terça-feira, 13 de outubro de 2015

Alfabetizando seu filho em inglês!

    Aprendendo a ler em inglês:



     Desde os 3 anos anos de Josué começamos a ler em voz alta para ele livros em inglês de histórias curtas, e a bíblia em inglês para crianças. Abaixo no post estão alguns que temos e que lemos repetidamente. Mas começei a sentir falta de uma seqüência de textos mais  curtos e ordenados os quais pudessem formar  e revisar o vocabulário adquirido.








        No início deste ano encontrei o método Mcguffey, uma série de textos para alfabetização, usado pelos americanos desde o século 19, desenvolvido por Willian Holmes Mcguffey. Esta série de livros é disponível  gratuitamente online para download.
    Nos textos da série existe uma progressão de aprendizagem da leitura com relação aos sons do fonemas do inglês e ao vocabulário que é muito bem ilustrado para cada lição, embora as figuras sejam antigas e as vezes meio indefinidas.  Outra vantagem do método é a repetição de palavras e temas no decorrer das lições facilitando a memorização do vocabulário.

Mas vocês podem estar pensando... mas a mãe deve saber muito inglês para ter a coragem de alfabetizar seu filho em inglês. E a resposta é meu inglês é médio avançado e não tinha coragem  de começar o método até ter a ideia de digitar no google Mcguffey audiobook .


Acabei encontrando o audiobook gratuito na librivox e também um site chamado Mc guffey on line tutor! Imagina que podemos escutar as lições quantas vezes quizermos para pegarmos bem a pronúncia e tudo isso junto com nossos filhos. Perfeito!! Para mães que sabem muito ou pouco da língua inglesa. Começei imeditamente!
   
      Josué começou com 5 anos e meio e como já está alfabetizado em português ficou bem mais fácil começar o processo em inglês.

Como fazemos:


 Iniciei imprimindo o livro primer, o primeiro livro é claro. Estudamos em média uma lição por semana que tem um texto curtinho como é o livro inicial. Repetimos a lição umas 4 vezes na semana e as mesmas duram em média 15 minutos no máximo. Sentamos no sofá ouvimos o tutor on line repetimos as frases. Cada lição sempre enfatiza umas 5 palavras novas lemos e treinamos a pronúncia de cada uma. Faço desenhos para ele entender o vocabulário desconhecido e sempre tento ligar o texto ou o vocabulário a alguma experiência nossa do dia a dia para fixar. No dia vou tentando lembra-lo da lição se aparecerem oportunidades.

Livro em PDF Ecletic Prime Mcguffey

Todos os livros da sequencia você pode encontrar no endereço abaixo:

http://www.learn-to-read-prince-george.com/McGuffey-readers.html



Video demonstrativo do Mcguffey tutor on line! Mc guffey on line tutor






Nossa folha de lição fica assim toda rabiscada e com desenhos:







Livros que temos em casa e recomendamos para leitura em inglês em voz alta,  podem ser comprados via amazom Brasil com preço mais em conta que livrarias de encomenda. Veja os preços abaixo todas as compras em reais .

coleção level 1 scholastic
Dr Seuss
Bible read and share






6 comentários:

  1. Também uso esse material e essa ferramenta online.
    http://phonicsandreadingwithmcguffey.en.softonic.com/download#downloading

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Eu gostaria de saber se é melhor esperar que a criança esteja alfabetizada em português para começar em inglês e se funciona como uma "aula de inglês" com crianças maiores que já tem fluência na leitura mas que querem aprender a língua propriamente dita (minha filha de sete está louca pra aprender inglês). Obrigada!!! Amo suas dicas :*

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Eu gostaria de saber se é melhor esperar que a criança esteja alfabetizada em português para começar em inglês e se funciona como uma "aula de inglês" com crianças maiores que já tem fluência na leitura mas que querem aprender a língua propriamente dita (minha filha de sete está louca pra aprender inglês). Obrigada!!! Amo suas dicas :*

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana eh mais fácil começar a ensinar a ler inglês depois que a criança já está lendo em português pois ela vai pegar mais rápido os diferentes don de cada letra que o inglês tem. ajuda bastante no aprendizado da língua pois acrescenta muito vocabulário! Sempre tenho um caderno paralelo onde vamos anotando as palavras novas de casa lição , e essa lista tem crescido bastante. Lemos a lista inteira quase todos os dias da semana para fixar a pronúncia de cada palavra. Tomara que tenha conseguido te responder ... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondeu sim!!! Muito obrigada!!! 😘😘😘

      Excluir
  5. Bom dia!!!

    Você irá educar seu filho somente me casa ou vai levá-lo a escola também?

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.