quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Rotina em educação Domiciliar : Planeje, Ensine e Registre!


 Planejamento e registro diário de atividades para portfólio do ano:



     Tenho há algum tempo pesquisado sobre rotinas, planejamentos e formas de registro na educação em casa. 
    A rotina planejada tem muitos benefícios, nos faz ganhar tempo, reduz o estresse e a tensão do ambiente e traz segurança tanto para os pais, como para os filhos. O registro comprova nossos estudos progressivos e o também nos mostra o fruto do nosso árduo trabalho semanal...

     Experimentei isto neste ano que passou. 

    Depois que planejei um certo "horário" e distribuí o que queria ensinar na semana, com um tempo pré determinado e organizado tudo começou a fluir melhor. Meu mais velho, com 6 anos, estava começando a precisar de uma rotina de estudos mais elaborada, e quando planejei ele mesmo ficou mais tranquilo ao ver que estava cumprindo algo pré estabelecido e organizado. Neste ano minha mais nova de 3 anos, também vai ter o seu próprio planejamento.



    Ao mesmo tempo  que criei um "horário", comecei a focar no assunto diligência e responsabilidade, como citei no post sobre "hábitos e caráter",  na mente dele tudo parecia estar começando a se encaixar. Começou a perguntar: mãe o que tenho hoje? logo pela manhã. Começou a pegar seus livros sozinho da prateleira, sentar e fazer. :0!

   Acreditem, começou a querer adiantar as tarefas do outro dia uma noite antes para ter mais tempo livre.  Olhando pra trás isso pra mim foi um milagre! Glórias a Deus por esta transformação e pela maturidade que ele tem alcançado nesta área.

    Estas mudanças trouxeram um alívio e muita alegria... aquele peso de cobrança havia diminuído! E isto ajudou muito a aumentar a paz na casa.

    Bom talvez tudo isso seja relacionado a maturidade dele, mas acho que o planejamento e rotina pré estabelecidos ajudaram muito, bem como um bom esclarecimento sobre aproveitamento do tempo e diligência.

   Com estas pesquisas descobri que existem alguns sites americanos em que você pode planejar, programar e registrar as atividades da semana. Achei bem interessante. Embora prefiro registrar e planejar tudo no papel e continuo fazendo isso.


 No papel parece que visualizo melhor e penso melhor. Tenho gostado muito do estilo Bullet book... é um estilo de planejamento, anotação e registro pessoal, personalizado. Em que as pessoas compram um caderno quadriculado ou em branco e constroem suas próprias agendas, desenham seus calendários, suas metas, o formato da sua página, etc..

Abaixo alguns modelos bullet books para quem ainda não conhece...



     Acho lindo este novo tipo de agenda tão personalizada... mas infelizmente não tenho tempo e nem talento para criar estes desenhos e letras.

     Os "bullets" me inspiraram pra fazer no computador algo parecido e de forma meio coringa permanente que eu possa usar todos os anos, talvez mudando alguns detalhes.

    Desenvolvi um arquivo de planejamento, registro e portfólio do ano. Uma grande agenda pdf, em tamanho A4, que pode ser impresso para ser usada em pasta arquivo. Esta pasta arquivo deve ser usada tanto para planejamento, como para registro de atividades de todos os filhos em um mesma pasta. Esta única pasta arquivo também servirá para organizar no fim do ano o portfólio único de comprovação de estudo para todos os filhos.




Conteúdo do pdf:

-Capa

-calendário vertical;

-Planejamento e registro de atividades semanal;

-Planejamento e registro de atividades semanais para duas crianças na mesma folha;

- Controle de hábitos e atividades mensal;

-Planejamento do Menu de refeições semanal;

-Folha de registro narrativa e desenho;

- Ficha de leitura para preencher;

- Ficha de projeto de ciências para preencher;

- Registro de leitura individual;

- Registro de leitura em família;

-Registro de livros didáticos;

-Folha de narrativa;

-Registro de passeios de aprendizado, field trips, com espaço de fotografia;



A única parte da agenda que não é permanente é o calendário que vou editar e disponibilizar todo o ano. O calendário vertical também foi feito em estilo bullet, para ser colocado no arquivo. Este pode ser personalizado com cores e adesivos pela família.







Tenho usado um método simples que me ajuda e facilita o registro diário que para minha capacidade de organização tem que ser curto e rápido de fazer... senão desanimo.

           Maravilha chegar no fim do ano e poder arquivar o relato do que fizemos em cada semana, sabemos o quanto isto é importante no ensino domiciliar.

  Para isso no arquivo existe uma página de registro de atividades semanais. Nesta página já tenho meus horários organizados. na realidade não são horários e sim uma lista de atividades para aquele dia que muitas vezes é feita pela manhã e início da tarde.

  No final de cada dia vou colocando ao lado de cada atividade as páginas que lemos ou o conteúdo que estudamos, a música que tocamos, o livro ou capítulo lido na leitura individual, o livro lido na leitura em conjunto, etc..


     Fica simples e fácil de registrar.. na foto abaixo dá pra ter uma idéia de como fica a minha semana já com registro do que foi feito. No arquivo em pdf tem a opção de ter o planejamento e registro de duas crianças na mesma página. O que começarei a fazer a partir de março pois estou planejando o ano da mais nova.




   
    Podemos trimestralmente avaliar o mês com a tabela de avaliação mensal. Esta ajuda a verificarmos se o horário que criamos está funcional e se as crianças estão desenvolvendo os hábitos que temos ensinado. Para isso após um período de experiência e algumas modificações, percebi ser importante avaliar:  número atividades completas, número de atividades incompletas, número de atividades canceladas e número de atividades transferidas, bem como os hábitos que estamos trabalhando no mês.

    Faço os registros no final do dia, muitas vezes as crianças estão do meu lado e posso ir conversando sobre como foram as atividades e hábitos daquele dia. Essa conversa tem sido interessante para eles, pois estão refletindo sobre o dia que passou, podem visualizar o que fizeram e perceber os hábitos que estão completos ou incompletos.


   Como existem  detalhes importantes no uso deste material achei necessário fazer um vídeo sobre o uso do arquivo que mostra:

- como planejo e registro  as atividades da semana;
- como faço avaliação mensal de hábitos; 
- como fiz o portfólio de comprovação dos estudos do ano passado;
- como preencher as fichas de ciências, narrativas e projetos científicos.

A vídeo aula mais o pdf do Arquivo e portfólio permanente descrito acima está disponível pelo valor de 20 reais.

 Caso você tenha interesse em adquirir a vídeo aula e o pdf - Arquivo agenda de planejamento e registro permanente - deixe seu email no link abaixo.

Planeje, Ensine e Registre!

Vídeo aula e pdf com 29 páginas modelo de arquivo de planejamento e registro de atividades para o portfólio do ano: valor de 20,00



coloque seu email na janela abaixo e receberá instrução de depósito.





5 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Muito bom. Toda a ajuda para nos auxiliar na organização do homeschool é muito bem vinda. Um abraço, Renata

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente maravilhoso!!! Obrigada por compartilhar conosco! Tenho uma filha de 6 anos e um filho que vai fazer 3 anos em março, então devoro seu blog! Obrigada! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Oi!!! Muito legal o material! Estava pesquisando algo assim pra imprimir!!
    Lise

    ResponderExcluir
  4. Lindo o modelo de agenda que criou! Amei!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o material, está sendo muito útil.

    Obrigada!

    Uma dúvida...
    Em média quanto tempo tu determina pra gramática e matemática?

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.