sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Trivium: 10 coisas para fazer antes dos 10 anos!

O que é mais importante para a criança antes dos 10 anos!      

ensinando o trivium

O período da infância até os 10 anos se caracteriza por ser uma fase em que a aprendizagem depende principalmente de experiências sensoriais e concretas. Por volta dos 10 anos a criança se torna fisicamente capaz de fazer conexões mais complexas, lidar melhor com conceitos abstratos e receber de uma forma mais fácil conhecimentos acadêmicos. Antes dos dez anos a criança necessita construir o fundamento adequado para esta segunda etapa acadêmica abstrata. 

      A autora do livro Ensinando o Trivium, método de ensino que concentra seu foco em 3 linhas de aprendizagem: gramática, lógica e retórica, ressalta que para construção deste fundamento antes dos 10 anos precisamos semear corretamente para fortalecer e aumentar as capacidades mentais de aprendizagem. Por exemplo ensinando nossos filhos a honrar a Deus e aos Pais, desenvolver suas capacidade de linguagem, desenvolver o apetite pela aprendizagem, enriquecer a memória, encorajar a criatividade, instigar a vontade de trabalhar e servir.


     Tenho estudado este livro e o método de ensino, o mesmo tem transformado muito nossa vivência e rotina de aprendizagem aqui em casa. Tenho sentido maior direção e aproveitamento do tempo com as crianças. Estou tranquila por estar focando esforços no que realmente é importante no momento para eles. 


    O capítulo do livro que gostaria de resumir aqui aborda de maneira geral 10 tópicos importantes que precisamos ensinar nossos filhos antes dos 10 anos.


1) Foco na leitura e escrita

- ensina-los a ler através de método fônico intensivo, tendo em mente que a idade do aprendizado da leitura varia muito para cada criança, mesmo que comecemos a ensinar desde cedo, os fonemas e os sons de cada letra..., cada criança terá o seu tempo de "click", que em sua maioria pode ocorrer dos 5 aos 8 anos de idade. A autora recomenda que o ensino dos fonemas comece pelos 4 anos.

- Copiar: depois que a criança já adquiriu a habilidade de escrever mesmo em letra de forma, um tempo diário deve ser dedicado a cópia de frases ou parágrafos. Copiar é uma ótima maneira de aprender a escrever, treinando a habilidade manual da escrita. A cópia de textos reforça o conhecimento fônico, introduz a gramática e a estrutura da frase e estabelece o fundamento da criatividade na escrita. O material a ser copiado deve ser de boa qualidade de escrita como versículos bíblicos, poesias, frases, falas de pessoas importantes etc...

2) Treinamento da narrativa oral

- Na narrativa oral  os pais lêem em voz alta para o filho e este deve recontar em suas própias palavras o que ouviu, começando com parágrafos e histórias curtas, ou mesmo respondendo a algumas questões sobre o texto que ouviu. Para fazer a narrativa a criança necessita se esforçar mentalmente para lembrar as palavras reconstruindo o que ouviu. A narrativa é uma tarefa difícil que serve para verificarmos a real compreensão da criança sobre o material lido e também para desenvolver a a habilidade tào importante de reter o máximo possível as informações ouvidas em sua memória e compreensão.


3) Memorização

- A memorização deve começar aos 2-3 anos de idade e continuar no decorrer da vida. Um tempo deve ser investido diariamente em recitar versículos e textos decorados, 5 minutos por dia. A criança pode memorizar passagens da bíblia em português e em outra línguas, poesias e trechos de literatura. O que irá prepará-la para a formação da gramática, para o entendimento da  construção da frase e para a construção de vocabulário. O que a criança memorizar quando pequena virá a tona quando ela escrever ajudando-a a ser uma boa escritora.


4) Treinar a atenção e a escuta ( leitura em voz alta)

- ler em voz alta para a criança permite que ela aprenda os sons das palavras, aumente o vocabulário, aumente o conhecimento do mundo e desenvolva a imaginação. A Autora sugere que devemos ler para nossos filhos em voz alta ao menos duas horas por dia , não necessariamente consecutivas. Ler variada literatura de boa qualidade como biografias, ficção, ciência, geografia, artes, música e história.

