terça-feira, 9 de maio de 2017

Atividade de páscoa! Caixa surpresa.


    Semana da Páscoa: Cada dia uma surpresa!


   Este ano em especial é o ano que minha mais nova está com 3 anos, quis fazer algo direcionado para ela, e o mais velho acompanhou com toda alegria...

     Cada dia fomos trabalhando a sequência de vida de Jesus que antecedeu a páscoa, nesta sequência podemos perceber como os fatos que antecedem a páscoa prepararam e apontarm para cruz e ressurreição!

A idéia foi utilizar uma caixa de madeira para apresentar cada dia uma "surpresa "uma miniatura relacionada a história que iríamos conversar no dia.

1) Um perfume;












    Jesus ungindo por nardo puro...perfume caro. Coloquei um mini perfume na caixa, lemos a escritura sobre a história em que Maria derramou o perfume aos pés de jesus secou com seus cabelos. Ali o Senhor começou a anunciar mais claramente a sua morte quando falou que estava sendo preparado para isto. Maria realmente soube diante de quem ela estava naquela hora e fez o máximo que pode para agrada-lo, deu o seu melhor, fez tudo o que podia fazer.
Podemos ter certeza que hoje diante de nós Jesus está presente e é digno de ser adorado da mesma forma. Podemos fazer todas as coisas, atos e palavras tudo em adoração ao Senhor!


2) Um jumento miniatura e folhas verdes: Lucas 19, 20; João 12.



A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém:

Abrindo a caixa surpresa para descobrir as pistas sobre qual a história iríamos contar... essa foi a parte favorita;


dentro da caixa um jumentinho e folhas 


lemos a bíblia corrigida e a ilustrada sobre a história
























O que é uma entrada truinfal?
Por que Jesus estava indo para Jerusalém?


Entrada triunfal...entrada de alguém muito importante, geralmente um rei, em um lugar com muitas pessoas.

Essa entrada em Jerusalém já havia sido anunciada pelo profeta zacarias há mais 500 anos atrás, o povo de Israel não soube reconhecer o Rei por não conhecer as escrituras. Se o povo conhecesse seria fácil perceber que o messias estava entrando.

Lemos Zacarias 9:9

Lemos Lucas 20 e João 12.

Neste momento Jesus estava indo para Jerusalém para cumprir as profecias e para morrer. Estava decidido a perder a vida como podemos ler na continuidade de João 12


Jesus é o verdadeiro rei mas o povo não o reconheceu!







3) Mini bacia de água e mini toalha: João 13

   Falamos sobre o exemplo de serviço que Jesus ressaltou nos seus últimos dias e nos mandou fazer o mesmo. Já tinha feito tudo... mas quis ir até o fim lavando os pés dos seus discípulos pois todo o resto já havia feito...servindo eles cada dia que esteve com eles trazendo a verdade.







Filme da sequência:


4) Pedaço de pão, mini copos, mini pratos: Lucas 22, João 6;





A última ceia: 

Conversamos sobre a vida de Cristo o corpo moído por nós e o sangue derramado pelos nossos pecados.


Contei que na primeira páscoa o povo de Israel comia pães asmos e carne assada. Carne de um cordeiro.  A morte não entrou na vida dos Israelitas por que eles obedeceram a instrução que o Senhor deu a Moisés: sacrificar um cordeiro perfeito, aspergir seus sangue sobre os umbrais das portas e comer sua carne assada.Este cordeiro era a páscoa!





5) Mini cruz de madeira, prego e mini corda: João 18,19.





Crucificação e sepultamento!

Conversamos sobre quem entregou Jesus para os soldados; sobre Jesus amarrado e entregue para ser castigado, Jesus carregando a cruz, monte do Golgota e lugares onde foram colocados os pregos.

A última frase falada por Jesus: Está consumado!
Significando que tinha acabado a parte dele, sua missão tinhas ido cumprida, ele conseguiu chegar ao fim e obedecer o Pai Deus em tudo!










Conseguimos colocar Jesus perfumado e enrolado, na caixa. Transformamos a caixa em sepulcro para abrir no domingo.








6) Pano de linho: Mateus 28; Marcos 13:26

Ressurreição e exaltação!

No domingo quando Giovana abriu a caixa ficou surpresa por não encontrar Jesus. E eu perguntei cadê Jesus? após um silêncio falou da ressurreição!!1 Isso mesmo Jesus não está morto Ele vive!






Cantamos quase todo o domingo celebrai a Cristo Celebrai! Ressuscitou ressuscitou e Ele vive para sempre! vamos celebrar ressuscitou o Senhor!

Falamos sobre os dias de Jesus na terra depois da ressurreição. A reação dos discípulos. Sobre o dia que ele foi elevado aos Céus.E sobre a festa que foi feita quando Jesus entro no Céus e se assentou no trono a destra do pai. Coroado em Glória! Foi exaltado e prometeu preparar lugar para nos buscar e levar com Ele!



Cada dia colamos no quadro uma figura como resumo do que estudamos!




Um comentário:

  1. Simplesmente lindo!!! Você é inspiradora! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.