quinta-feira, 13 de abril de 2017

Projetos de ciências sobre o espaço...

Projetos do primeiro semestre:

O projeto tem o objetivo de tornar a ciência concreta. Proporcionar uma experiência em que as crianças possam fazer ou observar algo baseado em questionamentos.

Espaço Aéreo


    No ano passado fizemos vários experimentos relacionados  ao corpo humano, reino animal e plantas, não consegui postar sobre estes.

  Os experimentos que estamos fazendo neste semestre terão relação com ciências  aeronáuticas já que estamos estudando um pouco mais sobre espaço.




Neste link relato a bibliografia que usamos.
http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/01/rotina-e-livros-e-rotina-para-o-segundo.html
Vou ir registrando neste post todas as experiências do semestre.

1) A queda dos objetos

A primeira experiência que fizemos este ano foi sobre a ação da gravidade sobre os objetos. Por que caímos no chão quando tropeçamos? Revisei um pouquinho o conceito de gravidade.




Questões:

Qual objeto cai no chão primeiro: uma bola de ferro ou uma bola de isopor?
uma bola de futebol ou uma bola de isopor miniatura?
Uma folha de papel aberta ou uma folha de papel amassada?


Materiais:
- bola de ispor;
- bola de futebol;
- bola de borracha;
- duas folhas de papel;


Procedimentos e resultado:

Começamos lançando a bola de borracha e a bola de ispor, as crianças tinham a hipótese de que as bolas mais pesadas caíam mais rápido. então lançamos várias vezes as bolas na mesma altura verificando qual caía primeiro. rotávamos o lançador com o observador.  O melhor lançamento para ser observado foi a bola de futebol comparado a bola de ispor, foi muito fácil verificar que as duas caíram juntas. Mostrando que o peso não interfere na velocidade da queda. Para a surpresa dos pequenos cientistas.


Registro:

Este ano por ser segundo ano, o registro pós experimento está sendo mais completo. Utilizamos a ficha de registro de experimento científico do arquivo já organizada. Nesta ficha há vários ítens para serem preenchidos como materiais, procedimentos, resultados, conclusão e preenchemos logo após a realização do experimento. Tenho observado que preencher este registro ajuda os investigadores a entenderem melhor o que fizeram, a analisarem os resultados e a refletirem melhor sobre as possíveis conclusões.






2) A resistência do ar



No experimento passado observamos que o formato pode influenciar na velocidade da queda e não o peso. Isso me fez escolher este novo experimento sobre a resist6encia do ar. O ar influencia na ação da gravidade, se um objeto for mais largo sofre mais resistência do ar que um objeto estreito.


Perguntas para o início do experimento:

Existe algum avião quadrado?
Existe um carro em formato de bloco?
Qual o formato de uma avião? frente, lado, traseira asas? Por que?
Qual o formato de uma carro? por que?


Por causa da aerodinâmica. O que é aerodinâmica? relação dos objetos em movimento com o ar.


Materiais:

1) pessoas
2) folha de cartolina.
3) cronômetro


Procedimentos:

Cronometrar o tempo de corrida com a cartolina em frente ao corpo e o tempo de corrida sem a cartolina.

Resultados: o tempo de corrida com a cartolina foi maior.

educação clássica
nosso registro
Conclusões: a corrida coma cartolina é mais lenta por causa da força do ar sobre a cartolina diminuindo a velocidade, quanto maior a zona de atrito aior a resistência do ar por isso a frente do avião é fina e arredondada ( segundo o parecer dos nossos investigadores).


3) Aerodinâmica de voadores


Ainda sobre o tema aerodinâmica, retomamos qual o formato do avião por quê? Falamos sobre a aerodinâmica dos barcos, bicicletas, moto, carros...

Materiais:
- folhas de ofício;
- clips;

Questões:

Se lanço uma folha de papel no ar como ela cai?
Se lanço um avião de papel no ar como ele cai?
Qual deles vai mais longe? por que?
Se coloco peso na ponta do avião como ele plana?
Como ele plana melhor com peso ou sem peso?

Procedimento: 
Montamos um avião simples com uma folha de ofício; comparamos o lançamento deste avião com uma folha de ofício; comparamos o lançamento do avião com e sem clips na ponta, com muitos e com poucos clips na monta, com clips nas asas e nas pontas e com outro formato de avião.




Foi uma investigação em grupo onde as crianças se empenharam muito lançaram muitas e muitas vezes o mesmo avião, tiveram idéias de colocar mais clipes nas pontas, nas assas e fazer outro formato de avião para comparar e observar o resultado de velocidade, distancia do vôo e até mesmo melhor aterrisagem.

Conclusão:

O formato influenciou na qualidade do vôo, e o peso na ponta do avião fez com que o avião voasse mais rápido e mais longe.
nosso registro

Expliquei que o peso na ponta do avião promove maior estabilidade e equilíbrio fazendo com que fique mais fácil o posicionamento para planar. Lancei a pergunta: Quando se constrói um avião onde será que os engenheiros colocam mais peso?


4) Planador que gira



Após cópia de modelo sugerido pelo livro de pesquisa, as crianças montaram seu planador.que gira.



Este modelo tem a forma baseada na  natureza, na semente de maple, uma semente voadora que tem um movimento rotatório de helicóptero ao cair.


vídeo em câmera lenta do movimento rotatório da semente.













questionamentos:


Qual a direção que este modelo vai tomar?Por que?
Qual o melhor jeito de lançá-lo?
O que acontece no vôo se colocarmos mais clipes?
Quantos clipes conseguimos colocar?



Realmente conseguimos simular o vôo da semente com este modelo de planador que gira. Tem um giro muito bonito.

Percebemos que quanto maior o peso da "semente"mais rotação ele faz ao cair e mais rápida parece a queda. O melhor jeito de lança-lo é deixando cair, talvez por seu formato vertical e não horizontal como o outro planador que já fizemos, e quanto maior a altura melhor de observarmos o vôo.


Aguardem nossos próximos experimentos que registrarei aqui neste post.



Nossos registros estão sendo organizados com a ajuda de um material especial que pode ajudar você para adquiri-lo entre no link abaixo:


http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/01/rotina-em-educacao-domiciliar-planeje.html


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