quarta-feira, 15 de junho de 2016

Ajudando seu filho a memorizar multiplicação desde cedo!!

       Ensinando a contagem da multiplicação através da música!



       
        Acredito que a maioria das mães teve ou vai ter que ajudar seu filho a memorizar a "tabuada". Esta atividade não tem como ser feita só na escola, pois a criança precisa treinar bastante.

Você concorda em memorizar a tabuada? Memorizar esta sequência de números é realmente necessário?




   

 
         Tinha alguns questionamentos sobre a "tabuada"...será que precisamos decorá-la? Não é melhor só entendê-la? Por que não só ensinar a criança a somar e tirar conclusões?
         Pesquisando por alguns lugares descobri que sim a criança precisa entender a tabuada, mas pode memorizá-la mesmo antes de entender, e, precisa decorá-la para que os cálculos mentais sejam mais rápidos.  O momento de memorizar é a infância, se não for na infância sempre haverão déficits.


     "Existem muitas razões para memorizar as tabelas de multiplicação. Mas uma das principais razões é que a multiplicação é basicamente uma adição rápida e se você memorizar bem as tabelas de multiplicação você também aprenderá a subtrair e dividir rapidamente.
     
      Multiplicação é o coração da álgebra e da geometria. Muitos estudantes do ensino médio tem dificuldades com equações avançadas porque não memorizaram bem a tabuada. Muitos currículos erroneamente deixam a multiplicação para ser memorizada na terceira série e isto dificulta a aprendizagem pois os alunos terão que lidar com vários conceitos ao mesmo tempo neste estágio, lidar com a multiplicação e resolver equações por exemplo. Por isso esta memorização precisa ocorre mais cedo."
( B.T The Core)


     Com base neste conceito, por aqui cedo tentamos contar de dois em dois, quatro em quatro etc... Mas confesso que ficar repetindo esta seqüência não era uma atividade que J. gostasse e sempre haviam murmurações ao tocar neste assunto. Isto ficou assim até entender que o uso da música melhora muito a capacidade de memorizar e com isso também melhora a alegria de tentar memorizar. Não precisamos fazer grandes composições musicais pois não temos tempo pra isso, quanto mais simples e práticos formos com nosso ensino diário mais resultados de aprendizagem teremos.

   Josué agora gosta de cantar as sequências e até a Giovi ja arranha a tabuada do 4 :).... a experiência tem sido tão boa que resolvemos gravar as músicas que adaptamos para o processo, músicas de melodias infantis simples e bem conhecidas que facilitam o foco na matemática. E foco é tudo quando ensinamos!


    Nos vídeos falo a sequência numérica e depois canto ou cantamos a música...em alguns vídeos Jojo quis participar. Aprendendo as músicas você pode cantá-las para seus filhos desde cedo, 4 ou 5 anos, e quando quiser: em viagens e passeios de carro, durante o banho, fazendo um bolo, pintando, desenhando, arrumando a casa etc... ou seja estudar durante a rotina diária...sem precisar "sentar para decorar as sequências da multiplicação" :< 

Aqui vai então nosso presente para os nossos queridos amigos leitores ...não esqueçam de comentar e compartilhar! ;) não fizemos a do 2 e a do 10 pois não achei necessário...



Contando de 3 em 3; Música Amo você (Barney);



Contando de 4 em 4; Música Marcha soldado;


Contando de 5 em 5; Música se você está contente;

Contando de 6 em 6; música Frére Jaques

Contando de 7 em 7; música "Pirulito que bate bate"

Contando de 8 em 8; música "Cai cai balão"


Contando de 9 em 9; Música  "Indiozinhos"

Preparei um arquivo com exercícios para as crianças que estão na fase de entender a multiplicação, ( 5, 6 anos) para fazer o download inscreva-se abaixo....caso você já tenha se inscrito em tempo em casa news, receberá o arquivo por email. Logo vou enviar...



Inscreva-se para receber o download!

* indicates required

3 comentários:

  1. Excelente maneira de ajudar as crianças a memorizarem a tabuada. Implementando em casa!!!

    ResponderExcluir
  2. Que belo trabalho. Deus abençoe vcs!!!

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.