segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Resumo Capítulo 3

Teaching from the rest!

Resumo do capítulo 3
CD


Traga sua cesta

       Em muitos dias durante o ano nos sentimos tão sobrecarregadas que as vezes fica cansativo até levantar da cama. Então crer nas palavras de Jesus sobre o jugo suave e o fardo leve fica muito difícil.


          Muitas vezes nos sentimos como os discípulos com uma multidão para alimentar tendo apenas nas mãos uma cesta de cinco pães e dois peixinhos. Só vemos o impossível.

            Em uma simples segunda feira quando olhamos tudo o que temos pela frente parece que realmente precisamos de uma milagre com proporções bíblicas.

           Comparado ao que precisamos fazer realmente temos pouco! Apenas cinco pães e dois peixes... com uma multidão pra alimentar.

       A boa notícia é que aparentemente isto é tudo o que Ele precisa!😍

            Ficamos exaustas porque esquecemos de Sua graça.

        Se você está precisando alimentar uma multidão com uma pequena cesta então traga sua cesta. Jesus só nos pede isso!

         Trazemos a nossa cesta ( qualquer talento ou habilidade que temos) e buscamos a Deus com tudo o que temos. E Ele opera o milagre!

     A pequena cesta parece desnecessária mas é uma parte indispensável do milagre.

        Lembrem-se da sua verdadeira tarefa. Render tudo. Traga seus cinco pães e dois peixes mesmo que pareçam insuficientes. Você é insuficiente mas a graça de Deus não. Seu jugo é suave, seu fardo é leve.

       Tudo começa com oração

       Nossa tentativa de ensinar em descanso não terá resultado se a oração não for o alicerce. Temos que começar orando. 

     A oração nos faz trocar o “fazer” pelo “estar” e o “se tornar”. Estar em sua presença e se tornar mais como ele!

     A oração nos faz lembrar que Ele é o que Ele diz que é. E que nada mais importa a não ser agradá-lo.

     Começar orando nos faz enxergar tudo o que ocorre no dia com outros olhos.

      Não precisamos nos preocupar com nosso tempo de oração ou se não nos concentramos o suficiente. Apenas precisamos chegar aos pés da cruz colocar de lado nossa vontade  e nos entregar totalmente a Sua vontade.

    Nosso tempo de oração não precisa ser longo ou sempre do mesmo jeito. Pode acontecer enquanto tomamos banho, nos vestimos, preparamos café, trocamos fralda etc... Podemos colocar pequenas aspirações  pro Senhor nesses momentos: Senhor confio em ti, Senhor me socorre, Senhor tu és meu tudo!

      O segredo é que a oração ocorra todos os dias!

   

    Quando no início do dia pedimos pro Senhor para completar seu propósito, conseguiremos entender que cada frustração que ocorrer será uma resposta de oração.


A oração é a base para podermos estar em descanso.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

L Resumo do Livro: Teaching from the rest. Sarah Mackenzie

Teaching from rest!! Ensinando em descanso !










Sara Mackenzie 

Resumos:

Capítulos 1 e 2




Resumo capítulo 1

Bolo embaixo do sofá 

Aceitação e Rendição: raizes do descanso

       O descanso vem com a aceitação. O primeiro ítem para uma rotina em descanso é aceitar com alegria todas as interferências que podem acontecer durante o dia. Entender que todas as ocorrências diárias desde uma birra, um bolo esmagado pelo cachorro embaixo do sofá ou um suco derramado estão debaixo do controle de Deus, nos faz viver em serenidade e gratidão.

    A rotina em descanso requer aceitação e rendição. Sempre haverá mais coisas que poderíamos fazer, nunca completaremos nossas tarefas por inteiro. Pode ser frustrante pensar que nosso trabalho em educar nossos filhos nunca estará terminado, na verdade temos que saber que será um trabalho contínuo em todas as suas fases.

      Muitas e muitas vezes entrei em luta quando os planos do dia foram interrompidos... Mas interrupções fazem parte da nossa vida real.. não conseguiremos descansar no cuidado de Deus enquanto não compreendermos que Ele verdadeiramente cuida de Tudo. Todas as interrupções vem de suas mãos e ele as usa para estar certo de que estamos dependendo profundamente Dele!

    Descansar neste sentido parece mais fácil, mas na verdade é um estado que requer um amadurecimento, necessita de diligência, atenção e trabalho duro.

