quarta-feira, 20 de julho de 2016

Livros e Ciências no Jardim Botânico


Utilizando o desenho para observar a natureza...  Observando a Árvore Pau Brasil!






Tenho buscado crescer na observação da natureza e quanto mais aprendo a perceber detalhes mais me admiro e me surpreendo com a real grandeza, poder, criatividade, sensibilidade, detalhismo, inteligência do nosso Deus Criador!

Oh! Profundidade da riqueza e do conhecimento que está em Cristo Jesus!

Meu alvo é continuar a aprendendo a observar e a ensinar meus filhos esta habilidade preciosa! Que eles possam ver dia após dia os detalhes da Vida que Deus criou e que isto os impulsione a conhecê-lo cada dia mais!



Em uma das nossas visitas ao Jardim Botânico de Porto Alegre adquirimos dois livros pequenos mas muito interessantes que só existem para vender lá:







Guia do visitante Jardim Botânico de Porto Alegre...que dentre outras coisas descreve as principais árvores encontradas no jardim.

Aves Silvestres Do Rio Grande do Sul: livro com fotos e descrição dos principais pássaros do estado. 25,00 reais cada.
Começamos a ler estes guias em casa fazendo algumas narrativas e escolhemos o Pau brasil para observarmos em uma próxima visita.


Procurando a árvore no jardim:


Com a ajuda do guia que mostra com zoom o formato da folha da árvore, fomos observando as folhas dás árvores para tentarmos achar o Pau Brasil.



Não foi a primeira vez que observamos folhas, mas foi a primeira vez que observamos para encontrar um certo formato. Primeira conclusão: Cada espécie de árvore tem o seu formato único de folhas! 




Mas não foi fácil após algumas tentativas, precisamos pedir ajuda de um guia para localizar a pequena Pau Brasil, que pode chegar a 12 metros em seu habitat natural ( norte do Brasil) mas aqui não desenvolve muito.:<



Foi interessante observar o interior do tronco de onde se retirava o corante vermelho.





      Igual tiramos um tempo para observar e desenhar a árvore tão significativa na história de nosso país. Tenho aprendido que  a prática de desenhar favorece a observação e memorização dos detalhes... a criança cria seu próprio esquema do que está vendo e o que percebeu.


O formato da folha embora parecido com várias outras é sem igual são folhas compostas bem pequenas com uma inserção de toda a base em um galho bem fino.

 

Após a leitura sobre a árvore uma pequena narrativa do que se lembrou.






Encontramos também uma flor muito diferente, não conseguimos saber seu nome, mas não deixamos de desenhá-la.








Quem sabe conseguimos durante o ano acompanhar as mudança causadas pelas estações na mesma árvore e conhecer outras espécies!; )


Nosso roteiro de ciências:
http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2016/06/resumo-comentado-roteiro-de-ciencias.html

Recomendo um vídeo bem interessante com recomendações de livros para meninos que gostam de aventuras na mata.
clique no link abaixo

http://panambicriativo.blogspot.com.br/2016/06/livros-que-recomendo.html

outros livros sobre o assunto desenho, jorrnaling e natureza:



Visite nosso pinterest com mais idéias para estudar a natureza...

2 comentários:

  1. Que legal a atividade no jardim botânico!

    Uma sugestão te postagem:A história das olimpíadas.

    ResponderExcluir
  2. que bom que gostaste Tiago...!!!! obrigada por comentar! sabe que estudamos a história das olímpiadas semana passada logo vou postar não deixa de conferir!!! um grande abraço!!!

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.