Neste capítulo a autora conta uma história fictícia de uma menina nômade e sua aventura em encontrar comida e ajudar sua mãe. assim a criança vai gostando do capítulo e conhecendo mais sobre o povo.
Os nômades mudavam-se constantemente em busca de alimento. Viviam das plantas e frutas que encontravam no lugar que estavam e das caças de animais,assim que a provisão terminasse eles tinham que se mudar novamente.
Nômades se tornam fazendeiros na Fértil crescente:
Grupos de nômades encontraram uma terra fértil que ficava entre os rios Tigre e Eufrates, ali havia abundância de água. Neste lugar alguns aprenderam que se plantassem sementes na terra poderiam cultivar sua própria alimentação e que criar animais era bem mais fácil que caça-los.
Aula individual: leitura do texto, narrativa,note booking e estudo dos mapas.
Depois de ouvir o capítulo em português, vou traduzindo na hora e contando a história, Josué realiza a narrativa do que lembra e vai ditando para que eu escreva na pagina de notebooking correspondente. Vou escrevendo em letra de forma minúscula para ele poder ler depois.
On line consegue-se baixar páginas de notebooking para Story of the world Volume 1 créditos ao blog Tending our Lord Garden!
Pintou em verde a região fértil crescente os rios Tigre e Eufrates e os mares Mediterrâneo e Cáspio e Golfo Pérsico. Procuramos no globo e mapas atuais estas regiões...assim vamos fazendo a geografia junto...:)
Este é o desenho de um Shaduf que Josué pintou uma das primeiras invenções para a irrigação dos primeiros fazendeiros, quem sabe fazemos a maquete ainda...
Em nossa aula em grupo conversamos sobre:
- revisão do capítulo, contam e comentam o que lembram, ajudamos com alguns "prompts" para lembrarem do assunto.
-tipo de casa: tendas ou cavernas
-vestimenta: pele animais;
-alimentos: répteis ou qualquer animal que caçassem, raízes sementes.
- arte rupestre: como faziam as tintas na época e que ferramentas usavam para pintar;
Em nossa atividade pintamos arte rupestre em papel pardo e em um papel amassado.
Materiais papel ofício, aquarela, e tempera.
1) amassar o papel e desamassar
2) com esponja na aquarela e água fazer um fundo suave
3) com pincel e tinta preta desenhar algum desenho rupestre visto na semana.
para o trabalho de arte e complemento usamos dois livros:
Arte Para Crianças
Para acompanhar melhor nossos estudos confira a página:
Aprendendo história ( link)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.