelo, tirar e colocar roupas, lavar louça, dar banho em bonecas, mexer panelinhas, servir água e por aí vai...
É nestas atividades que boa parte do ensino deve ser dado...de maneira espontânea pelos pais acrescentando informações importantes que aumentem a compreensão da criança. Por exemplo comentar sobre sabores, consistências (liquido, pastoso, solido), cores, forma, tamanho, quantidade e cheiro dos temperos, frutas e outros alimentos que forem manejando na cozinha traz ao conhecimento da criança muitos conceitos lógicos importantes.
Ao realizar atividades diárias a criança se concentra para completar seqüencia de ações sozinha, ela precisa ter aprendido a mesma pela observação. Esta observação pode ocorrer informalmente no dia a dia, ou muitas vezes podemos intencionalmente mostrar como fazemos antes da criança realizar. O modelo precisa ser dado em algum momento.
Vou colocar aqui o resumo da ultimo semestre o segundo ano ( 2-3 anos) de minha pequena, foi um ano que consistiu principalmente em tarefas da vida diária. Fui separando pelos meses e pude perceber que algumas atividades vão se repetindo de maneiras diferentes. Fiz algumas atividades com materiais diferentes do cotidiano de casa, são sugestões de adaptações de materiais que ja tinha para faixa etária dela.
2 anos e 5 meses:
Primeiras experiências com ralador, rala pouca quantidade pela coordenação mas ja realiza os movimentos necessários para a ação que vão aos poucos se aperfeiçoando;
Consegue selecionar e agrupar talheres pela semelhança de tamanho e forma, e mantém a exploração de objetos, com curiosidade e muitas perguntas; este é um ótimo momento de ir acrescentando palavras novas ao vocabulário.
selecionando massa por semelhança de forma e cor...mas principalmente treinando movimento de pinça, estas massas são fáceis de fazer tendo diferentes tipos tingimos com álcool gel e corante alimentício.
|
seleção e comparação de forma e cor com tangrans |
Explorando tinta no espelho e rosto.
|
explorando imagem e pintura de espelho e rosto |
Explorando tinta na areia e corpo;
|
iniciando treino de equilíbrio com bike sem pedais |
|
tinta ao ar livre |
2 anos e 6 meses...
Transferindo grãos e água
Cortando maçãs para acompanhar a receita do bolo
Seguindo traços e moldes com caneta carimbo
|
Explorando sua pia de brincadeira... repetindo as sequências com grãos
|
|
Pintando com moldes para referência de limite...folhas |
2 anos e 7 meses
|
Sequência de limpeza com spray e pano |
|
concentração total na limpeza |
Brincando sobre a história do bebê móises...de mamãe à princesa... após a histórias fizemos muitos teatros...e muitos bebês foram conhecidos nestas histórias..bebê Isaque, bebês gêmeos Esaú e Jacó, bebê Samuel, bebê Jesus...
