Natal e Halleluia de G.F.Handel

Aprendendo sobre O Messias : G.F.Handel


    Gosto muito de montar um pequeno presépio com as crianças no início de dezembro, monto ao alcance delas então podem sempre brincar com o mesmo reposicionando como quizerem e recriando a história quando quizerem. Gosto das luzes que vemos na cidade neste mês... me lembram de Jesus: a luz do mundo!



  Nesta época do ano podemos ficar apenas com a imagem de um bebê  que nasceu em um lugar inapropriado com poucas condições. Mas na verdade estamos falando Daquele que era, que é e que há de vir. Estamos ouvindo sobre o Alfa e Omega, o Começo e o Fim, o Filho do homem, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!!!


   Lembrei da composição de George Frideric Handel que, certamente com inspiração do alto, compôs uma música que expressa muito o que quero dizer. Em uma música só ele fala das muitas profecias cumpridas em Jesus O Messias! Reflete sobre Seu nascimento, Sua morte e Sua ressurreição e exaltação!


   Esta música "O Messias" é um oratório, uma opera com tema cristão. O Messias é o oratório mais famoso composto por Handel, formado por vários textos bíblicos.

O mesmo é dividido em temas

1) Nascimento de Cristo
2) Morte de cristo
3) Ressurreição e exaltação de cristo



    A música é formada por sinfonia da orquestra (como no overture que é a introdução, onde só a orquestra toca),   recitações como se fosse uma fala cantada (um solista cita outro responde, complementa), árias que são solos cantados e coro de muitas vozes cantando junto.

     O coros neste oratório pode assumir vários papéis como o de um conjunto de anjos louvando, de comentaristas da história, e também o de vozes para louvar ao Senhor no estilo simplesmente magnífico de Handel como no trecho mais conhecido halleluia.



Coloco aqui algumas idéias, de análise e atividade de percepção auditiva de alguns trechos que podem ser feitas em casa. Você pode ouvir todo o oratório neste link  que contém todos os 37 trechos e criar suas atividades também.

1) Sinfonia inicial



     Na sinfonia introdutória, instrumental, podemos perceber duas partes, parte A ( grave,  que é tocada duas vezes) e parte B ( introduzida por oboés e violinos). Por isso pode-se dizer que tem um formato AAB. Ouvindo com a criança podemos pedir para ela identificar quando o trecho A se repete. E no trecho B para ela perceber Oboés e Violinos. Procurar antes o que são estes instrumentos e o seus sons, caso ela não saiba.

2)  Recitação e Coro: nascimento de Jesus!




Antes de ouvir explicar novamente o que é recitação no canto: alguém que fala cantando, fala cantada.
Como o trecho cantado é uma linda parte da história onde os anjos anunciam o nascimento do Senhor é interessante ler na bíblia cada versículo indicado durante a música dando pausa ou antes para a criança entender o significado.( Já que a música é cantada em inglês) O texto é de Lucas capítulo 2.

Recitativo: 

There were shepherds

Pifa (Sinfonia pastorale)
Recitative (Soprano) There were shepherds abiding in the field, keeping watch over their flocks by night. (Lucas 2 : 8)
Accompagnato (Soprano) And lo, the angel of the Lord came upon them, and the glory of the Lord shone round about them, and they were sore afraid. (Lucas 2 : 9)
Recitative (Soprano) And the angel said unto them: Fear not, for behold, I bring you good tidings of great joy, which shall be to all people. For unto you is born this day in the city of David a Savior, which is Christ the Lord. (Lucas 2 : 10-11)
Accompagnato (Soprano) And suddenly there was with the angel, a multitude of the heavenly host, praising God, and saying: (Lucas 2 : l3)



Coro


 Além do famoso coro  hallelujah, Glory to God é um magnífico exemplo dos estilo de coro de Handel. Neste coro os anjos estão cantando em um ritmo brilhante de marcha. Mostrar diferença do ritmo do solo para o do coro.

Glory to God Glory to God in the highest, and peace on earth, good will towards men. (Lucas 2 : 14)





As árias incluem “Every Valley Shall Be Exalted,” “O Daughter of Zion,” and “The People That Walked in Darkness,” refletem muito o estilo barroco de compor.  A famosa forma ABA, duas partes que se interpoem repetindo a primeira parte no final.



3) Ária 

A Ária é é uma música cantada por uma pessoa só, Solo Cantado. Diferente do recitativo que é uma fala cantada.

Rejoice Greatly

Ler zacarias 9:9-10 ouvir a música percebendo os acorde triunfantes e arpejos que expressam a alegria dos que crêem na inda do Messias. Identificar a repetição dos trecho A no final. Neste trecho também ouvimos o estilo barroco que pintava uma cena apenas com um som, com a textura do som de vozes e acordes podemos criar uma imagem em nossa mente.

 Rejoice greatly, O daughter of Zion; shout, O daughter of Jerusalem! Behold, thy King cometh unto thee; He is the righteous Savior, and He shall speak peace unto the heathen. (Zacarias 9 : 9-10)






A :Rejoice greatly, ( linha melódica asceendente)
    O daughter of Zion , ( soprano )
    O daughter of Jerusalem, (violino).
     behold, thy King cometh unto thee.

B He is the righteous Saviour and he shall (devagar e lírico em sol menor)
     peace unto the heathen.

A  Rejoice greatly . . .repetição da parte A com novação elaborações de melodia, longos arranjos em "rejoice".

Zacarias 9:9-10



4) Coro Hallelujah! 

Me emociono ao ouvir os coros e imaginar milhares e milhares de anjos adorando e adorando eternamente! Imagino a realidade celestial na volta do trono do Senhor! Glória seja a Deus!


Antes de ouvir leia Apocalípse 19:6, 11:15, 19:16


Falar a letra da música em inglês e traduzir para a criança... ouvir junto e cantar junto!!!

For the Lord God Omnipotent reigneth. (Revelation 19 : 6)
The kingdom of this world is become the kingdom of our Lord, and of His Christ; and He shall reign for ever and ever. (Revelation 11 : 15)
King of Kings, and Lord of Lords. (Revelation 19 : 16) Hallelujah!


Por que o Senhor Deus Onipotente reina! (Apocalípse 19:6)
O reino deste mundo se torna o reino do Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará pra sempre e sempre, (Apocalipse 11:15)
Rei dos reis, e Senhor dos Senhores (Apocalipse 19:16)


Neste quadro abaixo temos a análse auditiva minunciosa de cada minuto do coro Halleluja! Você pode clicar para ampliar caso fique difícil de ler pois acabei digitando em uma letra pequena.


Para ouvir:



    Uma ideía interessante é montar o presépio ouvindo este coro, falar para as crianças um pouquinho de todas as partes da Vida de Cristo,  onde ele está hoje e onde estará para sempre! 

   Ele está exaltado a direita de Deus pai, reina sobre tudo e espera até que todos os inimigos sejam colocados debaixo dos seus pés. Voltará para buscar aqueles que tem o coração e vida totalmente Dele. E reinaremos com Ele em Glória para sempre!!!! ALELUIA!!!











Nossos outros estudos sobre handel: Vida de Handel e a Percepção auditiva e a Música das Águas;




Fonte:
http://www.wwnorton.com/college/music/listeninglab/shared/listening_guides/handel_messiah.pdf

Um comentário:

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.