Ciências em educação clássica: Desenvolvendo um olhar questionador!
Fonte: Suzan W.B. The Well Trained Mind 4.ed.Objetivos para o estágio gramatical:
O estágio gramatical é o período em que a criança está formando a base do conhecimento e adquirindo as ferramentas básicas da aprendizagem através do recebimento de informações e associação destas informações umas com as outras. Este período tem seu pico dos 6 aos 9 anos, do primeiro ao quarto ano fundamental. ( mais sobre educação clássica?)
Neste período um dos objetivos do estudo de ciência é explorar e conhecer o mundo que nos cerca, recebendo informações básicas por exemplo sobre anatomia e funções do corpo humano, o movimento dos planetas, posição das estrelas modo de interação dos átomos... Mas existem duas atitudes muito importantes que nós pais devemos cultivar nos filhos para o estudo de ciências nesta fase:
1) senso de deslumbramento com a ciência que nos cerca;
2) compromisso de olhar mais atentamente para o ambiente ao nosso redor;
O propósito maior do estudo de ciências no período gramatical não é apenas acúmulo de informações mas o início do desenvolvimento de um ponto de vista científico.
E o modo científico de ver o mundo, o ponto de vista científico é o "olhar questionador".
Aristoteles, um dos primeiros cientistas, começou a biologia perguntando pelo simples:
Porque as coisas crescem?
Porque a semente se transforma em uma árvore?
Aristóteles estava deslumbrado com o mundo ao seu redor então ele tentou buscar explicações.
Este é a forma que os estudantes precisam aprender a pensar neste estágio gramatical. Para isso nós pais devemos passar os textos das enciclopédias com as informações básicas sobre o universo e também usar estas informações para criar questionamento. Devemos olhar "profundo"para a informação, nos deslumbrarmos com ela e questioná-la!
Quais os assuntos que devemos estudar e quando?
Ciência está dividida em cinco grandes campos: biologia/ ciências naturais, astronomia, ciências da terra, química e física. Podemos também acrescentar um sexto campo que é a técnologia.
Na primeira edição Suzan W. sugere que o estudo de ciências acompanhe o estudo de história da seguinte forma:
primeiro ano: história antiga/ ciências naturais
segundo ano: história medieval/ astronomia e ciências da terra;
terceiro ano: renascimento/ química;
quarto ano: história moderna/ física.
Na segunda edição ela fornece outras opções como
primeiro ano: ciências naturais, astronomia e ciências da terra;
segundo ano: química, física e tecnologia
terceiro ano: repete os tópicos do primeiro ano aprofundando
quarto ano: repete os tópicos do segundo ano aprofundando
primeiro ano: todos os tópicos de ciências repetindo os mesmos e aprofundando até o quarto ano.
Como nos primeiros anos as habilidades básicas escrita, leitura e aritmética são as prioridades... acho difícil estudar tanta diversidade de conteúdo em pouco tempo. Prefiro de ir devagar pois ainda preciso de tempo para aprender a cultivar este olhar questionador ... por isso escolhi seguir o primeiro modelo que ela sugere de ciências acompanhando a história.
O que a autora ressalta é que a ordem do conteúdo e como ele e passado é menos importante que os alvos principais que são:
1) coletar fatos e informações básicas;
2) aprender a olhar profundamente e questionar;
3) ficar deslumbrado com a informação;
Como ensinar ciência?
Ler, narrar e investigar:
Ler em voz alta para a criança o texto base da enciclopédia máximo duas paginas por aula, pedir para ela narrar de volta três fatos que ela aprendeu. Fazer um pequeno desenho do conteúdo. Escrever usa narrativa. E se a criança tiver interesse no tópico estudado procurar outros livros com ela para aprofundar o conhecimento.
Realizar projetos e conversar sobre eles:
Projetos científicos: experimentos científicos requerem uma hipótese de alguma teoria e estudantes no estágio gramatical ainda não tem informação suficiente para gerar uma hipótese. Por isso nesta fase se realiza projetos.
Projeto é fazer algo prático. transformar a ciência em algo concreto a ser observado. Por exemplo olhar alguma coisa e descrever: observar um mosquito no microscópio, uma nuvem, um movimento; olhar um vídeo ou documentário descrevendo o que aprendeu, construir uma máquina simples de lego e explicar como funciona; observar um mãe passarinho e suas idas e vindas para o ninho e descrever mais detalhes.
Nos primeiros dois anos a criança pode registrar narrando o que aprendeu com o projeto e questões que ainda tem, e no terceiro e quarto ano pode começar a preencher uma página com questões sobre materiais usados, procedimentos, o que aconteceu e o que aprendeu.
Perguntar por que? como? o que? Encontrar a resposta
Por que a pipa voa?
Por que o avião voa?
O que cai mais rápido objetos leves ou pesados?
Qual a árvore mais comum em meu bairro?
Como o micoondas funciona?
Cheque livros e faça projetos que ajudem a encontrar a resposta. Leve o tempo que precisar e quando encontrar a resposta registre.
Na fase gramátical é importante fazer perguntas que possam ser respondidas de maneira bem concretas e fatuais. Um pedra grande cai mais rápido que uma pedra pequena? Algo fácil de pesquisar e de se testar.
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