sábado, 7 de maio de 2016

Cansaço, rotina e muitos livros!

Rotina e livros que usamos...


        Manter uma rotina de ensino não é nada fácil! 

     Este ano começamos a formar uma rotina de estudos mais consistente a final  Josué está no "primeiro ano".... temos muitas vitórias mas também muitas dificuldades!!! 

      Muitas as vezes aqui no blog parece tudo tão lindo e maravilhoso ...mas quero aprender a escrever da realidade diária com mais detalhes! Em muitos dias estou animada mas em outros me sinto cansada e frustada.

    Percebo  e admito que não posso e não conseguirei fazer tudo o que gostaria de crafts, pinturas, costuras, desenhos e experimentos com as crianças. Cada dia que passa tenho entendido que tenho que manter o foco no que é mais importante, para que eu me sinta tranquila e feliz com o ensino em casa.

     

     Em alguns dias estou empolgada porque o conteúdo que vamos pesquisar é muito interessante, mas quando vamos fazer a atividade só ouço: ah mãe to cansado, ah de novo, ou vejo aquela carinha de quem não está prestando atenção. 

     E quando começo a fazer a leitura de história e ele fica brincando com a borracha e lápis que achou e na revisão diz que não lembra nada que eu li...isso acho que é o que mais me abate! Aprender a ouvir, prestar atenção e recontar o que foi ouvido é uma das habilidades que mais tenho trabalhado por aqui, pois é uma aquisição importante que precisa ser alcançada.
    
     Ok....Vamos prosseguindo, mesmo que a maioria das vezes parece que tudo foge do "ideal".
 As experiências diárias me fazem entender  e aceitar que as expectativas não correspondidas, os ideais não atingidos, fazem parte da vida de mãe.  Então penso que temos que lançar nossas expectativas nas mãos de Deus ou encarar o mais difícil: aprender se livrar das frustrações quando elas aparecem.


Como é nossa rotina?


Pela manhã a rotina geralmente é assim:

        Acordamos geralmente 8:30- 9:00...café rápido...
    Fazemos a leitura da palavra...leio a minha parte em voz alta dois capítulos ou 4 histórias dependendo se estou lendo a Bíblia original ou a ilustrada no dia. Josué lê algumas páginas de sua bíblia,lemos uma histórinha de uma bíblia em inglês para toodlers (que é a que Giovi gosta)
      Revisão da memorização de versículos...Conversamos sobre as leituras, as vezes oramos, as vezes cantamos juntos ou dramatizamos uma das histórias que lemos...
acabamos umas 10:30...intervalinho...

11:00 Josué faz exercícios de leitura e escrita/português e exercícios de matemática, Giovi fica pintando com tinta ou desenhando por perto, tento atender os dois juntos. Agora Josué já consegue fazer alguns exercícios sozinho e isso facilita pois Giovana é muito dinâmica e logo troca de interesse. Mas os dois precisam de atenção neste tempo, muitas vezes me atrapalho e quando vejo Giovana está no meu pescoço e eu relendo algum enunciado com Jojo...  e ao mesmo tempo a comida no fogão para o almoço...tudo isso na hora parece um caos.


    Facilita muito quando o almoço já está engatilhado! Tenho tentado cozinhar a mais a noite para sobrar para o outro dia ou tenho algo em vista congelado,  e as vezes só preciso fazer arroz.


Os conteúdos ou atividades da tarde variam conforme o dia da semana...geralmente Giovi dorme uma hora e meia das 14:00 às 15:30 e esse é um tempo bom para estudarmos mais um pouco.

segunda... inglês, piano e leitura de ciências/ leitura de algum livro
terça..  história e Geografia... a tardinha aula de futebol
quarta inglês, piano, leitura/narrativa de ciências
quinta.. revisão de história e história em grupo
sexta... inglês e aula de música e arte em grupo

Pelas 16:00 lanche  e 16:30 em alguns dias saímos para atividades em grupo ou saímos para brincar no pátio.



Que materiais tenho usado?



Bíblias:Biblia revista e atualizada João ferreira de Almeida e




 Português: cópias de salmos, poesias e textos, narrativas e alguns livros de exercícios:



Matemática: Jogos com material dourado e método singapore;






Ciências: alvos do ano : reino animal, reino vegetal e corpo humano

Leitura e narrativa de alguns livros:

Enciclopédia Mundo da Criança: Animais e plantas


 Enciclopédia corpo Humano



Enciclopédia animal


Inglês: alfabetização e conversação com:

http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2015/10/alfabetizando-seu-filho-em-ingles.html


História: 
leitura e narrativa story of the world volume 1: livro texto e livro de atividades



Geografia: uso muito os mapas do livro de atividades de Story of the world...mas Josué olha muito os atlas que temos em casa e aprende espontaneamente com eles.



 Memória: Para atividades de memória em geografia, matemática e ciências utilizo o currículo de classical conversations com o livro Foundations.




Piano:


20 comentários:

  1. que legal ler teu relato Lizandra!
    aqui em casa os momentos que mais fico chateada são os mesmos...
    quando bolamos aqueeela atividade e nadinha do interesse aumentar.

    mas em compensação os outros momentos, em que do nada vamos espiar e lá tá a Sarah lendo, fazendo uma carta, estudando nos cartazes...
    meu coração se enche de alegria e renovo pros próximos dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo! A resposta espontânea e inesperada que eles dão renovam nossas forças!!! Precioso comentário!!! Muitíssimo Obrigada!

