domingo, 27 de abril de 2014

Meu bebê não aceita as papinhas...?!?

COMER: Atividade totalmente SENSORIAL


Os bebê que podem ter mais resistência em aceitar as papas são bebês mais sensíveis em seu temperamento ou que tenham passado ou passam por alguma dificuldade gastrointestinal como por exemplo o refluxo. Giovi se enquadra nos dois casos. Resolvi postar minhas estratégias pois talvez muitas outras mães estejam passando por esta situação também.


Primeiras papas de frutas...

Giovana iniciou as frutas com seis meses, e tenho tido há praticamente um mês o desafio diário para a aceitação das mesmas... ela simplesmente fecha a boca depois da primeira colherada.  Um comportamento bem diferente do meu primeiro filho que na segunda semana de introdução já comia feliz da vida quase uma banana inteira.

Tenho usado todos os recursos sensoriais que conheço para ajudá-la já que essa era minha especialidade profissional.

1) introduzir a mesma fruta por vários dias consecutivos, pesquisas apontam que muitos bebês precisam de no mínimo oito provas do mesmo alimento para adaptação do paladar, principalmente bebês sensíveis.

2) promover o máximo possível experiência sensorial de textura/consistência e exploração dos alimentos com as mãos também e não somente com a boca;

3) experimentar diversos tipos de colheres;

4) promover a introdução dos alimentos pelo meio e laterais da boca;

5) estimular a mastigação com sólidos, pois o bebê está iniciando outro processo e deixando a sucção para se alimentar;

6) reconhecer os limites diários de insistência evitando a aflição da criança;

7) com paciência perseverar e esperar o tempo de maturidade dela para começar a "gostar de comer"

8) promover a cada refeição uma experiência prazeirosa, alegre e divertida. assim ajudamos no aprender que comer é algo gostoso.

depois de muito falar eis as fotos com alguns exemplos...



Adaptei a ideia montessoriana de mesa, já que não deu tempo de mandar fazer nossa( uma mesinha com cadeira especial que um bebê de cinco meses já pode utilizar para papar) Giovi curti  muito essa mesa "japonesa"de chão. Gosta de bater as mãos e explorar os pingos de papas que ficam sobre ela. tem ajudado muito na exploração sensorial.





.....aqui a primeira pintura a dedo ...com papinha..rsss



explorando a consistência e temperatura com a mão...




 usando as mãos para provar o alimento, sentir cheiro e textura...







ela mesmo teve idéia de colocar a boca na mesa diversas vezes...





Já usamos diversas colheres a preferida foi uma toda emborrachada e flexível.

...do jeito dela explora o sabor com o uso da colher...







Como após a colherada Giovi empurra a papinha para fora com a língua a melhor forma de ajuda-la é colocar a colher pelo meio e deslocar o alimento para as laterais, ou tentar colocar a colher direto pela lateral da boca em direção das bochechas...assim a língua vai para os lados ao invés de ir para fora.





retirada da colher pela altera para evitar que o alimento seja empurrado para fora com a língua;






explorando o próprio prato...( depois que terminou o papa..)




Com Josué já usava mas com a Giovi tem dado muito certo usar estes adaptadores para colocar a fruta sólida dentro... assim o bebê já vai conseguindo usar a força mandibular e coçar a gengiva com a própria fruta tendo uma sensação prazeirosa associada ao sabor.






2 comentários:

  1. Minha bebê de 6 meses tem encontrado muito dificuldade com a ingestão de frutas e só gosta de papinhas bem líquidas, quase sem pedaços!

    ResponderExcluir
  2. Minha bebê de 6 meses tem encontrado muito dificuldade com a ingestão de frutas e só gosta de papinhas bem líquidas, quase sem pedaços!

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.