segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Caim e Abel

Estudando a palavra: Caim e Abel


 Adão e Eva após serem expulsos do jardim pela desobediência  tiveram dois filhos: Caim e Abel.
Nesta história enfatizei a oferta de Abel, que escolheu o melhor cordeiro para o Senhor, assim nós podemos sempre fazer o melhor para Deus em cada uma de nossas atividades. E pelo contrário Caim ao invés de mudar de atitude e mudar a oferta, escolheu a pior parte.

Abel escolheu o melhor cordeiro de seu rebanho enquanto Caim escolheu qualquer fruto de seu trabalho. Expliquei um pouco mais o significado de "qualquer" que ficou ainda um pouco abstrato.

...separei alguns personagens para dramatizar melhor a história...

caim abel


 ..fizemos o melhor cordeiro que conseguimos de massinha de modelar.

colamos papel de seda nas ovelhas de Abel e nas plantações de Caim que trabalhava no campo.

aproveitei também a história em feltro para estimular a narrativa e fixar o conteúdo.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dar muito fruto...: O POMAR

 Decorando Versículo...


Começamos a estudar a unidade sobre frutas ( buriti Mirim/Pomar)...aproveitamos para decorar a palavra juntos...

     Fico pensando, talvez quanto mais associar a palavra a natureza, mais fixa ela estará na memória do Josué. Imagine só cada vez que ele olhar uma árvore frutífera  lembrar de permanecer em Cristo e dar muito fruto.Que maravilha seria!


montamos a árvore com pedaços de tronco e galhos que achamos na praça... dois galhos colamos afastados do tronco.





No início começamos a inventar que cada galho era um de nós, se estivermos ligados ao tronco daremos fruto de obediência. Os dois galhos afastados do tronco não frutificam e nem têm folhas, ficaram totalmente secos. Isso chamou muito atenção do Josué.


Meu desejo é que ele aprenda que precisa de Jesus para conseguir se tornar obediente no dia a dia...e esse versículo é mais uma ajuda para encucar esta verdade.

sábado, 26 de outubro de 2013

A chegada do bebê nossa adaptação..

 Eis a nossa princesinha...

Há um mês e duas semanas chegou nossa bebê Giovana, ela é uma princesinha linda, mais um presentão que Deus nos deu.



Neste período o cansaço foi grande, principalmente pela resistência ao sono que a pequena apresenta.Tive que usar alguns recursos que já conhecia e que de novo estão me ajudando bastante. E penso que talvez possam ajudar a muitas outras mães, por isso resolvi fazer um post sobre o assunto.

Uma  das necessidades essenciais dos bebes além do leite é o soninho. Coisa boa ver um bebe que recem acordou, feliz por ter descansado o suficiente.e pelo outro lado não tem nada mais dificil que lidar com uma criança cansada pelo sono.

O ideal de sono de um bebê aos 3 meses são 18 a 20 horas de sono por dia, realmente é pouco tempo acordado e muito tempo dormindo, mas esse é o segredo de um bebê calmo e feliz. Esse sono pode ser distribuído da seguinte forma: 3 sonecas de duas horas e 1 soneca de uma hora durante o dia e doze horas de sono noturno. De recém nascido aos 3 meses é o tempo de adaptação no qual bebê vai aprender a estabelecer o ciclo noite e dia. Mas não pode fazer isso sozinho necessita muito da ajuda e atitude certa dos pais.

O sono diurno é tao importante quanto o sono noturno pois um frase bem verdadeira com os pequenos é que Bom sono produz bom sono.Com meu primeiro bebê a dificuldade era pegar no sono mas com a Giovi a dificuldade era manter o sono

Recurso para facilitar o sono do Bebê

 

Sigo os seguintes passos repetidamente cada vez que coloco a Giovi para dormir como um ritual de aquietar-se para a soneca:
Ao perceber os sinais corporais de sono do bebê como bocejo, choro, iquietação... ( é importante não deixar passar muito tempo destes sinais para o bebê não se agitar muito)
1) vou para o quarto... um ambiente com pouca luz e tranquilo;
2) enrolo bem ela em uma mantinha. Muito importante enrolar bem o bebê de forma a ficar firme, isso ajuda a fornecer calma e evita que o própios movimentos de braços e pernas o acordem quando está pegando no sono.
3) sento com a bebê no colo em silêncio,
4) se ela chora faço o som como de uma torneira aberta ( shhhhhhh) e ao mesmo tempo bato levemente nas costinhas com o ritmo de um tic tac do relógio.
5) assim que percebo que ela fechou os olhos e relaxou relaxou a deito no berço e continuo com o som por mais um tempinho até a bebe dormir.

