domingo, 15 de maio de 2016

Estudando a história da escrita.

A primeira escrita

capítulo 3. Story of the world



Hieróglifos no Egito antigo..


Continuando o Egito lemos sobre a importância da escrita na pedra usada pelos Egípcios por muito tempo. Pela durabilidade da pedra o povo Egípcio é o povo que mais deixou detalhes de sua história antiga registrada. Aprendemos também sobre a evolução com o uso do Papiro... primeiro papel fabricado com "juncos"do Nilo.


Em papel vegetal ( nosso papiro) Josué copiou os hieróglifos das letras do nome de cada um dos amigos...





 Fizemos um rolinho de cada nome para ser dado de lembrança na aula em grupo.


Escrita Cuneiforme da Suméria


Neste capítulo também estudamos a localização da Suméria na mesopotâmia, onde iniciaram a escrita Cuneiforme no barro antes da existência do papiro. Os sumérios utilizaram o barro também por ser um material muito comum nas terras da mesopotâmia, irrigada por dois grandes rios, Rio Tigre e rio Eufrates.


Na aula de revisão em grupo utilizando uma massa de sal colorida como o barro, as crianças puderam experimentar as vantagens da escrita em placas de barro com relação a pedra. Principalmente a vantagem de poder apagar quando errassem.

Com um guia de alfabeto Cuneiforme cada um pode escrever seu nome com os símbolos no barro










Aqui está escrito Josué em cuneiforme...


 e o nome dos amigos


 Depois do trabalho pronto essa massa pode ser assada na forno, assim como os sumérios faziam, claro que com seus fornos de barro.

Vídeo sobre a orígem da escrita...


Video sobre a escrita cuneiforme:


Sobre os detalhes do livro e nosso estudo de História entre neste link.http://tempoemcasa.blogspot.com.br/p/aprendendo-historia.html

5 comentários:

  1. Olá! O Tiago está no 6º ano do fundamental e estamos estudando justamente sobre as primeiras civilizações, todo esse material que você postou nos ajudou muito, parabéns pela criatividade e obrigada! Abraços.
    Fabi.

    ResponderExcluir
  2. Olá! O Tiago está no 6º ano do fundamental e estamos estudando justamente sobre as primeiras civilizações, todo esse material que você postou nos ajudou muito, parabéns pela criatividade e obrigada! Abraços.
    Fabi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Fabi! que bom que está ajudando vocês fico muito feliz!!!!bjs saudades!!

      Excluir
  3. Eu posso publicar em meu blog algumas coisas que você escreveu?
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.