terça-feira, 9 de maio de 2017

China na idade média! fazendo carimbos!


Grandes Dinastias da China:


 Ano passado começamos a estudar a china e seus primeiros imperadores, foi por causa deste estudo que Josué já está familiarizado com a palavra dinastia, escrita por caracteres .. ( China Antiga:http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2016/11/atividades-sobre-china-antigali.html)


Acabamos de estudar o sobre o crescimento do Islamismo e sobre como o mesmo se tornou um império que se espalhou por toda a Arábia até a india, norte da africa e partes do império Bizantino.



Dinastia Sui

Mas mais ao leste existia na idade média um império ainda maior: o império da China. Na idade média a China que estava dividida em dois países e foi unificada por Yan chien que começou uma nova dinastia, a dinastia Sui.


     No território chinês havia dois rios importantes: o Rio Amarelo e o rio Yantse. Esses rios acabavam dificultando o intercâmbio entre os moradores do norte e do sul da China pois eram rios de difícil travessia. Então o segundo imperador da dinastia Sui decidiu construir um canal que ligasse os dois rios, um novo rio que se estendesse do sul até o norte da china: o Grande canal.


Foi uma obra enorme que envolveu milhares de trabalhadores chineses, inclusive mulheres e crianças. Trabalho realmente escravo que acabou matando muitos. 








O mesmo imperador decidiu também construir palácios, navios e explorar o povo com trabalhos e impostos por isso foi morto pelos rebeldes logo depois a Dinastia Sui acabou.



Dinastia Tang



     Li Yuan começou a governar a CHina e além de tratar bem o povo,fez a China prosperar muito. Foi então que o império começou a viver sua Era de ouro!


   Neste período os chineses aprenderam a ïmprimir livros"esculpindo palavras em blocos de madeira, faziam lindas jóias de pérolas, pintavam figuras na seda, esculpiam vasos e laqueavam madeira com laca retirada das árvores. 



     O chineses comiam com palitos enquanto o resto do mundo comia com as mãos, as mulheres usavam saias de penas de centenas de pássaros diferentes. 
   Na idade média os cientistas chineses tentaram fabricar ouro, mas não conseguiram. mas com suas experiências químicas acabaram descobrindo a pólvora.




Atividade prática:

Após narrativa e trabalho com os mapas, revisamos a evolução da escrita chinesa e fizemos carimbo de alguns caractéres para imitar os blocos de madeira e a impressão descoberta pelos chineses.


Recortamos estas bandejas de isopor e desenhamos alguns caractéres chineses, depois colamos o recorte em pedaços de madeira que já tínhamos de outro jogo.

educação domiciliar
quadrados de madeira de outro jo



ensino domiciliar
a pequena também quiz desenhar sua letra....


ensino domiciliar
copiamos alguns caractéres do computador


ensino domiciliar
colando nos blocos de madeira

ensino domiciliar


ensino domiciliar




ensino domiciiar

ensino domiciliar


ensino domiciliar






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.