quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Ordem perfeita para ensinar a grafia! Handwriting!



A melhor ordem para ensinar Grafia!


Segundo Peterson handwriting...



   Trocando "conferências viawhats" com uma mãe colega co-op de Pelotas descobri um método de grafia tremendo! Comentei com ela que este merecia um post pois é de utilidade pública!

Como o método é de domínio público, mais fácil ainda compartilhar os links por aqui, se você gostar também tem um app disponível para aprender direitinho o ritmo dos traçados.




   Existem divergentes opiniões sobre o momento certo de começar a cursiva, Writing Without Tears ( terceira série), Zaner Blozer( segunda série), Suzan W.B.( segunda série), alguns outros já começam na primeira série. Cada mãe precisa conhecer as habilidades manuais e observar o momento certo para começar os exercícios de cursiva. Estes claro sempre serão um desafio mas não podem ser um desânimo constante ou frustação.

   Por aqui após ler sobre o método decidi algumas coisas... ensinarei grafia de letra "bastão maiúscula e minúcula "desde o início para minha mais nova. Pois senti esta necessidade com o mais velho ( 6 anos) só sabia fazer bastão maiúscula e precisava trabalhar esta diferença na cópia de parágrafos e escrita de substantivos próprios. Optei também por ainda não começar cursiva no primeiro ano e sim no segundo.

   Mas igual quero falar do método Peterson para todos os tipos de letras e cada um decida o momento certo de ingressá-las em casa.

   Resumindo o método trabalha a percepção dos traçados semelhantes nas letras e agrupa as mesmas pelo traçado comum na aprendizagem. Trabalha também ritmo do traçado junto com comandos verbais para cada um, o que é muito interessante.

1)Pdf pré e k lesson guide: baixe aqui


No pdf pré k você encontra fotos do posicionamento certo do lápis e do papel, e outros detalhes como os exercícios dos movimentos básicos bem lúdicos tanto para escrever com bastão maíusculas e minúsculas.

O que vi de mais importante e idéias:

Sobre os movimentos básicos:
- demontrar o movimento com a akuda de um quadro;
- começar com movimentos básicos no ar;
- usar o dedo para fazer o traçado no papel ou sobre as letras;
- falar as palavras de ação enquanto faz o traçado;



movimentos básicos
Palavras de ação que você pode usar em português: na ordem da figura acima, desliza à direita, alto para baixo, gancho em volta, rola em volta, inclina à esquerda, inclina a direita;

Peterson handwriting recomenda NÃO começar os exercícios com lápis, giz de cera ou caneta até a criança estar ótima nos movimentos básicos no ar e com o dedo.
Uma sugestão para crianças de 4 anos anos é começar com estes movimentos com o dedo em caixa de areia ou farinha antes de iniciarem o traçado das letras propriamente dito.

Agrupamento de letras pelo traço: para quando você começar a trabalhar as letras fazê-las em grupos pela semelhança. Ao traçar as letras usar os movimentos básicos utilizando primeiramente as palavras de ação. ( mais abaixo veja o detalhe de cada letra)


Famílias de letras minúsculas: família de linhas retas, família sentido antihorário, família sentido horário, família de linhas inclinadas, família de rabo;


Família de letras maiúsculas: família de linhas retas, família com sentido horário, família com sentido antihorário, família com linhas retas mais linhas inclinadas, famílias de linhas inclinadas;



2) Pdf Vertical Print lessons:baixe aqui




No pdf as lições são apresentadas por dia, então você pode seguir o cronograma deles dia a dia, no tempo estipulado pelo programa para cada movimento.

Resumo das lições do pdf :
- como traçar as linhas básicas;
- apresentação de letra por letra, ordem de traçado e palavras ritmo, introduzindo primeiro as minúculas;
-apresentação das letras maíusculas ordem de traçados e palavras ritmo;

como fazer as fichas para treinar e posicionamentos

exercícios de linhas retas: palavras ritmo cima baixo, meio baixo, desliza esquerda, e ordem observando os números

exercícios sentido horário e anti horário

exercícios linhas inclinadas

Primeiro letras minúsculas : são apresentadas em dupla pela semelhança e em ordem de dificuldade colocada abaixo. Podemos observar nestas fichas que podemos imprimir para a criança treinar priemiro traçando o dedo por cima e falando os movimentos. Prestem atenção nas palavras que precisam ser faladas em cada traçado, e a numeração de cada traçado que se refere a ordem.











Depois as  letras maiúsculas também são apresentadas pela semelhança e em ordem de dificuldade. Sem saber sempre começamos com a letra A que na verdade é mais difícil.


No dia 4 deste pdf já mesclam na cópia letras maiúsculas e minúsculas.


3) Cursive print lessons

Para cursiva fiquei também maravilhada por apresentar traços por semelhança! veja no próximo post!Ficaria muita informação para um post só...:)


app disponível...

http://www.peterson-handwriting.com/products/PetersonHandwriting_App.html


vídeo de atividade no papel

8 comentários:

  1. Que material maravilhoso! Onde podemos adquiri-lo?
    Parabéns pelo blog! Tem sido um presente para minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi que bom que temos ajudado!!! Este material eh gratuito!!! Vc só tem que clicar nos links que coloquei no post para baixar os PDFs ... Maravilha né?bjs

      Excluir
    2. Obrigada, Lizandra! Tinha visto algo como 'indisponível para impressão' e não explorei bem o material. Vou explorá-lo melhor!
      Abraço.

      Excluir
    3. Obrigada, Lizandra! Tinha visto algo como 'indisponível para impressão' e não explorei bem o material. Vou explorá-lo melhor!
      Abraço.

      Excluir
  2. Olá! Baixei os 6 arquivos do link que vc compartilhou mas não encontrei em nenhum deles as folhas coloridas que vc postou aqui... pode me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o método disponibiliza a ordem de ensino e explica a sequˆncia de movimentos a serem trabalhadas mas as fichas coloridas não. Não utilizei as mesmas. Apenas desenhei a mão os tipos de linhas que eles sugerem e segui a sequência de letras e movimentos que eles ensinam, em folhas em branco. Acho que é fácil construírmos nossas próprias fichas tb se for necessário. Mas o mais importante é sabermos a sequência e os movimentos.abraço

      Excluir
    2. a foto do menino acima é do meu mais velho usando as folhas que fiz a mão.

      Excluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.