segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Estudando os Reinos do Egito, principais faraós e o êxodo!

Médio Egito, Novo Egito e o Êxodo hebreu:

Capítulos 12,13,14 : Story Of the World V1

Confira abaixo os links de filmes you tube para este estudo.





Egito antigo



No reino antigo do Egito os egípcios construíram grande pirâmides e templos, negociaram com Assírios e babilônicos, tiveram fortes faraós. Mas logo este reino começou a enfraquecer e quase foi destruído.

Nos 3 links abaixo vc encontra nossos estudos sobre o Egito Antigo:
https://tempoemcasa.blogspot.com.br/2016/06/estudando-sobre-o-antigo-imperio-do.html
https://tempoemcasa.blogspot.com.br/2016/04/egito-stow.html
https://tempoemcasa.blogspot.com.br/2016/05/estudando-origem-da-escrita.html

Reino médio do Egito




Amene

Amenemhet: Novo faraó que começou a reerguer o Egito que se tornou poderoso novamente. Conquistou vários reinos ao redor do país, como o reino de Núbia. No reino de núbia ao sul do Egito o povo vivia a beria do Nilo e negociavam suas mercadorias com os egípcios, principalmente Ouro que predominava em sua terra.



Povo de Nubia: os nubianos se tornaram respeitados no Egito, uma nubiana foi esposa do faraó, a rainha Tiye, e vários nubianos se tornaram faraós.



rainha Tie





Os hycsos: A dinastia de Amenemeht foi uma dinastia forte e poderosa. Mas outras famílias tb governaram o Egito e não foram bem sucedidas e logo o Egito enfraqueceu e começou a sofrer ataques inimigos. O maior ataque foi de uma tribo selvagem que vivia em canaã , norte do Egito, Hycsos. O Hycsos viviam como nômades, invadiram o delta do Nilo e atacaram os egípcios com suas lanças, arcos fortes, carroças puxadas por cavalos, muitas armas que os egípcios não conheciam. Dominaram o Egito e governaram por 100 anos. Fim do reino médio do egito.


Vídeo bem legal pra ver as armas dos hicsos!



Novo império do Egito 1524 BC:

Príncipes egípcios liderados por Ahmose, que se tornou, aprenderam a construir as armas dos hycsos e acabaram expulsando os mesmos. Começa então o novo reino, o reino de ouro do Egito.


Thutmose 1:  general que casou com a filha de Ahmose e se tornou faraó, um grande lider de guerras, além de ajudar na expulsão dos Hycsos, invadiu Canaã e conquistou sua parte sul para o Egito. Conquistou todo oeste do Egito até o rio Eufrates. Fez o Egito dobrar de tamanho.

Hatshepsut: Filha de Thutmose que se tornou faraó. Seu irmão ao morrer, queria que seu filho fosse faraó mas como era somente um bebê, Hatshepsut tomou o trono e governou usando roupas de homem como disfarce, pois mulheres não podiam governar naquela época. Hatshepsut realizou o sonho de toda sua visa, se tornar faraó. Famosa por construir muitos monumentos no egito.




Outros faraós famosos:

Amenotep IV: Conhecido por não querer adorar mais o deus Amun, Deus do sol, e os outros desuses do egito, decidiu que os deuses do egito não existiam. Os egípcios ficaram horrorizados pois eram politeístas ( adoravam muitos deuses).  Amenotep começou a adorar o deus Aten, e passou toda sua vida retirando os outros deuses do Egito e mudou seu nome para: Akhenaten , adorador de Aten. O primeiro monoteista do Egito. mas logo que morreu o povo se rebelou e voltou ao politeísmo.

Tutancamon: liderou a rebelião para a volta do politeísmo, começou a reinar com sete anos e reinou até os 18 anos. Nesta época os faraós não mais colocavam suas tumbas em pirâmides por casusa dos ladrões e sim faziam cavernas e labitintos em montanhas. Após 3 mil anos a tumba de Tut foi encontrada no Vale dos Reis, por Howard carter, acharam na tumba, tesouros, o trono de Tut, estátuas de ouro de Tut, jóias e deuses de ouro. E dentro de muitos sarcófagos de ouro encontraram a múmia do faraó com o seu corpo tão preservado que podia-se identificar a face de Tut.




Estes achados estão até hoje em exposição muitas vezes itinerante pela Europa, quem sabe um dia vem pra cá.
 Para estes capítulos além das narrativas, pintamos mapas e colorimos algumas imagens importantes. Como atividade prática para lembrar do reino de ouro dos egípcios fizemos braceletes com rolo de papel higiênico, macarrão e spray dourado.





                                  Faraó Jojo TuT

                            "faráoa"Giovipsut...


O Êxodo do povo Hebreu!


Para encerrar o Egito estudamos sobre o Êxodo dos Israelitas...retomamos a história do povo hebreu e como eles foram parar no Egito.

Muitos pesquisadores consideram Thutmose III o faraó presente no êxodo e que Hatchepsut pode ter sido a princesa que encontrou Moisés, mas não são dados precisos.

Podemos ver isso nesta timeline abaixo,


Revisamos a história de Moisés, o chamado de Moisés, as 10 pragas que ocorreram no Egito e o êxodo.

A história do êxodo mostra o monoteísmo vencendo sobre o politeísmo, o único Deus de Israel derrubou o Egito. E o novo império do Egito que tinha sido tão poderoso começou a enfraquecer novamente.


Tentamos fazer a cesta de Moisés como prática mas não tivemos êxito.




A encenandoa história... atração para os pequenos...









Um comentário:

  1. Excelente! Obrigado por compartilhar. Estamos estudando história com nossos dois filhos (5 e 7 anos) e o seu blog tem nos auxiliado muito. Parabéns pelo lindo trabalho, Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.