     A paz inabalável não vem de atingirmos uma quantidade de conteúdo em determinado tempo e também não vem quando desistimos de uma meta. A paz vem do reconhecimento de que nossa maior tarefa é acordar cada dia e receber nossa ordem de Deus.


Foco na diligência e não no rigor.

    Temos um desejo de dar para as crianças o melhor ensino rigorosamente acadêmico. Como fazer isso e manter o descanso interior?

     Aprendi que não devemos almejar uma educação rigorosa. ( Rigor do latim rigoris significa forma rude dura e firme). Se realmente queremos levar as afeições da criança a amar o que é amável, integrar-se a uma boa conversação e cultivar a alma para que esteja pronta a enfrentar os desafios da vida temos que focar na diligência.

     Diligência do latim significa valorizar, estimar, elogiar, amar, apreciar, se deleitar em...

    Através da diligência em descanso trabalhamos nas coisas certas, de uma forma certa e no tempo certo conforme o Senhor nos concede sabedoria.

     Somos diligentes nas coisas que amamos mas podemos aprender a ser diligentes no que não amamos por que Deus nos capacita. Quando somos diligentes até as tarefas mais ordinárias podem ser oferecidas a Deus como ofertas de amor e sacrifício.

Encontrando a paz

    Quando focamos na diligência e não no rigor nosso sucesso não é medido por acabarmos as lições. Quando enfrentamos os desafios do dia com as duas mãos e confiamos que estamos exatamente onde Ele quer que estejamos experimentamos a paz inabalável.

A paz não está amarrada ao meu sucesso mas a minha fidelidade!

Série escolar e currículos serão os guias?

     Estaremos negligenciando e descuidando de nossos filhos se nos deixarmos guiar por séries escolares ou checklists de currículos prontos e não atentarmos para o fato de que são seres únicos criados pelo Senhor com um propósito específico.

Descanso é o meio termo entre ansiedade e negligência

      O descanso é a virtude entre a negligência e ansiedade. Um currículo que não deixa tempo para a alma respirar vai sufocar o estudo da mesma maneira a ausência de propósito e de ensino intencional.

   Se estamos fazendo um grande desserviço enchendo a criança de livros e planos sem considerar sua individualidade, estamos fazendo o mesmo desserviço ignorando sua formação ou deixando as crianças se formarem por elas mesmas.

     Nós pais é que ajudamos a construir a ponte entre o que a criança é e o homem que Deus quer que ela se torne.

    Segundo Plutarco a educação não é o enchimento de um balde, mas o acender de uma fogueira... o fogo precisa de esforço para ser aceso e mantido.

     Descanso entretanto não é a ausência de trabalho ou a falha em considerar um plano. Mas sim trabalho e lazer apropriadamente ordenados.

    A maior parte de  nossa ansiedade na educação domiciliar poderia ser evitada pelo simples fato de sabermos a quem queremos agradar. O que priorizamos ou o que deixamos de fazer no dia depende de quando fazemos tudo para agradar a Deus, a nos mesmos ou a outros.

Na verdade a quem quero impressionar?


Capítulo 2

Porque nossa rotina diária é solo sagrado

   Mesmo que como mães educadoras queiramos ter o alvo de criarmos aprendizes bem sucedidos nossa tarefa real não é essa. Deus nos chama na verdade para sermos fiéis.

   Geralmente julgava meu sucesso ou fracasso pelas aquisições que as crianças alcançaram no fim do ano, por quanto elas estão gostando de estudar, gostando de buscar conhecimento ou o quanto gostam de ler livros de qualidade em tempo livre.

   Mas alcançar ou não estes requisitos não é uma medida eficaz para saber se meu trabalho foi bem feito .

   Deus não me chama pra alcançar resultados. Ele me chama para ser fiel e confiar Nele para que Ele traga os resultados, que podem ser bem diferentes dos que espero.

    Sucesso aos olhos de Deus pode ser bem diferente do sucesso que nós estamos buscando.

     Ser fiel é fazer o trabalho que Ele nos manda fazer todo dia. Se as coisas vão sair do jeito que eu quero que saiam ( que as crianças tenham uma forte fé, corações compassivos, amor em aprender...) não está dentro do que posso controlar.

