Guia de percepção auditiva da Música das Águas
No mês passado aprendemos a ouvir melhor duas das mais importantes obras do compositor George Friediric Handel. Uma delas foi A música das águas. Música composta por Handel para o rei George I da Inglaterra e sua festa sobre barcos no rio Tâmis em Londres.
Esta música foi composta dando muita ênfase em instrumentos de sopro, pois foi tocada ao ar livre. Uma das atividades que fizemos foi conhecer os instrumentos usados na obra, que foram separados em famílias sopro metálico, sopro em madeira e cordas. É muito prazeroso para a criança tentar diferenciar o som de sopro metálico e cordas na música hornpipe com guia auditivo detalhado abaixo.
A orquestra no período barroco tinha uma composição diferente à da orquestra de agora, o desenho abaixo você encontra no link de um site que dá várias explicações sobre compositores, instrumentos e orquestras de todos os períodos.
Para ouvir cada um dos instrumentos da orquestra ver fotos e descrição dos mesmos entre no site da Orquestra de Dallas/USA :http://www.dsokids.com/listen/by-instrument/.aspx
Sopro em metal:
Trompa |
trumpete |
Oboé |
Fagote |
clarinete |
Como a maioria das músicas barrocas possui simetria em sua composição, frases facilmente reconhecidas auditivamente com muita organização, em cada movimento existe partes que são repetidas e intercaladas.
Neste link você pode escutar a Música das Águas completa com as crianças, todos os 23 movimentos. Os mais importantes e conhecidos são o primeiro que é chamado de Overture (que quer dizer introdução) e o último conhecido como Hornpipe, por ser um dos movimentos com mais instrumentos de sopro em sua composição.
Movimento Hornpipe:
O movimento Hornpipe da música das águas é um movimento ternário com a disposição ABA, ou seja é tocada uma parte A, uma parte B e a parte A se repete no final. Podemos explicar isto para as crianças mostrando cada uma das partes, nomeando e pedindo para elas perceberem quando a primeira parte se repete.
A criança também pode fazer com as mãos o gesto de um instrumento de sopro ao ouvi-lo ou um instrumento de corda ao ouví-lo. Esta idéia faz com que a mesma seja mais participativa e atenta à música. Este é nosso maior objetivo!
Clique no play e siga os tempos colocados na tabela abaixo como guia para ouvir melhor o movimento Hornpipe e ir descrevendo para os pequenos.
Parte A Hornpipe
minutos0:00-0:16 Primeiro e principal tema é introduzido por toda a orquestra, repetido pela familia das cordas (violinos, violoncelos)
o tema secundário é repetido por instrumentos de sopro madeira e cordas.
0:16-0:41 Cornetas tocam tema 1 bem forte
Cornetas repetem tema 1 com trumpetes,
Sopro madeira e cordas tocam tema secundário repetido por sopro em metal
obs> Ocorre então um repetido contraste entre os instrumentos e famílias de instrumentos.
0:41-1:00 Trumpetes introduzem uma nova versão do tema 2
Repetido pelas cornetas
Toda a orquestra então tocando o tema 2 duas vezes, forte e bem forte na segunda vez.
Parte B Trio
1:00-1:15 Repentino silêncio, uma seção que contrasta, tocada principalmente por cordas, é uma variação do tema 2, suave e fluída, violinos tocam o tema.1:15-1:26 Família do sopro madeira entra
1:26-1:55 Cordas retornam, violinos fazem uma melodia rápida junto com toda orquestra;
1:55 Cordas e Fagotes encerram o trio suavemente.
Parte A Hornpipe
1:56-3:00 Hornpipe retorna e é repetido exatamente como no início.
Ocorrem então parte A, parte B e parte A novamente formando então o movimento ternário, formato ABA.
Fontes
http://www.1classical.com/title.php?recordID=Handel%20-%20Water%20music
http://www.sydneysymphony.com/media/747594/handel_-_movement_vi_from_water_music_suite_teacher_notes.pdf
http://www.wwnorton.com/college/music/listeninglab/shared/listening_guides/handel_water_music.pdf
Muito bom. Obrigada por compartilhar. Vou fazer aqui em casa tbem. Um abraço!!
ResponderExcluirExcelentes suas dicas de música!
ResponderExcluir