       O livro traz dicas importantes como não termos medo de ler livros de longos capítulos para crianças pequenas, refere que uma criança de cinco anos é capaz de entender livros como a Ilha do Tesouro e Viagem ao Centro da Terra. Não perdermos tempo lendo fast food books, e sim livros de boa qualidade linguística. Não obrigarmos a criança a ficar sentada durante o tempo de escuta, ela pode ficar brincando em silêncio ou realizando algumas atividades de artes manuais enquanto lemos.

5) Devocional em família

- O pai deve guiar a família no estudo bíblico e na oração diariamente, se possível um pequeno tempo duas vezes ao dia, o que fortalecelará o papel do pai como cabeça e líder da família. Um método sugerido é após leitura de um texto bíblico cada membro faz perguntas sobre o mesmo, a família toda deve ser treinada na palavra.

6) Artes e trabalhos manuais

- Como crianças mais novas aprendem pelo sensorial elas necessitam de atividades manuais para aprendizagem. Devemos prover para nossos filhos um lugar, material e tempo para trabalhos artísticos para que desenvolvam sua criatividade. Podemos manter onde as crianças mais ficam, uma estante baixa com bons materiais sempre a livre disposição como cola, tesoura, argila, massa de modelar, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis e vários tipos e tamanhos de papéis. Os projetos artísticos podem ser enviados para parentes, amigos, asilos ou usados como decoração na casa.

7) Saídas para aprendizagem

- Tirar um tempo de forma frequente  semanal para visitar museus, exposições de artes, livrarias,  bibliotecas locais de trabalho, feiras de ciência e engenharia, fábricas, concertos musicais ou teatros. Dar a crianças experiências para construir seu entendimento do mundo. As crianças necessitam de experiências reais que possam relatar. Escutar uma orquestra no rádio ou Tv com certeza não é a mesma coisa que o fazer pessoalmente.

8) Serviço e Trabalho

- Desenvolver na criança amor ao serviço e ao trabalho. Quando a criança já for capaz de andar e falar já pode executar algum tipo de tarefa em casa. Uma criança com 5 anos já é capaz de guardar a louça ou dobrar roupas limpas. Uma criança com 10 anos já é capaz de preparar sozinha algum tipo de refeição.  O alvo é que as crianças ao atingirem a adolescência possam executar o serviço da casa desde cozinhar até a limpeza e o cuidado dos irmãos mais novos. Além de aprenderem a apreciar o serviço será um bom treinamento para quando eles tiverem sua própria casa.
- Junto ao trabalho as crianças devem ser levadas praticar serviço ao próximo, visitando asilos ou casas de passagens, fazendo trabalhos voluntários com certa freqüência, seguindo o exemplo dos pais .

9) Disciplina

A criança que não desenvolve auto-disciplina vai falhar em muitas etapas, e a auto disciplina deve ser treinada em casa pelos pais. O Alvo é a obediência na primeira ordem. Estou satisfeita com a obediência dos meus filhos? Meus filhos me honram e me respeitam?. As mães precisam exigir sempre a atenção dos filhos a sua voz, plena atenção dos filhos ao que estão dizendo.
Os filhos só aprenderão a auto disciplina se aprenderem a obedecer e honrar os pais.

10) Brincar e explorar

Oferecer a criança muito tempo e oportunidades para explorar e brincar das mais diversas formas possíveis. Investir em em brinquedos reais como miniaturas, máquinas de costura, pequenas ferramentas, ferramentas de jardinagem, martelos, pregos, blocos de madeira, roupas para brincadeiras. Investir em equipamento de aprendizagem como lupa, microscópio, telescópio, binóculos e equipamentos de química e ciências. Não deixar a criança perder tempo com televisão ou jogos no computador, ela necessita de experiência sensoriais que possa tocar, sentir cheiro, formas, texturas e sons.


Como estes 10 tópicos tem guiado meu tempo de mãe, achei importante postar este resumo, quero poder compartilhar um pouco mais  sobre o método e como temos conseguido práticar essas idéias, adaptando ao nosso jeito e possibilidades.

ensinando o trivium


  Você pode pesquisar mais em http://www.triviumpursuit.com/blog/

o capítulo inteiro em inglês você pode comprar em nossa loja on line


4 comentários:

  1. Amei a dica!! Vou copiar lá no meu blog para não esquecer, td bem?

    ResponderExcluir
  2. Oi Lizandra! Comecei a estudar o método este mês e o post foi de grande ajuda! Obrigada pelas valiosas contribuições do blog! Abraço Jana.

    ResponderExcluir
  3. Legal Jana...vamos estudando juntas...bjs

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.