    Ele não me chamou para ser bem sucedida aos olhos humanos e sim me chamou para fazer fielmente meu trabalho.

   Somos muito rápidas para nos sentirmos bem sucedidas ou fracassadas. Se as crianças vão bem em uma revisão nos sentimos satisfeitas mas se são péssimas escritoras sentimos que falhamos.

   Não somos chamadas para  produzirmos prodígios ou a alcançarmos reconhecimentos desta terra. Ele nos chama para vivermos em excelência, viver em simples obediência e fé.

     Ele está no controle dos resultados.

    A atividade de escrita está nos planos de hoje? Faça isso bem. Aquela lição da matemática que é difícil pra ele? Sente ao lado dele estudem juntos um problema de cada vez, calmamente e cuidadosamente. Sorria bastante. Envolva a criança com amor.

    Porque se ele for um excelente escritor ou proficiente matemático não é problema pra você se preocupar. Seu trabalho é incentivar a tarefa do dia e amar a criança através da tarefa.

     Um pouco cada dia com dedicação, paciência e amor. Cada um destes pequenos momentos são partes de algo lindo que estamos construindo  para Deus.

    Em um dia comum temos uma lista de matérias agendadas para as crianças. Mas nosso motivo é  maior que matemática. Muito maior que história. É a construção da mente e do coração dos nossos filhos. Ensinar é um trabalho santo, construir o intelecto, ensinar a criança realmente a pensar não acontece pela força humana mas pela graça de Deus!

     Ouvi a história de um artesão que trabalhou muitos anos para esculpir um lindo pássaro em uma parte de madeira de uma catedral que seria coberta. Quando alguém perguntou porque ele estava se dedicando tanto em algo que ninguém iria ver ele respondeu: Porque Deus vê! Deus vê nosso pássaro esculpido também.

     Sim você que trabalha incansavelmente dia após dia em lição de história, matemática, pilhas de roupas e pia da cozinha. Estes pequenos momentos constroem uma catedral para a glória de Deus!

     Será que nos damos conta que em cada dia rotineiro estamos pisando em solo santo construindo uma gloriosa catedral mais gloriosa do que podemos imaginar?

    Nenhuma tarefa é trivial nenhuma lição é pequena. Educar nossos filhos é uma oferta de amor que nós fazemos pra Deus que tão graciosamente se ofereceu por nós primeiro.


    Pense em um jardineiro fiel. Ele é contratado para plantar sementes, cultivar o solo cuidar das plantas e ajudá-las a florescer. Mas ele não é responsável pelo milagre da frutificação, precisa apenas ajudar as plantas a crescerem. Somente com a cooperação da graça de Deus e da lei da natureza a semente se torna uma planta que dá fruto!

     As sementes que o Senhor nos deu podem produzir grandes frutos no Seu Reino!

    Os resultados dependem de Deus, mas requerem algo de nós: dependência Dele, fidelidade no pouco e permanência no descanso e na confiança! Cultive seu jardim!😍



sexta-feira, 6 de abril de 2018

sábado, 23 de dezembro de 2017

Novo Planeje,Ensine e registre!


Novo planner totalmente permanente!



to.001.jpg" width="400" />

slidesplanner permanente from lizlimadamiani@gmail.com on Vimeo.


Consegui terminar o novo planner!


    No passado após algumas pesquisas pude adaptar e criar um planner que pudesse ser utilizado como calendário de planejamento e registro para a formação de uma arquivo orgnizado com todo o trabalho do ano: https://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/01/rotina-em-educacao-domiciliar-planeje.html 


    Neste novo planner a idéia é a mesma mas uma das novidades é que este novo planner é que ele é totalmente permanente com possibilidade de uso por vários anos...

    A idéia do ano passado era apenas refazer o calendário adpatado para o novo ano, mas depois refazendo o mesmo vi que poderia ajustar todos os lay outs e aprimorar com novas idéias...então foi o que fiz. Também me associei a hotmart para facilitar e modernizar o pagamento.