    Nas quatro primeiras semanas Giovi levava em média uma hora para adormecer, saía do quarto exausta, achava que não ira conseguir aprender...mas faz duas semanas que os resultados tem aparecido as vezes consegue adomecer em 10 minutos e até mesmo sozinha, apenas a enrolo na manta e coloco na cama. Com exceção quando está muito cansada aí pode levar ainda uma hora. Claro cada criança é diferente, com o meu primeiro bebê foi bem mais fácil, Josué pegava no sono bem mais rápido e se mantia dormindo por períodos prolongados.
Esse ritual de sono tem o objetivo de aos poucos a criança conseguir dormir de forma independente.Essas dicas e muitas outras sobre rotina diária descobri nos Livros da Tracy Hogg, a encantadora de bebês.



 O bom uso da chupeta


 A chupeta no primeiro mês pode confundir a sucção do bebê e atrapalhar a qualidade da sucção para a amamentação. Seu uso após os dois anos de idade pode interferir também na qualidade da articulação da fala da criança, por isso ela é tão contra indicada por hospitais amigos da criança e profissionais da minha área.
 Usar a chupeta também pode atrapalhar o sono do bebê, isso se ela for uma acessório e não um item de conforto. Melhor dizendo se a criança necessitar da chupeta para pegar no sono, na madrugada quando acordar não vai conseguir dormir novamente sem ela, e vai chorar pela mesma várias vezes durante a noite, algo terrível pra a criança e para os pais.
Aconselho o uso da chupeta mesmo assim, pois facilita muito a vida dos pais ajudando o bebê a acalmar-se nos primeiros meses.Mas precisamos ensinar nosso bebê a usa-la apenas como recurso de conforto.
A melhor chupeta é a ortodôntica da marca NuK por ser a mais anatômica em seu formato.Ao decidir introduzi-la o ideal é fazer o possível para usa-la somente na hora de dormir. Nesta hora deixar o bebê sugar a chupeta durante todo o ritual do sono o que o ajuda a acalmar-se muito mais rápido, mas no momento que o bebê está no berço e adormecendo remove-la gentilmente da boca para que o bebê consiga pegar no sono sem a mesma. Desta forma evita-se que a criança se torne dependente do bico, fazendo com que depois a retirada do mesmo seja muito mais fácil.

Como desassociar a chupeta do sono


Se seu bebê está dependente da chupeta e acorda várias vezes por noite por causa disto. Achei uma dica super valiosa em um livro chamado. Noite sem choro Elizabeth Pantley.




A Autora recomenda o seguinte:

Quando o bebê despertar na madrugada e chorar, oferecer novamente a chupeta, esperar a sucção se tornar bem lenta com o dedo puxar o canto da boca removendo suavemente a mesma, logo após apoiar com  dedo embaixo do queixo do bebê por alguns segundos. Se o bebê voltar a cabeça procurando a chupeta oferecer novamente a mesma, esperar novamente o ritmo de sucção ficar lento para recomeçar o processo. Repetir esta ação até o bebê adormecer sem a chupeta.
Giovi já estava começando esta associação, tentei por um tempo não usar mais o bico para faze-la dormir mas ela chorava muito.Então achei esta dica e comecei aplica-la o que foi de grande ajuda.

Aos poucos vou compartilhando minhas dificuldades por aqui...o tempo está corrido mas espero continuar mantendo os posts.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Percepção sensorial. Tato.


Percepção sensorial com lixas.. Tato


Colei em mdfs quadrados amostras de lixas com diferentes espessuras, a tarefa era parear e organizar do mais áspera a mais lisa. Existem alguns materiais montessorianos já prontos para este tipo de de atividade, mas é bem mais barato fazer em casa.


tato


tatotato
Parear é mais fácil nesta idade, graduar ainda um pouco complicado.Esta atividade também pode ser feita com diferentes tipos de tecidos da mesma cor.


algumas imagens de materiais montessorianos...





quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Trabalhando com sensorial...pintura com água!

Pintura com Água quente/água gelada



Josué ganhou um brinquedo bem interessante do Tio Rudi e família, desde de então ficou mais fácil brincar com água quente, gelada ou morna...

Este brinquedo apresenta dois compartimentos um para agua gelada e outro para agua quente,uma pistola e um carrinho que muda de cor conforme a temperatura da água que recebe ( se gelada fica azul, se quente fica branco),


 O que também funcionou e fez sucesso por aqui foi trocar a pistola por um pincel e água gelada.

 O trabalho ficou um pouco mais árduo, mas Josué gostou e se empenhou para terminar a pintura, querendo repeti-la algumas vezes.





 Uma maneira mais prática e clean de trabalhar com "pintura"...já que a amada tinta faz sempre uma "sujeirada".

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Percepção sensorial visual... cores

 Usando prendedores de roupa encapados com papel de mostruário de tintas


Ao estudarmos os sentidos ( tato, visão, audição, olfato e paladar) com o livro Buriti Mirim, aproveitei alguns prendedores que havia encapado há um tempo para trabalhar com percepção visual e raciocínio lógico na graduação de cores.









