segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Móbile montessori para recém nascido

Móbile Montessori Munari



     Sempre me interessei nas pesquisas sobre o desenvolvimento da visão do bebê. Sabe-se que nos primeiros meses o bebê não vê nitidamente por isso o contraste atrai seu olhar, principalmente o da cor preta com a cor branca. A percepção das formas dos desenhos também tem uma organização no desenvolvimento, primeiro percebem as formas mais retas para depois as mais arredondadas.

   O móbile Munari foi desenvolvido pelo arquiteto italiano Bruno Munari, e é um dos primeiros móbiles a serem oferecidos ao bebê na linha de estimulação montessoriana, da segunda a oitava semana de vida. Ajuda a desenvolver o foco visual e o tempo de atenção do recém nascido. Algumas mães referem que os bebês chegam a ficar de 20 a 30 minutos atentos ao móbile que contrasta o preto e o branco e as formas retas com as arredondadas.

Resolvi me arriscar e fiz o móbile de presente para minha sobrinha recém nascida...a querida Izabel!

No mobile original se utiliza uma esfera de plástico , como não achei uma resolvi adaptar essa esfera em forma de bala. Utilizei linha de costura preta para pendurar as imagens que foram realçadas com papel preto e encapadas com contact.



Utilizei este tutorial, aumentei a imagem para recortar as figuras no tamanho adequado:

Quando ficou pronto coloquei em um saquinho caprichado com um mini manual para o presente ficar mais chique...

 
E aqui a pequena treinando sua visão no seu momento de atividade sensorial...muito fofa!!!



Achei uma boa idéia para as gestantes confeccionarem ou para presentearmos um recém nascido querido.

3 comentários:

  1. Oi Lizandra!

    Que ótima idéia! Eu adorei este móbile!!! Não sou muito prendada com as artes manuais, mas deu vontade de fazer um, guria!

    Obrigada pela visita lá no blog! Agora vou ali espiar o passeio de vcs! Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo e é um presente muito útil! Adorei a ideia, Lizandra!

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.