    Aqueles que adquiram o planner o ano passado e conseguiram aproveitar o mesmo e querem comprar o novo por apenas taxa de adminitração, deverão compartilhar e comentar no link do facebook sobre como foi a sua experiência, após isto é só mandar um email para lizlimadamiani@gmail.com com o link do seu comentário que iremos enviar gratuitamente.


o novo planner contém:

 - calendário mensal permanente;
 - 5 formas de programação e registro semanal;
- Novo modelo de registro semanal com registro de hábitos e avaliação da semana
 -Ficha de leitura; - Planejamento e registro de leitura anual;
- Planejamento de estudo anual
 - Registro de projeto científico; - Registro de passeio de campo; - Folhas para narrativa, copia, ditado ou criação de textos;
- Folhas de narrativas com lay out temático para história;
- mini aula informativa com dicas de organização para o uso do planejamento permanente
aula planejamento permanente from lizlimadamiani@gmail.com on Vimeo.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Primeiras navegações portuguesas: Bússola e Astrolábio.

 

Espanha, Portugal e as primeiras Navegações (STOW2 cap28)


Muito emocionada por estar chegando perto do descobrimento do Brasil e também ansiosa, em certo sentido, para encaixar Brasil nos livros Story of the World.


segunda-feira, 31 de julho de 2017

A Inglaterra medieval! castelo de papelão, espada, escudo, e Robin Hood!



Entramos no mundo dos cavaleiros e castelos...reis, lordes e camponeses...

                       Capítulos 15,16,17,18 e 19 de Story of the world Volume2 Middle ages.

     O que aconteceu com Inglaterra depois da invasão dos anglo -saxões? Os vickings continuaram suas invasões começando no norte da Inglaterra e foram descendo até que no sul encontraram um líder escolhido pelos nobres: Alfredo O Grande! Nosso primeiro estudo sobre os Vickings aqui.http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/06/conhecendo-os-vikings.html

Alfredo- O Grande


     Alfredo o grande foi o primeiro rei da Inglaterra que conseguiu defender o sul dos vickings. Mas após sua morte os vickings acabaram conquistando e dominaram por 300 anos. Os vickings acabaram se misturando com o povo anglo-saxão e começaram a ser chamados de Ingleses.

Willian- O Conquistador


    Após o reinado de Eduardo  os Ingleses ficaram sem sucessor e os nobres se reuniram para colocar um nobre chamado Haroldo. Então surge um Normando Willian que julga ter direito ao trono por ser casado com a sobrinha do rei Eduardo. Willian Após a batalha de Hasyings contra Haroldo e seu exército acaba conquistando a inglaterra. Os Normandos então invadem a Inglaterra sobre o comando de Willian o Conquistador.


fizemos um craft de um castelo medieval bem simples com  4 rolos de papel e 4 pedaços de papelão...


quinta-feira, 29 de junho de 2017

Conhecendo os Vikings!

Vikings invadem a França! ( capítulos 13 e 14 Middle Ages stow 2)


Grandes Reis da França 



Carlos Martelo ( Charles Hammer) que conquistou o trono da França após muito tempo de luta e determinação por isso tinha esse apelido de "martelo". Rei muito importante que impediu o avanço muçulmano na Europa (pois os mucumanos já haviam conquistado a Espanha aqui), vencendo a batalha contra seu exército na cidade de Tours.

Carlos Magno ( Charles Magne):  Na idade média muitas pessoas o consideravam o maior rei de todos os tempos e de todo o mundo. Magne significa "o grande". Restaurou o cristianimo na França, reconstruiu estradas e construções romanas, venceu batalhas aumentando o império. Foi chamado de imperador Romano, pois seu império era parecido com o império romano antigo.

Vencia batalhas e obrigava os prisioneiros a se batizarem "tornarem-se cristãos".


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Escrevendo com caneta pena!

Muçumanos invadem a Espanha

Mouros e a idade Média



    Na idade média o império Islâmico dominou sa arábia até a India e o norte da Africa. A espanha foi colonizada pela tribo bárbara dos visigoths.

    Após a morte do rei dos visigoths os nobres decidiram não colocar os filhos do rei no trono e  sim um guerreiro chamado Rodrigo, os filhos do rei se rebelaram e pediram ajuda para um general Islamico Tariq Bin Ziyad para retirar Rodrigo do trono.

terça-feira, 6 de junho de 2017

França na idade média! Desenhando um império.

Reino dos Francos! 

Início da França e a nomeação de Paris




     Após a queda do império Romano várias tribos de bárbaros vieram morar nas regiãos ex romanas. Em uma dessas regiões chamada Gáulia, três tribos bárbaras se assentaram os Burgundians, os Alemanis e os Francos.
    Após um tempo convivendo com romanos os bárbaros começaram a ficar civilizados adquirindo os costumes romanos e se tronando cristãos, com isso começaram a formar seus reinos.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Matemática aos 3 anos!