      Excluir
  2. Falou tudo! A resposta espontânea e inesperada que eles dão renovam nossas forças!!! Precioso comentário!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda nem sou mãe, mas por ter vivido um pouco disso na infância já me apaixono pela ideia de ensinar também meus futuros filhos em casa, esses relatos já inspiram futuras mamães como eu.. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu depoimento.
    Me deu mais forças para continuar nesta jornada, que não tem sido nada fácil.
    Minha filha também mostra desinteresse em alguns momentos.
    Por exemplo hoje fui fazer uma atividade com ela que ela já havia feito em alguns dias atrás.E ela não soube fazer direito.
    Mais conseguimos fazer é então deu certo.
    Mais é devagar e sempre.
    Amo muito ter ela perto de mim e saber que eu estou dando o ensino à ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa Deise... temos que nos inspirar e nos animar no que deu certo, mas também confiar que nossas sementes uma hora darão o fruto mesmo que demorem a aparecer! obrigada pelo comentário! Como me anima o comentário de vocês! bjs

      Excluir
  5. Que coisa boa Deise... temos que nos inspirar e nos animar no que deu certo, mas também confiar que nossas sementes uma hora darão o fruto mesmo que demorem a aparecer! obrigada pelo comentário! Como me anima o comentário de vocês! bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste post, mas tenho uma pergunta. Enquanto tu lê a biblia para eles, eles ficam sentados, brincam? Como é e como tu fazia quando eram mais novos, tipo 1ano?

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito deste post, mas tenho uma pergunta. Enquanto tu lê a biblia para eles, eles ficam sentados, brincam? Como é e como tu fazia quando eram mais novos, tipo 1ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste post explico como faço a leitura em voz alta, nesta época minha pequena estava com menos de 2 anos...
      http://tempoemcasa.blogspot.com.br/2015/07/-leitura-em-voz-alta.html

      Excluir
    2. é difícil mas dá certo e é muito válido para os pequenos que ficam circulando e ouvindo ao mesmo tempo a palavra...

      Excluir
    3. Obrigada Lisandra! Tenho lido para os meus enquanto brincam e queria ver se estava pelo caminho estava! Obrigada pelas dicas que tu dá, tenho usado várias aqui!

      Excluir
    4. Obrigada Lisandra! Tenho lido para os meus enquanto brincam e queria ver se estava pelo caminho estava! Obrigada pelas dicas que tu dá, tenho usado várias aqui!

      Excluir
  8. Olá Lizandra! Seu post me ajudou imensamente! Tenho filhos pequenos (5 anos, 3 anos, 2 anos e meio e 1 ano) e image o que é tentar fazer leitura em voz alta com todos juntos! E mais ensinar o mais velho enquanto a de 2 faz mil cabriolices. Meu filho detesta escrever e resiste aos exercícios de narração. Quanto a isso você poderia dar algumas dicas?

    Abraços! Muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa difícil de imaginar! hehe mas que alegria ser um instrumento na vida de cinco! Grande recompensas terás!!!
      Bom sei que pode se sentir ansiosa por querer fazer mais atividades com o mais velho, mas te concentra na leitura em voz alta, narrativas curtas e treinos dos sons das letras... e deixa os outros ouvirem a vontade talvez o de cinco receba bem menos informação do que se fosse filho único mas as poucas informações vão fortalecendo os cinco de vez!
      Outra dica se refere ao estabelecimento da soneca da tarde para todos os menores de quatro anos, isso vai te deixar um tempinho a sós com o mais velho....

      Bom mas especificamente quanto ao que falastes meu filho também não "gostava"de escrever mas muitas vezes é que ainda é uma ação motora difícil para eles. Fiz muito treino de letra bastão com areia até ele ficar craque na sequência de traços ( mínimo 3 letras de treino por dia, com isso já fortalecendo os sons das letras) , passei para cópia de palavras isoladas e depois para cópia de frases simples ( alvos pequenos comece com 3 palavras por dia e aumente para cinco depois comece com frases). Sobre a narrativa nesta fase faça 3 perguntas simples sobre histórias pequenas , as fábulas de esopo em ajudaram muito e também pequenas histórias bíblias. quando ele estiver mais treinado passe para as narrativas de histórias curtas, faça as 3 perguntas simples e peça para ele contar algo que ele lembra da história isso depois de fazer as perguntas. Anote apenas o que ele contou que lembrava da história, leia para ele o que você escreveu vá guardando em uma arquivo todas as narrativas. Não espera grandes narrativas afinal a narrativa não é um teste de memória e sim um ensino para a síntese.

      Espero ter ajudado um pouco... Um grande abraço... o Senhor te abençoe muito te o ânimo diário te ajude a perseverar nas pequenos ensinamentos. O mais importante é a constância das pequenas coisas do que a quantidade! um grande abraço Lizandra

      Excluir
  9. Ola! Amei seu blog! Tenho uma filha de 6 anos e meio, iniciando HS na Educacao Classica esse ano...tbm sigo o guia da Susan Bauer...gostaria de saber se a enciclopedia mundo da crianca tem mais assuntos de ciencias, ou é so o volume animais e plantas? Pergunto pois encontrei essa preciosidade ...mas queria ter uma noção de sua aplicabilidade antes de comprar. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  10. Poderia dar algumas dicas que tem no livro Foundations? Vi para comprar num site americano ele está 99.00 dólares...no momento está meio pesado o valor e queria do q se tem exatamente o livro.

    ResponderExcluir
  11. Vi que você possui a enciclopédia Mundo da Criança. Que saudades! Muito do que sou hoje como pessoa e profissional devo a esta coleção. Nesta coleção eu tomei gosto pela leitura. Acho até que o fato de ter me formado em engnharia eu devo ao livro Fazendo e Brincando. Lembro até hoje da frota naval com pedaços de compensado e cabos de vassouras. Foi meu primeiro contato com ferramentas manuais. O tratorzinho de carretel de pipa e tantos outros brinquedos que construí lendo este livro. Incentive seu filho a ler esta coleção. Ela vai despertar o interesse dele pelos estudos.

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.