quarta-feira, 18 de março de 2015

Introduzindo Material Dourado!


  Introduzindo sistema decimal, noção de quantidade.

     Até que enfim encomendei e chegou nosso material dourado para a melhor introdução das noções matemáticas com o josué que está com 5 anos e 3 meses. Já que por aqui fica difícil comprar os sonhados "golden beads"montessorianos, os quais são bem mais concretos e instrutivos, vamos nos adaptar ao material de madeira.

    Começamos a usar introduzindo a noção de unidade, dezena, centena e milhar, bem como noção de quantidade. Josué é muito curioso com relação aos números e ainda confunde-se muito pra saber qual é o maior apenas falando em  números, cada vez sentia necessidade de dar mais noção concreta de quantidades maiores associada aos símbolos numéricos.

   Aos 4 anos a criança já pode ser exposta ao material tendo suas primeira aula relacionando o símbolo númérico a quantidade, e recebendo a informação e nomenclatura nova relacionada ao sistema decimal ( dezena, centena, milhar)


No site Montessori primary guide existe um guia de ajuda e um vídeo explicativo de como começar.




em nossa primeira aula... no tapete e no chão.. fui mostrando:

isto é uma unidade coloquei numero 1 embaixo;
isto é uma dezena , númro 10
isto é uma centena, 100
isto é um milhar,1000.


Vamos ver quantas unidades tem uma dezena usar a unidade para contar em cima da dezena;
Vamos ver quantas dezenas tem uma centena,
Vamos ver quantas centenas tem um milhar;



      Na segunda aula, fomos brincando de colocar outros números, coloquei duas dezenas e troquei o número 10 pelo 20, 3 dezenas 30, e assim sucessivamente até o noventa. Coloquei duas centenas troquei o número 100 por 200 e expliquei enfatizando o número dois mais os dois zeros e assim fomos até 900.

Após isso o exercício era ele colocar a quantidade em cima dos números aleatórios que eu escolhi.




    Na terceira aula vamos continuar com este exercício revezando: ele coloca o número embaixo da quantidade estipulada, e depois retorna a colocar a quantidade em cima dos números estipulados.


   Esta introdução prepara a criança para entender melhor a formação de números maiores por exemplo 1452.

Começei a mostrar pra ele de 10 até 19, por exemplo o número 12 é formado de uma dezena e duas unidades por isso escrevemos 12.




Esses números  que usei baixei gratuitamente, para isso clique na imagem abaixo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.