Desenvolvimento de Linguagem





Desenvolvimento e estimulação da linguagem de seu filho




     A linguagem compreensiva ou receptiva começa bem antes da expressiva, a criança entende o nome das pessoas e objetos bem antes de pronuncia-los. Esse desenvolvimento de compreensão é básico e dele depende o desenvolvimento da fala.


   A seguir vou descrever alguns marcos básicos para um maior entendimento do desenvolvimento da comunicação. É importante ressaltar que existe uma variação individual muito grande nesta aquisição, estes marcos são estabelecidos a partir de uma média da população e não são suficientes para diagnóstico de uma desordem ou atraso.



0-6 meses:





     Nos primeiros 6 meses a crianças irá iniciar a emissão de suas primeiras vocalizações quando está brincando ou como resposta aos sons que emitimos para ela. Essas vocalizações podem ser de prolongamentos de vogais ou de repetições silábicas. Nesta idade as crianças reagem aos estímulos auditivos e vozes, localizam a fonte sonora e respondem aos sons. Elas podem ficar quietas ou silenciar ao ouvirem a voz de alguém, podem sorrir ou balbuciar tentando imitar os sons que ouvem.

      Para o estimulo precoce da habilidade comunicativa, é importante segurar o bebê de frente para você para que ele fique face a face, usando muitas mudanças de entonação da voz, frases curtas e linguagem simplificada.



É uma ótima fase para:

-          iniciar a troca de turnos...você produz um som e espera a resposta de seu bebê, após a resposta dele você repete a brincadeira.

-         Iniciar a introdução de canções curtas e simples;

-         Iniciar a leitura de livros curtos e simples, o bebê pode apenas escutar sua voz na leitura..aos poucos vai se familiarizando com as frases principalmente se possuírem rimas e sons onomatopéicos ( muuu, brrr, zzzz, auau).

-         Iniciar contato com imagens no papel, nos primeiros meses a criança gosta de bastante contraste se for preto e branco melhor...






links de mais atividades que podem ser feitas neste período:




7 a 12 meses

                                                        



       Entre os 7 e 12 meses, a criança pode iniciar a abanar para o “tchauzinho”, gritas ou vocalizar chamando o outro para interação e atenção, jogar beijo, apontar para o que quer.. começa a localizar pessoas, objetos ou partes do corpo quando perguntamos. E também demonstra aumentar o entendimento com relação a rotinas, antecipando situações como por exemplo “chorar quando vê a mãe pegar a bolsa”.

      As primeiras palavras geralmente aparecem perto do primeiro ano. Essas primeiras palavras estão relacionadas a pessoas ou substantivos. Para isso pode utilizar a repetição silábica como “mama” ou “papa”.




Nesta etapa é importante você:

-          Encorajar a emissão de sons  e interação através de imitação do balbucio que emite ou de suas ações ao brincar... a imitação é uma boa maneira de iniciar a troca de turnos;

-         Expandir os sons emitidos para  palavras; Ex Se a criança diz “ma” você pode responder “mamãe” ou “mamãe ta aqui”.

-         Falar freqüentemente sobre a rotina diária usando poucas palavras em cada vez. Ex... Hora do banho vamos tomar banho...que banho gostoso!

-         Introduzir gestos e sinais para aumentar capacidade comunicativa ...por exemplo você está com fome..colocar a mão na barriga ou fazer sinal com os dedos indicando o comer.

clique para mais atividades deste período:









12 meses:



     Aos doze meses as crianças podem emitir 3-5 palavras, reconhecer seu nome, atender a ordens simples como localizar partes do corpo, pessoas objetos e ações.




    Neste estágio é benéfico nomear os itens freqüentemente principalmente quando a criança aponta para algo ou mostra interesse em algum objeto ou ação ...Nomeie utilizando uma ou duas palavras Ex... Um cachorro você viu um cachorro.. ou olha um auau...





     Se a criança está alcançando algo de sua mão como a mamadeira..brevemente segure o objeto e nomeie antes de dar para a criança.

E Continue a:


- Usar livros... Principalmente que contenham imagens reais ou fotografias.

- Encorajar a emissão de sons e troca de turnos.

