sábado, 28 de fevereiro de 2015

Estimulando a escrita copiando!

Realização da cópia escrita como rotina semanal


     Nunca valorizei a cópia como valorizo agora, considero a mesma muito importante para a construçao da capacidade de escrita. Com a atividade de cópia a criança mesma vai memorizando e tendo noção de regras ortográficas ( acento, til,..), da própria formação da frase ( espaço entre palavras, virgula, aspas parágrafo, pontuação,...) até a formulação de texto ( início meio e fim etc.)

     Como já citei no artigo sobre o livro teaching the trivium a autora considera  a cópia como um dos 10 aspectos a serem trabalhados com a criança até os 10 anos.


Copiando parábolas, versículos, poesias...




Começei oferecendo livros de palavras, e agora ofereço frases em alguma seqüência para o jojo copiar.

Trabalhamos com a parábola do semeador pois estávamos estudando plantas e sementes na unidade Buriti Mirim. Fiz mais ou menos uma linha adaptada em arquivo word, trabalhamos uma frase por dia. Josué não é fã de lápis então uma frase por dia por enquanto é o limite.







Grampeei para que ficasse um livro.


Anexei em sua pasta de língua portuguesa, onde vou arquivando os trabalhos relacionados a escrita e conhecimento fonêmico.


Copiando o versículo que está memorizando..

Na época do Natal copiamos o versículo que memorizou depois de cada frase coloquei um desenho relacionado ao significado da frase...o qual pintava após terminar a frase




Anexado na pasta de língua portuguesa também.Sempre com data para ele mesmo depois conferir seu progresso. Aqui coloquei uma capa relacionado ao versículo que ele foi pintando aos poucos conforme copiava.


Nossa cópia atual é o poema Bolhas de cecília Meirelles, o qual ainda está copiando.



Vou colocar os links dos arquivos para quem quiser usar.

arquivo Isaías 9:6
arquivo semeador
arquivo Bolhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.