quarta-feira, 22 de julho de 2015

Benefícios da leitura diária com os filhos!

A rotina da leitura em voz alta!



    Ler livros em voz alta para as crianças permite melhor desenvolvimento de linguagem do que apenas falar com os filhos. Os livros possuem um vocabulário bem mais amplo e profundo que o do nosso cotidiano, por isso permitem com que a criança cresça muito neste aspecto. A leitura em voz alta permite também com que a criança se familiarize com os sons das palavras, desenvolve a imaginação, incentiva o amor pela leitura e dependendo da maneira como lemos permite desenvolver uma interpretação crítica e uma leitura ativa futuramente.



    Aumentei meu tempo
de leitura aqui em casa desde que conheci um pouco melhor o Trivium, antes disso lia aproximadamente 20 minutos por dia. Agora com muito esforço consigo ler quase uma hora para Josué (5 anos), dividida em porções manhã tarde e noite. A Autora recomenda duas horas mas não sei se um dia chego lá.

   Também aprendi o quanto é importante escolher livros de boa qualidade linguística que permitam o verdadeiro aprofundamento do vocabulário, não podemos subestimar a capacidade de compreensão dos nossos pequenos.

  O que tem ajudado muito é deixar as crianças mais livres enquanto leio, podem montar um lego, desenhar, brincar com brinquedos desde que fiquem por perto e no máximo de silêncio possível.

lego durante a leitura
alfinetes em isopor durante a leitura


   Em nossa rotina tento sempre priorizar pela manhã a leitura da Palavra, começamos com a bíblia ilustrada ( 345 histórias) e agora já leio a Bíblia original, um capítulo no máximo dois por manhã. Nesta leitura vou explicando algumas palavras mais rebuscadas e tento envolver o máximo meu filho fazendo perguntas vivas e interessantes antes, durante e depois da leitura...pois ainda é difícil para ele prestar atenção em texto sem ilustração e com um vocabulário intenso.
Também durante a manhã vou puxando alguns assuntos sobre o texto que lemos ou peço um desenho da história que foi lida, para aproveitar o máximo o conteúdo.

 A realização de perguntas sobre o conteúdo lído ou o incentivo para a criança recontar o que leu, além de ser uma forma de verificar sua atenção e compreensão do que lemos, faz com que a mesma vá adquirindo habilidade de síntese e interpretação. 


    A tarde ele pode escolher um livro da prateleira sobre algo que lhe interesse no dia: música, artes, ciências, geografia, fabulas ou ficção. Começamos a adotar um livro de ficção mais longo para lermos em sequência. O primeiro livro foi "O Peregrino Ilustrado"de John Bunyan líamos um capítulo por dia.  Josué , com 4 anos, amou o livro sempre pedia mais no final do capítulo, é um livro que já li duas vezes para ele e com certeza ainda vamos ler novamente.

Nossa prateleira na sala!
importante o visível, fácil e livre acesso para a leitura




Lemos uns 10 capítulos da "Ilha do Tesouro" de Robert Stevenson e paramos pois não estava rendendo, fazia algumas perguntas no fim da história Josué não sabia responder parecia não conseguir acompanhar o enredo. No último mês começamos a ler sobre cavalos: Beleza Negra de Anna Sewll. Estes dois livros pertencem a coleção Clássicos da Literatura Juvenil da editora abril cultural que comprei usada pelo mercado livre.




  A noite as vezes lemos um livro devocional, pão diário Kids,Tesouros escondidos, ou leio algumas histórias curtas em inglês.




início meio e fim ....
  Não é fácil manter uma leitura fluente em muitos momentos paramos para atender a Giovi ou reorganizar algum "desentendimento"entre eles, ou para restabelecer o silêncio.  As vezes escolhem
um brinquedo barulhento ou ficam falando com os bichos em miniatura aí já não dá certo. Mas o importante é parar, reorganizar e retomar novamente.


         A pequena Giovi muitas vezes fica andando pela sala traz um brinquedo, volta pro quarto dela, retorna outra vez e assim vai indo. No início me requisitava mais, mas ia repetindo para ela: agora a mamãe não pode pois é hora da leitura, e com os meses foi entendendo que aquele momento é diferente e precisa ficar mais na dela. Muitas vezes ela também escolhe um livro em seu quarto e trás para sala e leio para ela no final do período.

       
       Quando acordamos mais cedo tudo dá mais certo pois não existe a pressa com relação ao almoço. Outro segredo que sigo é deixar a casa sempre arrumada a noite, pia vazia e limpa, banheiros organizados, sala sem nenhum brinquedo no chão, roupas já na máquina de lavar etc...então quando acordo fico mais calma centrada na leitura com eles sem pensar na bagunça da casa, quando já tenho um almoço engatilhado então...maravilha.... dá até pra contracenar alguma parte da história.


  "Durante os primeiros anos de educação temos dois propósitos básicos: levar a criança a ler fluentemente e habitualmente bem e encher sua mente com estórias de todos os tipos: lendas, contos clássicos, fábulas, biografias, Histórias da história." Suzan Wise Bauer (The Well trained Mind)


Nossas sugestões para ter em casa...amazom brasileira melhores preços!!!!

3 comentários:

  1. Amei o seu post. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Achei seu blog por meio de uma postagem no blog Educação Domiciliar. Sua rotina de leituras é inspiradora. Obrigada por dividi-la conosco. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem. Recomendo os guias de leitura do AMO (amoprogram.com) pois todos eles orientam a leitura de clássicos em voz alta.
    (no Brasil o AMO é representado pela EditoraImagoDei.com)

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.