domingo, 26 de fevereiro de 2017

Ciencias da computação: linguagem de programação para crianças!!



Curso gratuito com planejamentos de aula incluso para você e seus filhos aprenderem juntos!



     A Sigla STEAM significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Se você pesquisar esta sigla no google ou pinterest vai verificar como existem atividades para crianças relacionando esta cinco áreas. Atividades que acabam desenvolvendo a criatividade, a capacidade de planejamento, memória, raciocínio lógico... tudo isso de uma forma simples e divertida para a criança.





   Além de trabalhar todas as capacidades acima, em tecnologia, a linguagem de programação é um dos primeiros passos da criança para entrar na área de programação de aplicativos, os famosos apps, e programação robótica.





   Acho tudo isso lindo! rsrsrs... mas a mama aqui tem que aprender tudo isso aí para poder ensinar...então a gente se diverte junto!

Há alguns anos baixei o primeiro app de programação para crianças com 4 anos, Josué gostou muito!


https://www.kodable.com/ ele é gratuito até certo estágio, depois tem que pagar uma taxa. A criança precisa selecionar os comandos para programar o caminho dos "floquinhos"até a saida. Se teu filho teu filho tem menos de seis anos pode começar com este programa.

você pode olhar algumas cenas do jogo..para entender melhor como se começa a aprender a programar...



Este ano Josué está com 7 anos, coloquei em nossa rotina alguns horários de programação e baixei outros dois apps de lógica em programação para fazer em média 4 níveis por semana.


Alex app... a criança também precisa escolher o melhor caminho para o robô percorrer. Além de passar os níveis com caminhos de desafios cada vez maiores, existe a possibilidade de criar caminhos novos.
https://itunes.apple.com/us/app/a-l-e-x/id597040772?mt=8



 Lego mindstorm fix the factory game  https://itunes.apple.com/us/app/lego-mindstorms-fix-the-factory/id671493323?mt=8

Também é um jogo de criação de comandos para o robô percorrer um caminho.Mas neste o robô também precisa realizar algumas tarefas como pegar, carregar, entregar objetos é um pouquinho mais complexo.

Abaixo no vídeo após uma introdução você assiste algumas fases do jogo.



       Mas também encontrei um curso básico de programação para crianças em português, com todas as lições para ser dado em casa gratuitamente. Este curso também é prático com jogos, mas existem alguns recursos teóricos explicados que nos ajudam a introduzir ao vocabulário da criança alguns termos "cabeludos"como algoritmos.... bem explicadinho pra mim entender tudinho...gostei muito!

Vamos começar já, separei os primeiros pdfs para imprimir...

com certeza um ótimo começo!


5 cursos de programação gratuitos dos 4 aos 18 anos!        Maravilha!




Saiba mais sobre como adquirir arquivo de planejamento e registro em educação domiciliar
http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/01/rotina-em-educacao-domiciliar-planeje.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.