Manipulando objetos e aprendendo conceitos lógico matemáticos!


   
     Antes dos 3 anos fazíamos apenas contagens dos objetos que víamos no dia a dia por exemplo contagem de partes do corpo: quantas orelhas? quantos olhos? quantos dedos?.Contagem de pessoas na família, no carro, na casa, na mesa. Contagem de bolinhas de massinha, palitos, conchas, legos, pedras etc.. o que estivéssemos brincando> Neste período também começamos reconhecimento de números no dia a dia como no elevador, vela do bolo alguns livros de histórias etc..

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Austrália e Nova Zelândia na Idade Média

Fazendo Boomerangs e estudando a história da Austrália e da Nova Zelândia:



Austrália


    Enquanto alguns impérios já reinavam no mundo na China a Dinastia Tang, na índia os Guptas, no Japão os Yamatos, na Arábia os Islâmicos e o Bizantino na Ásia menor. Na Austrália o povo ainda era nômade. 

Ninguém sabe de onde e quando estas tribos clâs de nômades chegaram na Austrália as lendas contam que elas estavam lá desde a origem da terra por isso foram chamados de tribos Aborígenes ( desde a origem).



Lemos sobre uma pequena história para  conhecermos os costumes dos aborígenes como eram seus costumes,alimentos, sua pesca e sua caça. Um dos seus costumes era pintar o corpo com barro para caçar, para que o animal não sentisse o cheiro de humanos.




quinta-feira, 18 de maio de 2017

Ciências em Educação Clássica!

Ciências no estágio gramatical de aprendizagem!

educação clássica


Japão e Coréia na Idade Média!


Estudando o Japão e fazendo uma sopa Japonesa!


     O Japão é formado por 4 grandes ilhas e muitas outras pequenas ilhas.  Esta região assim como a china também era governada por vários clãs até que foi unificado pela dinastia Yamato. A Dinastia mais antiga que se conhece. E os yamatos ainda estão no trono do país hoje.

   Os Yamatos contavam lendas para provar que merecem governar o Japão. Estas histórias contam anunciam que os yamatos eram deuses descendetes da Amaterasu, deusa do sol.

    Uma das lendas conta que os espíritos do céu criaram a ilha do Japão e seus filhos Amaterasu ( deusa do ceú) e Suzano (deus do mar) começaram uma guerra na qual Suzano perdeu e teve que ir pra terra. Na terra Suzano lutou contra uma serpente de 8 cabeças salvando uma moça com a qual casou e tiveram 8 filhos. Seu filho governou o Japão de forma errada então Amaterasu enviou seu neto Honingi pra trazer a paz. E descendentes de Oningi que casou e teve vários filhos, sÃo os Yamatos.


Por isso encontramos muitas histórias de Suzano e os outros deuses no folclore japonês.



A Korea

    Os Yamatos usaram muitas idéias da China e da Korea para governar o Japão. A Korea é uma península ao leste da china e foi governada pelos chineses até lutar contra os mesmos e formar 3 reinos. Com isso os Koreanos aprenderam a escrita chinesa e todos os costumes dos invasores.

    Um dos reinos da Korea quis aliar-se com o Japão e mandou alguns presentes como jóias, seda e livros. Os Japoneses se encantaram com a escrita chinesa. O imperador japonês pediu um tutor Koreano para ensinar a escrita chinesa pro seu filho, assim todo Japão acabou conhecendo e aprendendo a escrita religião e costumes dos chineses através da Korea.




Experimentamos na prática um pouco da culinária japonesa e seus "chopsticks"aprendendo a comer com pauzinhos...


Fizemos uma receita de sopa japoneza com macarrão de arroz e legumes, carne de porco e shoyo.









 e pedimos um sushi básico em outro dia...







quinta-feira, 11 de maio de 2017

Projetos de ciências sobre plantas!


Projetos sobre plantas no primeiro ano:


O projeto tem o objetivo de tornar a ciência concreta. Proporcionar uma experiência em que as crianças possam fazer ou observar algo baseado em questionamentos.



terça-feira, 9 de maio de 2017

China na idade média! fazendo carimbos!


