terça-feira, 13 de outubro de 2015

Alfabetizando seu filho em inglês!

    Aprendendo a ler em inglês:



     Desde os 3 anos anos de Josué começamos a ler em voz alta para ele livros em inglês de histórias curtas, e a bíblia em inglês para crianças. Abaixo no post estão alguns que temos e que lemos repetidamente. Mas começei a sentir falta de uma seqüência de textos mais  curtos e ordenados os quais pudessem formar  e revisar o vocabulário adquirido.








        No início deste ano encontrei o método Mcguffey, uma série de textos para alfabetização, usado pelos americanos desde o século 19, desenvolvido por Willian Holmes Mcguffey. Esta série de livros é disponível  gratuitamente online para download.
    Nos textos da série existe uma progressão de aprendizagem da leitura com relação aos sons do fonemas do inglês e ao vocabulário que é muito bem ilustrado para cada lição, embora as figuras sejam antigas e as vezes meio indefinidas.  Outra vantagem do método é a repetição de palavras e temas no decorrer das lições facilitando a memorização do vocabulário.

Mas vocês podem estar pensando... mas a mãe deve saber muito inglês para ter a coragem de alfabetizar seu filho em inglês. E a resposta é meu inglês é médio avançado e não tinha coragem  de começar o método até ter a ideia de digitar no google Mcguffey audiobook .


Acabei encontrando o audiobook gratuito na librivox e também um site chamado Mc guffey on line tutor! Imagina que podemos escutar as lições quantas vezes quizermos para pegarmos bem a pronúncia e tudo isso junto com nossos filhos. Perfeito!! Para mães que sabem muito ou pouco da língua inglesa. Começei imeditamente!
   
      Josué começou com 5 anos e meio e como já está alfabetizado em português ficou bem mais fácil começar o processo em inglês.

Como fazemos:


 Iniciei imprimindo o livro primer, o primeiro livro é claro. Estudamos em média uma lição por semana que tem um texto curtinho como é o livro inicial. Repetimos a lição umas 4 vezes na semana e as mesmas duram em média 15 minutos no máximo. Sentamos no sofá ouvimos o tutor on line repetimos as frases. Cada lição sempre enfatiza umas 5 palavras novas lemos e treinamos a pronúncia de cada uma. Faço desenhos para ele entender o vocabulário desconhecido e sempre tento ligar o texto ou o vocabulário a alguma experiência nossa do dia a dia para fixar. No dia vou tentando lembra-lo da lição se aparecerem oportunidades.

Livro em PDF Ecletic Prime Mcguffey

Todos os livros da sequencia você pode encontrar no endereço abaixo:

http://www.learn-to-read-prince-george.com/McGuffey-readers.html



Video demonstrativo do Mcguffey tutor on line! Mc guffey on line tutor






Nossa folha de lição fica assim toda rabiscada e com desenhos:







Livros que temos em casa e recomendamos para leitura em inglês em voz alta,  podem ser comprados via amazom Brasil com preço mais em conta que livrarias de encomenda. Veja os preços abaixo todas as compras em reais .

coleção level 1 scholastic
Dr Seuss
Bible read and share






18 comentários:

  1. Também uso esse material e essa ferramenta online.
    http://phonicsandreadingwithmcguffey.en.softonic.com/download#downloading

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Eu gostaria de saber se é melhor esperar que a criança esteja alfabetizada em português para começar em inglês e se funciona como uma "aula de inglês" com crianças maiores que já tem fluência na leitura mas que querem aprender a língua propriamente dita (minha filha de sete está louca pra aprender inglês). Obrigada!!! Amo suas dicas :*

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Eu gostaria de saber se é melhor esperar que a criança esteja alfabetizada em português para começar em inglês e se funciona como uma "aula de inglês" com crianças maiores que já tem fluência na leitura mas que querem aprender a língua propriamente dita (minha filha de sete está louca pra aprender inglês). Obrigada!!! Amo suas dicas :*

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana eh mais fácil começar a ensinar a ler inglês depois que a criança já está lendo em português pois ela vai pegar mais rápido os diferentes don de cada letra que o inglês tem. ajuda bastante no aprendizado da língua pois acrescenta muito vocabulário! Sempre tenho um caderno paralelo onde vamos anotando as palavras novas de casa lição , e essa lista tem crescido bastante. Lemos a lista inteira quase todos os dias da semana para fixar a pronúncia de cada palavra. Tomara que tenha conseguido te responder ... bjs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!!

    Você irá educar seu filho somente me casa ou vai levá-lo a escola também?

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas dicas! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  7. muito obrigada pela dica, eu consigo compreender praticamente tudo o que ouço, mas tenho dificuldade em algumas pronuncias, minha filha começou a fazer curso agora, está indo bem, já conseguiu ler uns trechos de Dr. Seuss, mas eu queria isso, alfabetizar ela em inglês, que ela entende se os fonemas, ela foi alfabetizada no português com o metodo fonico, então não é dificil para ela captar o fonema do inglês falado. Vou iniciar esse metodo com ela, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Você ainda usa esse método ou já descobriu algum melhor? Meu filho esta com 5 anos e meio agora e quero alfabetiza-lo em ingles.

    ResponderExcluir
  10. dicas de ouro, vou aplicar no colegio zona norte SP me ajudou muito, recomendo demais o seu blog!

    ResponderExcluir
  11. Minha filha tem 3 anos, começou a conhecer as letrinhas agora. Tenho que esperar pra ensinar inglês?

    ResponderExcluir
  12. Ola meu filho fez 8 anos e ainda nao le nem escreve em português como posso alfabetiza-lo em ingles? Moramos nos EUA a pouco tempo a pandemia nos atrapalhou muiti

    ResponderExcluir
  13. Ola meu filho fez 8 anos e ainda nao le nem escreve em português como posso alfabetiza-lo em ingles? Moramos nos EUA a pouco tempo a pandemia nos atrapalhou muiti

    ResponderExcluir
  14. Ola meu filho fez 8 anos e ainda nao le nem escreve em português como posso alfabetiza-lo em ingles? Moramos nos EUA a pouco tempo a pandemia nos atrapalhou muiti

    ResponderExcluir
  15. Oi Renata, tudo bem? Eu estou usando este livro para alfabetizar minha filha em inglês (link do livro - https://amzn.to/2WCh2rI). Ele foi desenvolvido para ajudar pais a ensinar seus filhos a lerem em casa. É bem prático. São apenas 100 lições de aproximadamente 20 minutos. Se você quiser falar mais a respeito, estou no Instagram @my.beelingue

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana. Muito grata pela dica, tenho buscado formas de ensinar inglês para minha filha, mas sem muito sucesso. Vou tentar usar esses livros. Obrigada

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.