  







18 meses




             Nesta fase a criança já emite mais palavras podendo alcançar em média 10-20 palavras, reconhecer bem pessoas familiares, figuras e objetos, iniciar o uso de combinações de duas palavras, fazer pedidos verbalmente, apontar, utilizar gestos, seguir comandos simples, imitar ações simples,  tentar imitar melodias cantar alguns trechos musicais..


Para incentivar a capacidade comunicativa você pode:

  

-          Continuar o uso de canções familiares ou rimas infantis;

-          Pode modificar músicas, utilizando melodias conhecidas para incluir situações de rotina criando suas próprias canções...

-          Usar linguagem simples e clara e imitar seu filho em ações e sons;

-          Continuar a fornecer o modelo correto de fala...Expandindo as palavras que seu filho emitir.

-          Usar muita linguagem durante seu dia, explicando o que você está fazendo, escutando, vendo ou sentindo.

-          Não esqueça de elogiar seu filho nos seus esforços em se comunicar.

para mais atividades acesse:



2 anos


        A criança compreende perguntas simples, direções e comandos. Pode identificar ações e atividades familiares em figuras.Em sua expressão usa duas palavras juntas podendo ter um aumento para e palavras em uma frase. Começa a referir a si mesmos pelo nome, nomeiam figuras, usa frases negativas e o não com freqüência e adquire o uso do /s/ no final das palavras para o plural. O vocabulário da criança pode pular para 300 palavras neste ano.


Para estimular o desenvolvimento da linguagem será de grande ajuda:



- Repetir novas palavras freqüentemente. Por exemplo durante a rotina: “ suco..olha seu suco..” “suco de laranja delicioso”.

- Use gestos e entonações para enfatizar a informação.

- Falar sobre o que está fazendo durante sua rotina e inicie conversação simples.

- Utilizar questões para estimular pensamentos e raciocínios novos;

- Utilizar questões abertas para conseguir respostas mais desenvolvidas como: Qual livro vai ler agora? Quem você viu no passeio? Ao invés de usar perguntas fechadas como: foi bom o passeio? Você viu a vovó? Essas peguntas acaba, promovendo respostas como sim/não.



        É inteligente limitar o uso e a freqüência na realização de perguntas. Muitas questões podem frustrar a crianças pois não conseguirá se organizar na formulação da resposta e acabará ficando sem responder. Dê a criança tempo para responder. Esperar alguns minutos permite a criança processar a informação e formular uma resposta melhor.



           Livros simples e coloridos usados repetidamente incentivam a criança na aquisição de vocabulário e identificação de figuras. Quando as crianças escutam frases repetidas vezes junto aos livros, elas podem começar a antecipar e verbalizar completando as mesmas.


30 meses



              Aos dois anos e meio a criança pode ter um vocabulário de 450 palavras. Ela é capaz de fornecer seu primeiro nome, inicia os uso de formas gramaticais mais complexas.. a ordem das aquisições gramaticais é quase previsível.

Uso do presente progressivo fazendo, cantando, brincando.
No, em
/S/ uso do plural regularmente;
Alguns usos de verbos no passado ( fui, fiz)
Artigos a , as , os..
Uso de pronomes possessivos.

O uso de conceitos como grande/ pequeno torna-se regular, bem como o uso de questões onde, quem, qual, quantos.

Nesta fase é importante usar frases curtas modulando verbos no presente, passado e futuro para a aquisição deste uso. Manter a leitura repetitiva de livros incentivando a criança a contar o que vai acontecer e responder perguntas simples sobre a história.



3 anos




              Aos 3 anos a criança pode ter um vocabulário de 1000 palavras e criar sentenças de 3-4 palavras. As sentenças podem consistir do uso de sujeito e verbo. Em sua compreensão atendem a dois comandos em seqüência e falam bem sobre o tempo presente.


        É importante continuar encorajando o desenvolvimento do vocabulário. Você pode descrever o que está fazendo no seu dia a dia usando frases de 4-5 palavras. Expandir tópicos de conversação o máximo possível. Crianças respondem a perguntas como onde, quando, quem...com facilidade.