A atividade era organizar as cores conforme semelhança e fazer uma sequência do claro para o escuro  com cada cor separadamente, além de trabalhar coordenação motora fina prendendo o prendedor no sarrafo verde.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Móbiles... preto e branco para Giovi

 Móbile para bebê... montessoriano e móbile Damiani


Já está pronto e pendurado no quartinho da Giovi o móbile Munari, o primeiro da sequência montessoriana de móbiles que servem de estímulo para atenção continuada e percepção sensório motora . É utilizado da segunda a oitava semana de vida do bebê, o mesmo que já havia feito para minha sobrinha e apresentei neste post.

munari mobile

Neste site  da figura acima pode-se encontrar as figuras em pdf em uma resolução ótima para imprimir depois é só encapar com contact.


 Sabe-se que a percepção visual do bebê no primeiro momento é organizada pelo contraste preto e branco por isso Josué e eu fizemos um outro móbile para pendurar acima do trocador da mana. Utilizamos barbante preto, bolinhas de isopor pintadas, um rolo de papelão encapado (papel branco e fita isolante) e uma figura preta e branca.




 Imprimi algumas figuras com contraste preto e branco para ir mostrando pra a Giovi, resolvemos colar na parte final do mobile,


baby mobile


móbile bebê

 Eis nosso móbile podemos chama-lo de"móbile Damiani" rss...A figura inferior pode ser trocada a cada semana...gostamos do resultado com a figura de um tecladinho. Ficou bem interessante pois quando giramos o espiral preto e branco ocorre um efeito visual especial.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Música em casa...



Aulas de música e o incentivo em casa



Sabe-se hoje o quanto a música é importante para o desenvolvimento infantil. Como fonoaudióloga posso falar dos benefícios que a exposição precoce à música traz desenvolvimento da discriminação e da atenção auditiva e consequentemente da percepção fonológica dos fonemas (sons da fala) para fala e para a escrita.
No início deste ano Josué teve a oportunidade de realizar algumas aulas de música em grupo com a professora Ana Borba, o que foi ótimo principalmente pra mim que fiquei junto nas aulas e pude reproduzir algumas atividades durante a semana.
A partir destas aulas tento ir reforçando em casa conforme a criatividade e a inspiração do dia! Compramos o livro de musicalização infantil com várias músicas simples que trabalham a percepção auditiva indicado pela professora, vem com cd o que ajuda muito! Um investimento bem interessante de termos em casa para cantarmos com nossos filhos.




Falando nisso coloco a seguir uma pequena entrevista que fiz com a professora Ana, e ela com muito empenho respondeu.

Cantar com os filhos é uma boa estimulação musical ?
Sim. Citarei uma parte de um artigo publicado pela ABEM (Associação Brasileira de EducaçãoMusical), comentando sobre uma família com filhos iniciando o instrumento musical, e que foramexpostos aos estímulos de canções pelos pais:
O aprendizado musical dos filhos e vivência musical familiar é essencial, pois permite que eles

[...] construam histórias de relação com a música, pois muitos momentos, conforme
narram os pais, são vividos, experienciados, “curtidos” sonoramente, com canções
cantadas improvisadamente pelos pais, com canções de ninar que a mãe cantava,
com audição musical, com brincadeiras, com o dançar e sentir a música no corpo,
sempre com alegria e prazer. [...]
Um outro movimento aparece no conhecimento musical, se assim podemos dizer,
dessa família: o gosto e o cultivo musical já existia nos pais. No entanto, quando um
filho começa a aprender formalmente a tocar um instrumento musical, encontra
ressonância e muito estímulo nos pais, e é o filho de seis anos que leva para casa,
agora, um saber musical instituído, conhecimentos que os pais não têm, mas que se
desafiam a entender um pouco, para continuar estimulando o filho a realizar tal
atividade e seguir nesse fazer musical.

Mediante este exemplo, cantar com os filhos permite que estes tenham estímulos muito agradáveisno porvir, independendo se os pais sabem de música ou não. Para ler este artigo completo, acesse:

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista21/revista21_completa.pdf

Que musicas são indicadas?
Dar preferência em cultivar o repertório que os pais gostam é boa alternativa. Devemos tambémpensar no contexto do desenvolvimento da criança, por isso, inventar canções lúdicas com eles arespeito de uma atividade que deve fazer em casa, como guardar os brinquedos, tomar banho,comer, etc. ou simplesmente para se divertir, jogando um jogo, num momento de família ou aprendendo com os pais. Se os pais tem dificuldade para estas composições, existem CDs como o
que a Lizandra citou acima, que podem auxiliar. Mas é bom lembrar que de preferência os pais precisam estar sabendo das canções para cantarem com os filhos. Quando eles forem entrar em contato com a música de forma mais formal, eles se lembrarão do quão gostoso era o tempo dospais e filhos juntos, se alegrando e cantando.
A maioria dos educadores musicais gostam de trabalhar canções folclóricas, por serem fáceis de aprender e ricas musicalmente. Eu também procuro fazer isto com meus alunos, o quanto julgo necessário. No em tanto, em se tratando do nosso contexto cristão, temos que ter muito cuidado.

