terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Livros e rotina para segundo ano:

Livros  didáticos e de Leitura em família para o segundo ano fundamental:


Desde o a metade do ano passado temos comprado livros e organizado a rotina deste ano. Quero postar aqui a lista de livros com fotos e preços dos mesmos. Para acessar os preços é só clicar na imagem.


Português

Realizamos atividades de gramática e ortografia todos os dias, seguindo a ordem da Gramática escolhida.

Aqui a rotina do primeiro ano!

    Gramatica fundamental 3, Douglas Tufano: fizemos a número 2, ano passado, mesmo sendo o primeiro ano, pois Josué já estava bem alfabetizado. Foi mais difícil pois exigiu uma quantidade de escrita maior, então fizemos no máximo duas páginas por dia.
   Gostei muito da sequência ortográfica e gramatical do livro,  apresenta uma didática de revisão muito boa. Fomos fazendo "flash cards" dos conceitos para facilitar a memorização e este ano faremos ditados conciliados a ortografia com maior freqüência.





Matemática: 

Mantemos matemática diária seguindo os exercícios indicados pelo livro didático.

Singapore
Primary Mathematics Work Book 2A e 2B
Primary Math 2A e 2B Home Instructor guide





   

É o segundo ano que vou usar singapore, estamos gostando. O livro de instrução para os pais (home instructor) dá o passo a passo de como ensinar. O livro é claro, objetivo completo. Os exercícios fornecem dicas de resolução dos problemas, que ensinam a criança a usar a lógica e fazer mais rápido os cálculos mentais. Me sinto segura usando o mesmo por isso vamos manter. Não tenho coragem de trocar. Tem algumas opções de editoras e versões de singapore na internet, pelo que pesquisei a versão acima é a mais indicada.
     Existe também o textbook (Primary Mathematics textbook 2A e 2B) mas esse achei desnecessário comprar, pois são poucos exemplos para o ensino que podem ser feitos a mão e de outras maneiras. Mas se você quer usar pela primeira vez é bom comprar e ter sua própria experiência.
Gostei tb do Singapore Math practice ( SAP) os exercícios seguem a mesma linha, mas não é tão completo pois não vem com instrução para ensino. Serve como um plus de exercícios para o ano.

Neste verão estamos usando multiplicação kumom para fortalecer para automatizar os skip counting e a memorização da sequência de multiplicação.



Ciências


Começaremos nosso estudo de astronomia e ciências da terra, leitura de livros , narrativa e projetos científicos.
Por enquanto vou usar as encicopédia que ja temos. Estudamos ciências duas vezes por semana, com narrativa e uma vez realizamos experimento.

First earth enciclopédia (DK)


The Usborne Complete Book os Astronmony and space
The usborne fistr encyclopedia of space
First encyclopedia of science
Geography visual encyclopedia (Smithsonian)

Opções que encontrei em português












Experimentos em ciências:










História


Ano passados acabamos a história antiga de story of the world, foi maravilhoso. O comentário do Josué no final do ano foi:- "mãe tu guarda este livro pra mim porque quero ensinar pro meu filho";) me emocionei com esta declaração.

Começaremos a Idade média e este ano comprei versão kindle.




Leituras em Família

Bíblia:
Continuaremos a leitura diária de provérbio e salmos, iniciamos Gênesis e coríntios. Lemos 1 capítulo de cada por dia.

Outros livros:


Terminarmos a série Laura Ingalls: são cinco livros os primeros se encontram em versão bolso e os ultimos precisam ser comprados em sebos



Os Livros da selva:




Este ultimo estamos usando para devocional em família.


Acho que são esses os planos de leitura de família que podem ser mudados durante o ano. Desses pretendemos fazer ficha de leitura.

Leitura individual


Bíblia: Salmos ( escolhemos um salmo para ser lido repetidamente toda a semana, neste treinamos pontuação e entonação, o mesmo salmo será copiado)

Bíblia ilustrada para crianças: objetivo de ler sozinho toda a bíblia durante o ano





Os outros livros individuais são livros que ganhou de aniversário, vai retirar na biblioteca da escola de artes, vai pedir emprestado para os amigos. Livros mais curtos que possa acabar em menos de uma semana.


Inglês:


Continuaremos a série McGuffey http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2015/10/alfabetizando-seu-filho-em-ingles.html


App haz-kids que conta com 700 livros em níveis para serem ouvidos e lidos, farão parte da rotina por 2 dias na semana. https://www.raz-kids.com/


Na rotina deste ano usaremos arquivo de planejamento e registro em Educação domiciliar, o mesmo pode ser adquirido pelo valor de 20,00. Junto ao arquivo pdf com a agenda você recebe uma vídeo aula onde explico sobre o preenchimento do arquivo e aplicação da rotina ao mesmo. No pdf encontram-se modelo de rotina semanal, avaliação mensal, ficha de leitura, narrativa em ciências, ficha de experimento, projeto cientifico, ditado, e cópia.


http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2017/01/rotina-em-educacao-domiciliar-planeje.html

7 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas. Acabei comprando os livros do Singapore antes de você postar as dicas. Mesmo assim foram ótimas, pois acabei seguindo sem saber a dica de experimentar comprar o Guia de casa e os livros apenas do 1A, espero que tenha sucesso como você.

    ResponderExcluir
  2. Você poderia publicar algumas amostras de conteúdo didático para o ensino da matemática do Primary Mathematics Work Book 2A e 2B
    Primary Math 2A e 2B Home Instructor guide? Em casa nós usamos a Saxon Math e gostaria de conhecer a diferença de abordagem entre eles.

    Quanto as enciclopédias DK realmente são as melhores! Nós recentemente compramos uma edição em português do Corpo Humano e ficamos admirados pelo rigor e qualidade do conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parabéns pelo blog, muito bom! Por favor, onde você comprou os livros do Singapore?

    ResponderExcluir
  4. Trouxe de fora... mas vc pode comprar pela Amazônia americana ou pela depository book ambas entregam aqui sem imposto....abraço!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia....esses livros de matemática em inglês....se eu não tiver inglês fluente somente intermediário....acha que vou "apanhar" muito? Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Vais conseguir pois o vocabulário eh bem básico e se repete bastante! Bjs

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.