Grandes Dinastias da China:


 Ano passado começamos a estudar a china e seus primeiros imperadores, foi por causa deste estudo que Josué já está familiarizado com a palavra dinastia, escrita por caracteres .. ( China Antiga:http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2016/11/atividades-sobre-china-antigali.html)


Acabamos de estudar o sobre o crescimento do Islamismo e sobre como o mesmo se tornou um império que se espalhou por toda a Arábia até a india, norte da africa e partes do império Bizantino.


Atividade de páscoa! Caixa surpresa.


    Semana da Páscoa: Cada dia uma surpresa!


   Este ano em especial é o ano que minha mais nova está com 3 anos, quis fazer algo direcionado para ela, e o mais velho acompanhou com toda alegria...

     Cada dia fomos trabalhando a sequência de vida de Jesus que antecedeu a páscoa, nesta sequência podemos perceber como os fatos que antecedem a páscoa prepararam e apontarm para cruz e ressurreição!

A idéia foi utilizar uma caixa de madeira para apresentar cada dia uma "surpresa "uma miniatura relacionada a história que iríamos conversar no dia.

1) Um perfume;


quinta-feira, 13 de abril de 2017

Estudando o espaço! Astronomia...

Nosso roteiro de Astronomia!


      A sugestão de Suzan Bauer, Well Trained mind, para o primeiro semestre do segundo ano é o estudo do espaço e para o segundo semestre ciências da terra. Temos seguido estas sugestões em nosso currículo.  No ano passado também seguimos suas sugestões quanto a reino animal, plantas e corpo humano
 E quero ressaltar esta frase novamente aqui:

Projetos de ciências sobre o espaço...

Projetos do primeiro semestre:

O projeto tem o objetivo de tornar a ciência concreta. Proporcionar uma experiência em que as crianças possam fazer ou observar algo baseado em questionamentos.

Espaço Aéreo


    No ano passado fizemos vários experimentos relacionados  ao corpo humano, reino animal e plantas, não consegui postar sobre estes.

  Os experimentos que estamos fazendo neste semestre terão relação com ciências  aeronáuticas já que estamos estudando um pouco mais sobre espaço.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Idade Média e o início do Islamismo:


Aprendendo a utilizar a bússola e as coordenadas de um mapa!


Capítulo 6: Midle Ages : Story of the world vol 2


     A península Arábica é uma região deserta dica entre o mar vermelho, o golfo pérsico e o mar Arábico. Nesta região desértica viviam tribos de Beduínos que construíram cidades no meio do deserto as principais eram Meca e Medina.

O que é uma península? Uma grande porção de terra cercada de água por todos os lados menos um.


segunda-feira, 3 de abril de 2017

Cristianismo vai para Britânia!




Augostinho vai para Britânia divulgar o cristianismo!



     Um dos imperadores do império Romano teve uma visão em uma batalha e acabou se tornando cristão, dando ordens para todo império ser cristão e construindo vários templos. Com o fim do império romano o cristianismo permaneceu e ser cristão era popular na idade média, nas cidades que pertenciam ao império.

    No capítulo 3 da Idade Média estudamos sobre  como o cristianismo foi para o sul da Britânia. Ilha que começou a pertencer aos Anglo-saxônicos e celtas no capítulo anterior.http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/03/arte-em-arame-e-planejamento-de-arma.html

Fazendo pintura à fresco estudando a India na Idade Média

India e o império Gupta! Fazendo pintura em gesso!


domingo, 26 de março de 2017

Império Bizantino... Idade Média

Constantinopla, a divisão dos cristãos: capitulo 2 (Midle Ages volume 2 Story of the world)



   Iniciamos a idade média revisando a divisão do império romano e sua queda. Teve uma parte do império romano que não foi destruída: a região de Constantinópla. Essa região começou a conquistar novamente os países que os bárbaros invadiram, dando início ao Império bizantino.

Revisamos o capítulo em grupo e fizemos algumas atividades práticas relacionadas ao tema:


sábado, 18 de março de 2017

Lego...Assírios e Babilônicos!

Estratégias de Guerra e Lego!



O império Assírio:


       Hamurabi foi mais famosos rei do sul da mesopotâmia, Babilônia. Ele era um rei justo que governava através de leis. O famoso código de Hamurabi. Um dos primeiro conjuntos de leis a serem obedecidas em um império.


terça-feira, 14 de março de 2017

Arte em arame e planejamento de arma céltica:Britânia!