Precisamos considerar que grande parte das folclóricas lidam com um passado um pouco “sombrio” da nossa cultura, o que aconselho sermos criteriosos nestas escolhas.
Sempre após uma atividade intensa é bom aprender a relaxar. Para estes momentos, sugiro música clássica. Hoje em dia existem inúmeros CDs clássicos voltados às crianças das mais diversas idades. Alguns deles são produzidos com arranjos diferentes que permitem a criança começar a distinguir cada instrumento que toca. Com o passar dos anos, pode-se introduzir aos poucos arranjos
mais densos, estas são as peças clássicas na íntegra.

Que instrumentos musicais você indica para termos em casa?
Os de percussão em geral.
Para crianças com até 1 ano e meio é um pouco difícil tocar instrumentos com baquetas, por isso sugiro bolinhas com guizo dentro, maracas, pandeiros, martelinhos sonoros,etc. É importante que os pais também coloquem estes pequenos em contato com outros instrumentos, mostrando para eles e
tocando com eles. Assim, eles começam a perceber e diferenciar os sons.
Para crianças por volta dos 2 anos de idade, sugiro a introdução das baquetas. Tambores, recorecos, agogôs, platinelas, pratos, etc.
Por volta dos 3 anos, se a criança teve um bom estímulo da motricidade com os instrumentos acima, ela começa a tocar xilofones e metalofones, percutindo a tecla que ela quiser. Aqui é bom começarmos a expor a escala de Dó Maior (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e Dó), ascendente e descendente, o que a ajudará a ter consciência das sonoridades das teclas. Esta é a introdução dos instrumentos melódicos.
A partir dos 5 ou 6 anos - depende da criança e da análise de um professor - ela já estará apta para iniciar um instrumento musical, melódico ou harmônico, desejado por ela. Aqui, eu particularmente indicaria a flauta doce, por ser mais ergonômica, de simples digitação e embocadura. Indico o teclado como segunda opção, já que as teclas do teclado podem ser mais leves e também possui fácil digitação. Porém os acordes podem demorar tempo para serem realizados, posto que necessita de uma mão maior que de uma criança de 5 anos.
Existem escolas especializadas em ensinar crianças nesta idade, em quase qualquer instrumento.Isto vai muito do que a criança prefere e os pais se dispõe a apoiarem.

Que outras atividades simples poderiam ser feitas com crianças pequenas para o início do conhecimento musical?
As atividades que devemos fazer, deve sempre relacionar um, alguns, ou todos os quatro parâmetros sonos, que são: “Intensidade”, “Altura”, “Duração” e “Timbre”.
Intensidade: O som pode ser Fraco ou Forte. Popularmente chamamos isto de “volume”. Aqui você simplesmente pode cantar canções variando: vezes suavemente, vezes fortemente (ou gradativamente de um para o outro). Deixe isto bem claro para seu filho.
Altura: O som pode ser Agudo ou Grave. Popularmente chamamos de um som “fino” ou “grosso”.Você pode reproduzir o som da voz do papai que é grave, o som da voz mamãe que é médio e o som da voz do filhinho que é agudo. Assim poderá fazer com outros elementos, incluindo os instrumentos musicais.
Duração: O som pode ser Curto ou Longo. Você pode mostrar isso para seu filho reproduzindo sons de animais. Por exemplo: o cachorro, faz sons curtos (“au-au-au”), a vaca, faz som longo (“muuuuuuuuu”).
Timbre: É como se fosse a “cor do som”. É assim que nosso ouvido distingue o Dó de um piano ou um Dó de um violino. Você pode fazer sons com seu filho de diversos elementos tais como madeira, metal, vidro, plástico, pedra, e o que tiver oportunidade, para mostrar a ele que cada um tem uma característica sonora. Depois, esconda-os e percuta algum para seu filho descobrir sem olhar, que elemento você percutiu.
Pronto! Depois de trabalhar tudo isso, em cada fim de atividade do dia, dê a oportunidade ao seu filho de fazer um relaxamento com apreciação musical. Deite ele sobre seu colo ou no chão e coloque uma música clássica para ele escutar. Ela provavelmente terá todos estes elementos reunidos em uma só peça!


Fotos da nossa aula de despedida, duas turmas juntas.








Obrigada professora por todo o tempo de dedicação, o Senhor abençoe teu trabalho agora em Lagoa vermelha/RS!