             Brinque com a criança como se fosse uma criança também! Estar envolvido com a brincadeira da criança facilita o modelamento de sua linguagem ajudando na seqüência e organização da mesma. Proporcionar brincadeiras com outras crianças é uma ótima maneira de estimular habilidades sociais e de linguagem.



A criança pode não ter todos os fonemas bem articulados nesta idade, entretanto sua fala já deve ser inteligível para família e estranhos. Dê uma olhada na tabela da idade de aquisição de fonemas:



/p/,/b/,/t/,/d/,/m/,/n/............1 ano e 6 meses

 /k/(ex. casa), /g/...................1 ano e 8 meses

 /f/, /v/ ..............................1 ano e 8 meses

 /s/, /z/, /j/......................... 2 anos e 6 meses

 /ch/..................................2 anos e10 meses

 /l/.....................................3 anos

 /R/ ( ex. rato)...............................3 anos e 5 meses

 /r/  ( ex.barata).............................4 anos e 2 meses

/r/ (ex,prato)..................5 anos



           Esta tabela mostra o prazo máximo de aquisição. Há uma variação individual muito grande na aquisição dos fonemas, existem crianças muito precoces e outras que demoram mais, mas todas devem estar dentro do intervalo de normalidade.

4 anos




Na idade de 4 anos a criança começa a formular e fazer muitas perguntas. Começa a utilizar frases mais complexas com verbos auxiliares e vários pronomes.  Compreende a maioria de questões sobre seu ambiente. Nesta idade as crianças conseguem lembrar e contar eventos ou histórias recentes.

Para estimulo de linguagem:

Continue investindo na expansão do vocabulário através de histórias e conversação na rotina.Você pode utilizar frases longas em sua comunicação diária com seu filho bem como ler histórias longas.

É interessante também realizar atividades de separação e classificação de objetos como animais, roupas e comidas. Deixe seu filho ajudá-la na lavanderia categorizando as roupas talvez baseado em cores ou tipo de roupa ( calça, camiseta manga curta, regata, bermuda..).



Os sons da fala ainda não estarão perfeitos ainda você necessita continuar fornecendo o modelo correto. Quando seu filho falar algo errado, por troca, omissão, substituição ou repetição de fonemas...apenas forneça o modelo falando a palavra correta...

por exemplo...

-          Eu vi uma balata... 

-          Você viu uma barata... uma barata ( não repita a emissão incorreta da criança apenas forneça o modelo correto com mais entonação)



5 anos



Na idade de 5 anos a criança é capaz de definir claramente os objetos e suas funções, identificar conceitos espaciais como sobre, atrás, utiliza sentenças de 5 a 6 palavras consistentemente, entende oposições e usa diferentes conjugações verbais ( passado, presente, futuro).

Em sua fala adquiriu a maioria dos fonemas com exceção do encontro consonantal ( pra, tra,cra..) que ainda pode estar em processo de emissão.

Como estímulo:



É importante ouvir com atenção seu filho quando ele fala com você. Encoraje-o a compartilhar sentimentos, idéias e pensamentos. Tente desenvolver e manter a conversação. Comente freqüentemente sobre o que você acha que seu filho está sentindo ou pensando, o que pode ajudá-lo a expressar-se com mais facilidade. Você pode utilizar um vocabulário vasto e desenvolvido quando falar com a criança, ajudando-a a desenvolver sua linguagem de forma ampla.


       






5 comentários:

  1. Ei! Adorei o blog!

    Meu bebê já fala bastante coisinhas, rs. Gostei muito das dicas.

    Beijo!

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  2. Muito lindo seu blog, meu filho tem fenda palatina, faço exatamente isso que vc disse acima, ele acabou de fazer 1 ano, espero conseguir bastante resultado! beeijos

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  3. Que bom...Deus abençoe a vida de vcs!!! e toda a tua jornada de mãe...a disposição!!!

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  4. olá!estou fazendo uma pesquisa e preciso de atividades com crianças de 0 a 1 ano;vc pode me ajudar?
    sou grata pela atenção

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  5. Oi.....pesquise assim : montessori baby activities .....pode tentar ver as imagens que aparecerem.....vai ajudar muito...bjs

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