terça-feira, 28 de junho de 2016

Resumo comentado roteiro de CIÊNCIAS: The well trained mind!

Primeira série: Animais,  Seres humanos e plantas!




"o estudo de ciências nesta fase não  tem objetivo completar o conteúdo até o fim do ano e sim despertar a curiosidade da criança, sua capacidade de observação, leitura, escrita e concentração."Suzan W. B.



   
Achei importante escrever sobre o roteiro sugerido por Suzan W. pois estamos seguindo ele aqui. A autora coloca que o mais importante no primeiro ano são as matérias básicas leitura, escrita e matemática, mas como nesta fase as crianças estão na idade de descobertas não tem como Ciências ficar de fora. No entanto ela fica em segundo plano, tem menor prioridade.

   Gostei muito do roteiro sugerido pois oferece liberdade para seguirmos a curiosidade da criança e ao mesmo tempo oferece alvos e uma sequência.

      A criança pode ter uma pasta arquivo com divisórias separadas para cada "matéria", uma das divisórias será de Ciências da Vida dividida em 3 sessões: Animais, O corpo humano e Plantas.

      Textos básicos: DK First encyclopédia animal, The King fisher first human Body encyclopedia e o livro Green thumbs de Laurie Carlsons. Adquirimos estes livros pois eles têm muitas imagens e ilustrações explicativas interessantes. Você pode conferir neste link, os outros livros que temos em português.

Clique nos livros abaixo para ter uma idéia de preço.






     Neste período estaremos estudando as coisas vivas, os Seres vivos e nosso trabalho será ajudar a criança em sua observação e descrição dos seres vivos. A autora sugere um tempo de estudo para estas 3 áreas: 20 semanas no reino animal, 10 semanas no corpo humano e seis semanas no reino plantae.

      O processo é bem simples. Você lê em voz alta o livro texto e pede para a criança narrar o que você leu em suas próprias palavras falar dois ou três fatos importantes sobre o assunto que ela tenha aprendido. Você escreve a narração da criança ( ela pode escrever dependendo de suas habilidades motoras). Se ela mostrar interesse pelo assunto você pode procurar livros adicionais em alguma biblioteca para complementar. Se ela não demonstrar interesse você passa para o próximo tópico.

Em qualquer momento pode ser dado uma pausa na sequência e um tema pode ser aprofundado o quanto o interesse e apetite de aprendizagem da criança se estender no assunto, pois o estudo de ciências nesta fase não  tem objetivo completar o conteúdo até o fim do ano e sim despertar a curiosidade da criança, sua capacidade de observação, leitura, escrita e concentração.


O reino animal


Escolha 20 tópicos da enciclopédia animal sugerida e planeje permanecer uma semana em cada. Leia em voz alta, a criança faz a narrativa, pode também fazer um esquema ou desenho do que foi estudado na narrativa. As narrativas serão guardadas na divisória indicada da pasta arquivo sugerida.

Observações do ambiente podem ser feitas saindo para o jardim caçar minhocas, borboletas, aranhas, coloque a espécie em um pote de vidro e peça para a criança desenhar a espécie encontrada. faça perguntas sobre a mesma:

Têm coluna cervical?
Têm asas, focinho?
Como é sua pele?
Quantos pés tem?
Como seu corpo se parece?
Qual seu tamanho?
É domesticável, é perigoso?
Escreva as repostas que a criança der para estas perguntas e incentive respostas completas.

Você pode agrupar os animais por Filo e estudar o grupo em uma mesma sequência de tempo. Filos ( molusco, anelídeo cnidário, cordatas, artrópodes..)

Aqui Josué escolheu estudar sobre o Pangolim um animal asiático diferente... fizemos narrativa desenho com papel vegetal... 
aos poucos estamos fazendo um "journal"dos animais que escolhe estudar mais...



Observando de perto uma borboleta encontrada em um dos passeios de campo.




O Corpo humano


Depois de 20 semanas no reino animal comece o corpo humano. Escolha 10 tópicos para serem estudados segundo a curiosidade da criança dentro da enciclopédia que tiver. Faça o mesmo processo de leitura e narrativa, e perceba o interesse da criança para aprofundar seus interesses, faça algum tipo de experimento sugerido.


O reino das plantas


A melhor abordagem de botânica para as crianças é "mãos a natureza". Cultive plantas e veja o que acontece! O livro sugerido pela autora Green Thumbs é um livro que explica fatos básicos sobre sementes, plantas, árvores e oferece idéias de projetos a serem executados. Escolha um projeto por semana e anote os resultados narrados pela criança. É uma introdução simples de botânica pois a criança terá até o quinto ano para completar seu conhecimento básico neste campo.

O livro sugerido tem versão ebook...fica mais fácil de comprar... clique na figura/link.





Em um borboletário....



Observando feijões de perto, acompanhando seu crescimento...




Neste link mais resumos deste guia super recomendado de educação clássica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.