 Idade média!
O povo celta: Britânia!



A ilha de Britania foi parcialmente governada pelos romanos. O povo celta que habitava a ilha era guerreio e nunca permitiu o total controle do império romano sobre a britânia inteira. Com a queda de Roma os celtas expulsaram os romanos da ilha.


Início da Idade Média: Queda de Roma!

Idade Média! Story of the World Volume 2

Capítulo 1: A queda do Império Romano.


   Passamos uma boa parte do ano passado estudando sobre o Império Romano seus principais imperadores, construções, arquitetura até sua queda. A idade média começa com a queda de Roma.


    Semana retrasada começamos nosso livro da Idade média, o volume 2 da coleção story of the world. Este ano comprei a versão kindle, além de ser mais barato tem dicionário com fácil acesso para ir consultando e é mais leve de carregar, estamos fazendo uma experiência.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Guia dos 0 aos 3 anos...o que fizemos neste período?

Da gravidez aos 3 anos de idade: nossas atividades!


Em cada título você vai encontrar o link  de atividades que fizemos em algumas etapas desde antes do nascimento até 3 anos.



domingo, 26 de fevereiro de 2017

Ciencias da computação: linguagem de programação para crianças!!



Curso gratuito com planejamentos de aula incluso para você e seus filhos aprenderem juntos!



     A Sigla STEAM significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Se você pesquisar esta sigla no google ou pinterest vai verificar como existem atividades para crianças relacionando esta cinco áreas. Atividades que acabam desenvolvendo a criatividade, a capacidade de planejamento, memória, raciocínio lógico... tudo isso de uma forma simples e divertida para a criança.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

História Antiga: Os Fenícios

Atividades: Experimento com corante e arte em vidro!



     O fenícios viviam a leste do mar mediterrâneo, a norte de Canaã, em uma terra montanhosa cheia de Cedros. Não tinham uma terra boa para plantar por isso começaram a construir barcos com a madeira das árvores e se tonaram os primeiros navegadores e negociantes do mar mediterrâneo.





sábado, 18 de fevereiro de 2017

Vídeos das Grandes civilizações

Vídeos objetivos e práticos sobre as antigas civilizações.



   Ano passado  estudamos a história antiga seguindo os livros Story Of the world. Foi um ano em torno da cultura antiga tanto nas nossas leituras, como nas artes e nos filmes que assistimos. Ainda tenho muitos posts pra colocar no blog sobre nossos estudos e aos poucos estou fazendo isto.






terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Livros e rotina para segundo ano:

Livros  didáticos e de Leitura em família para o segundo ano fundamental:


Desde o a metade do ano passado temos comprado livros e organizado a rotina deste ano. Quero postar aqui a lista de livros com fotos e preços dos mesmos. Para acessar os preços é só clicar na imagem.


Português

Realizamos atividades de gramática e ortografia todos os dias, seguindo a ordem da Gramática escolhida.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Rotina em educação Domiciliar : Planeje, Ensine e Registre!


 Planejamento e registro diário de atividades para portfólio do ano:



     Tenho há algum tempo pesquisado sobre rotinas, planejamentos e formas de registro na educação em casa. 
    A rotina planejada tem muitos benefícios, nos faz ganhar tempo, reduz o estresse e a tensão do ambiente e traz segurança tanto para os pais, como para os filhos. O registro comprova nossos estudos progressivos e o também nos mostra o fruto do nosso árduo trabalho semanal...

     Experimentei isto neste ano que passou. 

    Depois que planejei um certo "horário" e distribuí o que queria ensinar na semana, com um tempo pré determinado e organizado tudo começou a fluir melhor. Meu mais velho, com 6 anos, estava começando a precisar de uma rotina de estudos mais elaborada, e quando planejei ele mesmo ficou mais tranquilo ao ver que estava cumprindo algo pré estabelecido e organizado. Neste ano minha mais nova de 3 anos, também vai ter o seu próprio planejamento.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Estudando os Reinos do Egito, principais faraós e o êxodo!

Médio Egito, Novo Egito e o Êxodo hebreu:

Capítulos 12,13,14 : Story Of the World V1

Confira abaixo os links de filmes you tube para este estudo.