sábado, 2 de julho de 2016

Entendendo sobre Império e Ditadura....



O Primeiro Ditador Sumério


Para acompanhar nosso estudo cronológico de história e entender como estudamos entre no link  http://tempoemcasa.blogspot.com.br/p/aprendendo-historia.html


   A suméria, sul da Mesopotâmia era formada por várias cidades/ estados. Um dos sumérios se levantou para unificar estas cidades seu nome era SARGÃO.








     Aprendemos um pouco sobre  as histórias de Sargão, uma delas conta que o mesmo foi encontrado em um cesta no rio Eufrates quando bebê e acabou crescendo no palácio da cidade de Kish ( parecido com a história de Moisés). Mas sargão não era bondoso, logo que cresceu traiu o rei roubou o poder e começou a atacar as outras cidades da Suméria até conquistar toda a Mesopotâmia. Construiu uma cidade capital chamada Acadia e criou o Império de Acadia.


Império: quando muitos países ou grande região é governada por um único lider.


       Sargon foi considerado o primeiro ditador militar pois  governava com seu exército e através da violência obrigava o povo a obedecer as ordens.

A primeira ditadura militar.

Militar: relacionado ao exército
Ditadura: quando o povo tem que obedecer os governantes sem questionar.


O império de Sargão de Acadia durou por muitos  anos devido ao poder do seu exército. Video com um pouco da história.







Pingentes de Barro- Selos sumérios


A atividade do capítulo foi fazer pingentes de barro ( material utilizado pelos mesopotâmios para a escrita cuneiforme, já estudada, e também para artes)

Utilizamos em grupo uns carimbos com figuras que tinha em casa... e desenhamos a primeira letra em cuneiformes em alguns pingentes de massa de sal ( ideal para levar pro forno e endurecer),








 Além de pingentes de pescoço viraram decoração pendurados em galhos e árvores ...









Nossa pasta pinterest especial sobre suméria e mesopotamia... só seguir...idéias de outros pais que trabalharam esta história.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.