quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Inventando estórias

 

Uma estória no sacola!

 
Josué tem uma barraquinha fácil de montar...entramos pra dentro. Levei alguns objetos em uma sacola de tecido e fui criando uma estória conforme tirava os objetos. Puxava o objeto de dentro do saco somente no momento que iria citar o mesmo.
 
 
Essa saiu assim...
"Certo dia uma vaquinha saiu pra passear, e encontrou seu amigo sapo. A vaquinha falou: Amigo sapo vamos passear de trem? vamos respondeu o sapo. Entraram no trem e conheceram uma simpática barata. A barata convidou os novos amigos para irem na casa dela. Lá  a barata ofereceu dois kiwis, eles dividiram e comeram, e como estavam com muita sede fizeram um suco de limão bem gelado"
 
 
história infantil



A estória foi muito simples mas o Jojo amou, ficava muito surpreso com cada personagem que saia do sacola para entrar em cena. Não perdeu a concentração e pediu várias repetições.

 Fizemos variações bem interessantes e ele mesmo pode ir pegando os objetos sem ver para tentar ir identificando os mesmos pelo tato.


Além de estimular o desenvolvimento da compreensão e expressão. O objetivo é ir desenvolvendo a imaginação e a  narrativa da criança, dependendo da idade no início elas só escutam mas logo conseguem entender e começam a criar também.

Você pode ir anotando as estórias criadas, fotografando os objetos e arquivando para quem sabe fazer um belo livrinho!

Dica: Se seu filho é menor que 2 anos você pode simplificar ainda mais ou apenas retirar o objeto e nomea-lo com um tom de voz bem animado.

Um comentário:

  1. Lizandra, que riqueza de brincadeira! Josué com certeza amou a brincadeira.
    É um momento de aprendizado e desenvolvimentos, como você bem falou...

    Fui correndo ali pra ver um pouco sobre você...
    Fonoaudióloga. Por isso tanto empenho e dedicação. Fica mais fácil quando se tem o entendimento..

    Parabéns pelo esforço.. Porque sabemos que tudo é esforço em relação a eles.. Mas um esforço gratificante e feliz por ver tanto desenvolvimento....

    Amei a historinha... Divertiu muito Josué?

    Um beijo..

    ResponderExcluir

Se você deseja tirar alguma dúvida sobre a atividade, comentar a idéia ou compartilhar alguma experiência deste atividade com seu filho...não deixe de escrever aqui.