quinta-feira, 18 de maio de 2017

Japão e Coréia na Idade Média!


Estudando o Japão e fazendo uma sopa Japonesa!


     O Japão é formado por 4 grandes ilhas e muitas outras pequenas ilhas.  Esta região assim como a china também era governada por vários clãs até que foi unificado pela dinastia Yamato. A Dinastia mais antiga que se conhece. E os yamatos ainda estão no trono do país hoje.

   Os Yamatos contavam lendas para provar que merecem governar o Japão. Estas histórias contam anunciam que os yamatos eram deuses descendetes da Amaterasu, deusa do sol.

    Uma das lendas conta que os espíritos do céu criaram a ilha do Japão e seus filhos Amaterasu ( deusa do ceú) e Suzano (deus do mar) começaram uma guerra na qual Suzano perdeu e teve que ir pra terra. Na terra Suzano lutou contra uma serpente de 8 cabeças salvando uma moça com a qual casou e tiveram 8 filhos. Seu filho governou o Japão de forma errada então Amaterasu enviou seu neto Honingi pra trazer a paz. E descendentes de Oningi que casou e teve vários filhos, sÃo os Yamatos.


Por isso encontramos muitas histórias de Suzano e os outros deuses no folclore japonês.



A Korea

    Os Yamatos usaram muitas idéias da China e da Korea para governar o Japão. A Korea é uma península ao leste da china e foi governada pelos chineses até lutar contra os mesmos e formar 3 reinos. Com isso os Koreanos aprenderam a escrita chinesa e todos os costumes dos invasores.

    Um dos reinos da Korea quis aliar-se com o Japão e mandou alguns presentes como jóias, seda e livros. Os Japoneses se encantaram com a escrita chinesa. O imperador japonês pediu um tutor Koreano para ensinar a escrita chinesa pro seu filho, assim todo Japão acabou conhecendo e aprendendo a escrita religião e costumes dos chineses através da Korea.




Experimentamos na prática um pouco da culinária japonesa e seus "chopsticks"aprendendo a comer com pauzinhos...


Fizemos uma receita de sopa japoneza com macarrão de arroz e legumes, carne de porco e shoyo.









 e pedimos um sushi básico em outro dia...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.