sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Brincando 20 meses!

Atividades que se destacaram com 1 ano e 8 meses....




Tem descoberto o prazer de comer a cada dia, já é totalmente independente e não aceita ajuda na hora da alimentação. Isso tem um lado bom mas por outro exige todo um manejo de horários certos para comer, com intervalos adequados pois com muita facilidade e rapidez quer sair da mesa pois "não queo mais"...






 Em frente ao espelho coloquei uma base de madeira de encaixe geométrico variado, este efeito junto ao espelho ofereceu mais uma fonte de observação ampliando o campo de visão.




A mesma base de madeira pôde ser virada para baixo ficando com uma superfície lisa para em cima da mesma Giovi pudesse explorar as formas geométricas de maneira livre, fazendo as suas construções. Não sei dizer se foi isso que a fez despertar para o empilhar pois empilhar foi o que mais fez com todos os objetos, os quais, achasse semelhança... tinha pena de fotografar pois atrapalhava o momento em que estava tão absorvida em seu trabalho. Josué também curtiu as construções em frente ao espelho de forma livre o que serviu de inspiração para a irmã.




 separando animais por pares, e é claro empilhando os mesmos... separar por pares era algo que eu intermediava perguntando cadê a outra ovelha... mas toda a brincadeira sempre terminou em "torre de animais" e assim ficava....












Bandeja de feijão... com colher, panelas...e o sol da manhã!


 Espalhar e juntar...

Nos dias de brincadeira com feijão chega sempre o momentos em que se têm feijão por toda sala....mas para me animar penso na oportunidade de juntos limpamos e guardamos a bagunça, tudo vais fazendo parte do tempo juntos ...rssss . Pensar em tempo juntos tem que ser o foco para não esmorecermos no momento caótico em que vemos o resultado final aos nossos olhos de dona de casa a  "sujeira".


Não resisti quando vi o interesse dela pelos alfinetes do Josué, com supervisão deixei livre para ela explorar. Foram longos os momentos de concentração e mãos a obra. Ela mesmo se deu conta da ponta afiada do alfinete e essa foi mais uma aprendizagem.





Cuidando da horta...aprendendo a trabalhar em cooperação, aguando e ajudando com a poda do manjericão. O mano buscava a água com a jarra e passa va para a jarra menora qual Giovi usava.





O empenho foi grande em colocar galhos no vidro. Com as flores do manjericão montamos nosso primeiro vaso decorativo! 




      Neste mês também pude dar acesso livre a nossa massa de modelar caseira e essa é a sua brincadeira favorita...amassar, alisar, fazer bolas e minhocas.... com os bichos de madeira pôde pressionar a massa, observar as formas;



 Enrolar a massa...


Fazer fila de animais...


E escondê-los na massa...



 Não quis oferecer nenhum brinquedo pronto de massinha para houvesse uma descoberta mais natural.
Começamos com os animais, depois fizemos um pilão de rolo para esticar a massa e este movimento repetimos muitas vezes, cada vez que precisávamos da massa lisa novamente.




Esticando a massa com um pilão.



Formas circulares com tampas circulares...




Guardando a massa e os equipamentos....





 Livros preferidos do mês...destes destaca-se o livro de Jonas que tem uma história mais longa com rimas, início meio e fim e figuras com texturas.




Começou a fazer seus primeiros círculos e nestes fica atenta com todas as suas forças fazendo várias voltas com o lápis, mudando a localização e as cores....



 Essa foi a organização da prateleira do quarto para esse mês. Gosta de colocar e recolocar cubos e cilindros e encaixes, fica um bom tempo no labirinto em cima da prateleira descobrindo o caminho de cada rolo, explora o martelo com as bolas e cilindros, cesta com animais miniaturas, e interage simbolicamente com bebês: põe pra nanar, dá mamadeira, abraça e já começou a colocar nomes nos mesmos, o primeiro foi o Tevão (Estevão)





Livros que tenho lido e recomendo para quem tem kindle no tablet, celular ou computador....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.