Ciências e Educação Clássica

Ciências em educação clássica: Desenvolvendo um olhar questionador!

Fonte: Suzan W.B. The Well Trained Mind 4.ed.

Objetivos para o estágio gramatical:


      O estágio gramatical é o período em que a criança está formando a base do conhecimento e adquirindo as ferramentas básicas da aprendizagem através do recebimento de informações e associação destas informações umas com as outras. Este período tem seu pico dos 6 aos 9 anos, do primeiro ao quarto ano fundamental. ( mais sobre educação clássica?)

        Neste período um dos objetivos do estudo de ciência é explorar e conhecer o mundo que nos cerca, recebendo informações básicas por exemplo sobre anatomia e funções do corpo humano, o movimento dos planetas, posição das estrelas modo de interação dos átomos... Mas existem duas atitudes muito importantes que nós pais devemos cultivar nos filhos para o estudo de ciências nesta fase:

1) senso de deslumbramento com a ciência que nos cerca;

2) compromisso de olhar mais atentamente para o ambiente  ao nosso redor;



O propósito maior do estudo de ciências no período gramatical não é apenas acúmulo de informações mas o início do desenvolvimento de um ponto de vista científico.


 E o modo científico de ver o mundo, o ponto de vista científico é o "olhar questionador".

Aristoteles, um dos primeiros cientistas, começou a biologia perguntando pelo simples:
Porque as coisas crescem?
Porque a semente se transforma em uma árvore?

Aristóteles estava deslumbrado com o mundo ao seu redor então ele tentou buscar explicações.


    Este é a forma que os estudantes precisam aprender a pensar neste estágio gramatical. Para isso nós pais devemos passar os textos das enciclopédias com as informações básicas sobre o universo e também usar estas informações para criar questionamento. Devemos olhar "profundo"para a informação, nos deslumbrarmos com ela e questioná-la!



Quais os assuntos que devemos estudar e quando?



Ciência está dividida em cinco grandes campos: biologia/ ciências naturais, astronomia, ciências da terra, química e física. Podemos também acrescentar um sexto campo que é a técnologia.


Na primeira edição Suzan W. sugere que o estudo de ciências acompanhe o estudo de história da seguinte forma:

primeiro ano: história antiga/ ciências naturais
segundo ano: história medieval/ astronomia e ciências da terra;
terceiro ano: renascimento/ química;
quarto ano: história moderna/ física.


Na segunda edição ela fornece outras opções como

primeiro ano: ciências naturais, astronomia e ciências da terra;
segundo ano: química, física e tecnologia
terceiro ano: repete os tópicos do primeiro ano aprofundando
quarto ano: repete os tópicos do segundo ano aprofundando

 primeiro ano: todos os tópicos de ciências repetindo os mesmos e aprofundando até o quarto ano.


       Como nos primeiros anos as habilidades básicas escrita, leitura e aritmética são  as prioridades... acho difícil estudar tanta diversidade de conteúdo em pouco tempo. Prefiro de ir devagar pois ainda preciso de tempo para aprender a cultivar este olhar questionador ... por isso escolhi seguir o primeiro modelo que ela sugere de ciências acompanhando a história.



 O que  a autora ressalta é que a ordem do conteúdo e como ele e passado é menos importante que os alvos principais que são:

1) coletar fatos e informações básicas;
2) aprender a olhar profundamente e questionar;
3) ficar deslumbrado com a informação;


Como ensinar ciência?


Ler, narrar e investigar: 

      Ler em voz alta para a criança o texto base da enciclopédia máximo duas paginas por aula, pedir para ela narrar de volta três fatos que ela aprendeu. Fazer um pequeno desenho do conteúdo. Escrever usa narrativa. E se a criança tiver interesse no tópico estudado procurar outros livros com ela para aprofundar o conhecimento.



Realizar projetos e conversar sobre eles:

        Projetos científicos: experimentos científicos requerem uma hipótese de alguma teoria e estudantes no estágio gramatical ainda não tem informação suficiente para gerar uma hipótese. Por isso nesta fase se realiza projetos.

       Projeto é fazer algo prático. transformar a ciência em algo concreto a ser observado. Por exemplo olhar alguma coisa e descrever: observar um mosquito no microscópio, uma nuvem, um movimento; olhar um vídeo ou documentário descrevendo o que aprendeu, construir uma máquina simples de lego e explicar como funciona; observar um mãe passarinho e suas idas e vindas para o ninho e descrever mais detalhes.

     Nos primeiros dois anos a criança pode registrar narrando o que aprendeu com o projeto e questões que ainda tem, e no terceiro e quarto ano pode começar a preencher uma página com questões sobre materiais usados, procedimentos, o que aconteceu e o que aprendeu.


educação clássica

educação clássica

Perguntar por que? como? o que? Encontrar a resposta



Por que a pipa voa?
Por que o avião voa?
O que cai mais rápido objetos leves ou pesados?
Qual a árvore mais comum em meu bairro?
Como o micoondas funciona?

    Cheque livros e faça projetos que ajudem a encontrar a resposta. Leve o tempo que precisar e quando encontrar a resposta registre.
    Na fase gramátical é importante fazer perguntas que possam ser respondidas de maneira bem concretas e fatuais. Um pedra grande cai mais rápido que uma pedra pequena? Algo fácil de pesquisar e de se testar.

Precisamos desenvolver o hábito de perguntar por que?  como? e o que? o mais frequente possível. Toda vez que fizermos um projeto ou lermos algo devemos pensar se existe perguntas que podemos fazer sobre o assunto. Esta hábito questionador é vital para o pensar cientificamente.




Links para os estudos e projetos que já fizemos

Resumo sobre como ensinar ciências naturais no primeiro ano.

Nossos projetos sobre  as plantas

Ciências no jardim Botânico

Roteiro de astronomia

Nossos projetos sobre astronomia




Planeje, ensine e registre: 
Para adquirir o arquivo  de registros anual clique aqui http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/01/rotina-em-educacao-domiciliar-planeje.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.