|
bebê na cesta |
|
princesa encontra bebê no rio |
|
felicidade da princesa e seu bebê |
|
amassando papel crepom, faezndo bolinhas |
|
fazendo seu primeiro suco de limão
|
|
movimento de girar para espremer...conseguiu um pouco de suco sozinha
|
mexer |
|
história de Jacó e Leia... |
|
|
pintando bolinhas que confeccionamos com massa de sal |
|
continuando a sequência de limpeza após pintura de espelho |
|
encerrando a limpeza após pintura |
|
explorando e organizando conchas por semelhança... igual, diferentes, mesma cor, mesma forma, áspera lisa, pontuda, arredondada ...muito vocabulário a ser acrescentado nesta exploração |
2 anos e 8 meses
|
sequência de corta tiras com tesoura e limpa retalhos com escova e pá |
|
preparando a história do rio Jordão e a cidade de jericó |
|
muralhas de Jericó |
|
sequência de bolo ... |
|
untando formas |
|
história bebê Isaque e mamãe Sara |
|
Sara na tenda que Abraão construiu |
|
mais tesoura...cortando tiras.. |
|
separando conchas por semelhança com pinça |
|
sequência de bolo de banana |
|
fatiando a banana |
|
untando forams |
|
transferindo a massa |
|
mais suco de limão |
|
transferindo suco para jarra |
|
tentando colocar a fralda na boneca |
|
limpando com vassoura em pano... |
|
explorando a farinha |
|
preparando a massa |
|
sovando massa |
|
aguando plantas... |
|
corda no buraco... |
|
fazendo sequência de cores... |
|
sequencia de conchas em linha horizontal |
|
pintando mapas com hidrocor preto |
|
inspirada por seus traços sai o primeiro desenho de pessoa |
|
face com conchas |
|
encaixes e nomes de insetos |
|
cortando tiras de papel...tesoura, bandeja e papéis no armário de livre acesso |
2 anos e 9 meses
|
esticando colcha |
|
organizando almofadas |
|
desta vez a história era sobre Jesus e Pedro no Mar |
|
outono folhas e pedras |
|
encontrando os tons de cores |
|
contando cubos com pinça |
|
pareando quantidades |
|
desenhando as formas |
|
organizando roupinhas de bonecas |
|
criando com cubos |
|
montando vaso de flores |
|
aguando com spray |
|
apagando formas com spray e pano |
|
Achamos este kit limpeza kids no uruguai, gostei que fica tudo pronto e organizado para o uso |
|
testando aspiradores no tapete |
|
na hora de guardar camisas aproveitamos para abotoar |
|
aprendendo a dobrar com panos quadrados |
|
fiz as marcas dos panos de referência para a dobra com tinta cola |
|
criando novas cores |
|
quantidades e sementes |
|
A bola deixo alguns meses a disposição pela casa..Giovi mesma inventa os exercícios com ela.
Ótimo exercício de equilíbrio e concentração |
|
livre de barro e pedras...concentrada em separar um pouco de barro para cada pedra: processando quantidades... |
|
limpeza do barro seco... |
|
dobrando |
|
sequência da receita de panqueca |
|
sequencia da preparação da cenoura...tempero... |
|
bolo de banana |
|
observação e treino com o espremedor |
|
preparando as camadas da lasanha...organizando o recheio ...esquerda pra direita, cima para baixo |
|
palito para corpo e frutas para cabeça |
|
criando fazes com frutas |
|
utilizando o espremedor elétrico... |
2 anos e 10 meses
|
no dia a dia quer estudar como o mano, então tenho um livro de quantidades para ela pintar e ir contar..."os colegas ficam trocando borrachas"... |
|
misturando cores criando formas |
|
usando o mixer para panqueca |
|
ja move livremente a torre pela cozinha, gosta de abrir, fechar selecionar
números no microondas |
|
amando desenhar pessoas, descobrindo que pode expressar sentimentos pelas formas das faces |
É muito importante deixar folhas e lápis em um lugar perto da mesa para que a criança tenha acesso e possa desenhar quando se sente inspirada. Colhemos muito frutos de fazermos isso aqui. Dá mais trabalho por termos que ensinar bem onde a caneta deve riscar mas vale a pena... e já serve de teste de obediência.
|
formando face/corpo com massa |
2 anos e 11 meses
|
recorte livre de folha A4 |
|
associando quantidade a números |
|
usando a régua para fazer formas com pedras |
|
contagem de pedras como a ajuda do dado |
|
uso do dado para represntar as pedras |
|
contagem de pedras colocando as no quadro da esquerda para direita e de cima para baixo |
|
aprimorando o desenho pessoa
|
|
Giovi tirando fotos do quarto |
|
Giovi tirando fotos de sua cozinha |
|
desenho de família |
Muito bacana a evolução dela! Que belo registro de desenvolvimento!
ResponderExcluirEstou impressionada, vc é muito gênio! obrigada por compartilhar tantas ideias lindas!
ResponderExcluir